Comunidades autônomas de aprendizagem on-line na Perspectiva da Complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junia de Carvalho Fidelis Braga
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7ABNS2
Resumo: A criação de comunidades de aprendizagem on-line tem recebido destaque na área da Educação à Distância por se tratar de uma modalidade pedagógica que preza a colaboração. Um dos desafios apontados em estudos nessa área consiste em buscar o melhor entendimento de fatores que possam facilitar a construção de significado compartilhado em contextos colaborativos on-line. Com base nesse entendimento, adoto como eixo orientador deste estudo as teorias sobre grupos, comunidades de aprendizagem e colaboração on-line bem como algumas noções da teria da complexidade que servirão de base epistemológica para as análises e discussões desta pesquisa. Além dessas noções, apresento uma revisão detalhada das presenças social, cognitiva, e instrucional nos termos do Modelo de Comunidade de Busca de Conhecimento de Garrison, Anderson e Archer (2000) que nortearão a análise e discussões dos dados deste trabalho. Neste estudo busco evidências empíricas de propriedades dos sistemas complexos tais como emergência, auto organização, adaptabilidade na experiência colaborativa on-line bem como padrões emergentes, fatores e elementos que possam influenciar positiva ou negativamente a colaboração e a construção de significado neste contexto. Para tal, a análise deste estudo será pautada nas interlocuções de cinqüenta alunos que interagiram em pequenos grupos, aqui denominados comunidades de autônomas de aprendizagem on-line, sem a intervenção direta da professora em um curso ofertado pela Faculdade de Letras UFMG. Demonstro através da analise dos dados que das interações entre os pares das comunidades autônomas de aprendizagem on-line emergem padrões de dimensões sociais, cognitivas, instrucionais e gerenciais tais como a reciprocidade, a construção compartilhada de significado, a liderança distribuída bem como o caráter fractal das comunidades do curso Dimensões Comunicativas. Acredito que a melhor compreensão das características, funcionamento e padrões emergentes dessas comunidades possa contribuir para as discussões voltadas as práticas colaborativas em ambiente virtual.
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Além dessas noções, apresento uma revisão detalhada das presenças social, cognitiva, e instrucional nos termos do Modelo de Comunidade de Busca de Conhecimento de Garrison, Anderson e Archer (2000) que nortearão a análise e discussões dos dados deste trabalho. Neste estudo busco evidências empíricas de propriedades dos sistemas complexos tais como emergência, auto organização, adaptabilidade na experiência colaborativa on-line bem como padrões emergentes, fatores e elementos que possam influenciar positiva ou negativamente a colaboração e a construção de significado neste contexto. Para tal, a análise deste estudo será pautada nas interlocuções de cinqüenta alunos que interagiram em pequenos grupos, aqui denominados comunidades de autônomas de aprendizagem on-line, sem a intervenção direta da professora em um curso ofertado pela Faculdade de Letras UFMG. Demonstro através da analise dos dados que das interações entre os pares das comunidades autônomas de aprendizagem on-line emergem padrões de dimensões sociais, cognitivas, instrucionais e gerenciais tais como a reciprocidade, a construção compartilhada de significado, a liderança distribuída bem como o caráter fractal das comunidades do curso Dimensões Comunicativas. Acredito que a melhor compreensão das características, funcionamento e padrões emergentes dessas comunidades possa contribuir para as discussões voltadas as práticas colaborativas em ambiente virtual.The creation of on-line learning communities in distance learning has been recognized as a pedagogical intervention capable of promoting the construction of shared knowledge. One of the challenges researchers are faced with is the need to advance understanding of how to facilitate the construction of shared meaning in on-line collaborative contexts. Based on this idea, I have adopted theories on groups, learning communities and on-line colaboration as well as some notions borrowed from complexity theory as a foundation on which to epistemologically analyze and discuss this research. In addition, I present a thorough review of such elements as social, cognitive and instructional presences under the Community of Inquiry Framework defined by Garrison, Anderson and Archer (2000), which will guide the analysis and discussions of the data in this work. In this study, I seek empirical evidence of the properties of complex systems such as emergence, self-organization and adaptability in the collaborative on-line experience as well as emerging patterns, factors and elements that may positively or negatively influence collaboration and the construction of meaning in this context. To that extent the analysis of this study will center around the interlocutions of fifty students that interact in small groups herein termed autonomous on-line learning communities without the direct intervention of the teacher in a course offered by the School of Languages and Literature of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). I have demonstrated through data analysis that out of the interactions among the pairs of the autonomous on-line learning communities arise patterns of social, cognitive, instructional and managerial dimensions such as reciprocity, construction of shared meaning, distributed leadership as well as the fractal character of the communities of the course Dimensões Comunicativas. I believe that a better understanding of the characteristics as well as emerging and working patterns of such communities can contribute to augment discussions on collaborative practices in a virtual environment.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino à distânciaCompetência comunicativaAprendizagem MetodologiaTecnologia educacionalComunicação mediada por computadorLinguas Estudo e ensino Inovações tecnologicasEnsino auxiliado por computadorLingüisticaInternet (Redes de computação) na educaçãoAprendizagem EstratégiasEducação a DistânciaComunidades de aprendizagem on-lineComunidades autônomas de aprendizagem on-line na Perspectiva da Complexidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjunia_carvalhofbraga_tese.pdfapplication/pdf10295490https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-7ABNS2/1/junia_carvalhofbraga_tese.pdff7f7a786b5820c8cf0a0e4442d0e35bfMD51TEXTjunia_carvalhofbraga_tese.pdf.txtjunia_carvalhofbraga_tese.pdf.txtExtracted texttext/plain438710https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-7ABNS2/2/junia_carvalhofbraga_tese.pdf.txt3a2dc25ea1b0a8814d187ad038e34372MD521843/ALDR-7ABNS22019-11-14 21:22:23.813oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-7ABNS2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:22:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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