O papel das estratégias de leitura na formação do leitor e produtor de textos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBP9Z |
Resumo: | Este Plano de Ação teve como foco central promover uma prática de ensino de leitura e escrita de textos variados e foi desenvolvido com trinta alunos entre 10 e 12 anos que cursam o 2º ano do 2º ciclo na Escola Municipal Professora Ondina Nobre EMPON, situada em Belo Horizonte. Em relatos orais e escritos, ficou evidente que a maioria dos alunos não possui hábitos de estudos nem dentro e nem fora da escola, o que contribui para o agravamento do desenvolvimento da oralidade e da escrita. A maioria dos alunos apresenta problemas de leitura e interpretação de textos, o que resulta, portanto, em uma escrita deficiente, principalmente quando se pede para que escrevam com as próprias palavras o que havia sido lido inicialmente. Foi usada como metodologia para este Plano de Ação a pesquisa bibliográfica com a finalidade descrever e explicar o conhecimento sobre o tema escolhido. Nesse sentido, a metodologia de ensino foi alicerçada em estratégias de desenvolvimento da leitura, a partir de textos de diversos gêneros, atuais e que poderiam ser significativos para os alunos, ou seja, textos que exploraram temas vivenciados recentemente. Pode-se perceber que enquanto o trabalho fluía, os alunos iam se tornando mais autônomos na leitura, e mais confiantes para realizar as tarefas propostas. No início da aplicação do Plano de Ação, a exploração da oralidade contribuiu muito para que os alunos desenvolvessem a capacidade de escuta e a atenção sobre o que estava sendo apresentado a eles, por isso, pode-se afirmar que o resultado alcançado com as estratégias adotadas foi bastante positivo. Do total de alunos envolvidos, 10% não obtiveram um bom desempenho nas atividades em que estiveram envolvidos, porém há que se considerar que a porcentagem de alunos que não alcançou o progresso esperado está relacionada à infrequência às aulas, a falta do hábito de estudo e da leitura em casa, o desinteresse pessoal. De modo geral, acredita-se que a escrita dos alunos possa avançar continuamente ao longo da vida escolar do educando. As ações que a escola desenvolve devem levar o educando à tomada de decisões, a debates, à defesa de opiniões, objetivando a formação de cidadãos críticos. O desenvolvimento deste Plano de Ação confirma a importância de que todas as áreas do conhecimento devem trabalhar a leitura e a escrita como forma de desenvolvimento da aprendizagem. Aponta a necessidade do professor refletir sobre sua prática pedagógica e buscar na formação continuada, soluções de enfrentamento deste desinteresse que atualmente é um dos grandes problemas no processo da aprendizagem. Este Plano de Ação despertou em um grupo considerável de alunos a importância da leitura e da escrita na sociedade em que estão inseridos, para que possam se firmar como cidadãos críticos e capazes de, se necessário for, mudar a realidade em que vivem ou pelo menos participar dela mais ativamente. |
id |
UFMG_92094c918188107926462493c4039378 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NBP9Z |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Flôr de Maio Barbosa BenficaJuliana de Lima e Carvalho2019-08-10T12:37:20Z2019-08-10T12:37:20Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBP9ZEste Plano de Ação teve como foco central promover uma prática de ensino de leitura e escrita de textos variados e foi desenvolvido com trinta alunos entre 10 e 12 anos que cursam o 2º ano do 2º ciclo na Escola Municipal Professora Ondina Nobre EMPON, situada em Belo Horizonte. Em relatos orais e escritos, ficou evidente que a maioria dos alunos não possui hábitos de estudos nem dentro e nem fora da escola, o que contribui para o agravamento do desenvolvimento da oralidade e da escrita. A maioria dos alunos apresenta problemas de leitura e interpretação de textos, o que resulta, portanto, em uma escrita deficiente, principalmente quando se pede para que escrevam com as próprias palavras o que havia sido lido inicialmente. Foi usada como metodologia para este Plano de Ação a pesquisa bibliográfica com a finalidade descrever e explicar o conhecimento sobre o tema escolhido. Nesse sentido, a metodologia de ensino foi alicerçada em estratégias de desenvolvimento da leitura, a partir de textos de diversos gêneros, atuais e que poderiam ser significativos para os alunos, ou seja, textos que exploraram temas vivenciados recentemente. Pode-se perceber que enquanto o trabalho fluía, os alunos iam se tornando mais autônomos na leitura, e mais confiantes para realizar as tarefas propostas. No início da aplicação do Plano de Ação, a exploração da oralidade contribuiu muito para que os alunos desenvolvessem a capacidade de escuta e a atenção sobre o que estava sendo apresentado a eles, por isso, pode-se afirmar que o resultado alcançado com as estratégias adotadas foi bastante positivo. Do total de alunos envolvidos, 10% não obtiveram um bom desempenho nas atividades em que estiveram envolvidos, porém há que se considerar que a porcentagem de alunos que não alcançou o progresso esperado está relacionada à infrequência às aulas, a falta do hábito de estudo e da leitura em casa, o desinteresse pessoal. De modo geral, acredita-se que a escrita dos alunos possa avançar continuamente ao longo da vida escolar do educando. As ações que a escola desenvolve devem levar o educando à tomada de decisões, a debates, à defesa de opiniões, objetivando a formação de cidadãos críticos. O desenvolvimento deste Plano de Ação confirma a importância de que todas as áreas do conhecimento devem trabalhar a leitura e a escrita como forma de desenvolvimento da aprendizagem. Aponta a necessidade do professor refletir sobre sua prática pedagógica e buscar na formação continuada, soluções de enfrentamento deste desinteresse que atualmente é um dos grandes problemas no processo da aprendizagem. Este Plano de Ação despertou em um grupo considerável de alunos a importância da leitura e da escrita na sociedade em que estão inseridos, para que possam se firmar como cidadãos críticos e capazes de, se necessário for, mudar a realidade em que vivem ou pelo menos participar dela mais ativamente.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLeitura Aspectos sociaisLeituraEscritaOralidadeTextosO papel das estratégias de leitura na formação do leitor e produtor de textosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_final_juliana__07de_julho_pdf.pdfapplication/pdf4750527https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBP9Z/1/tcc_final_juliana__07de_julho_pdf.pdf7bbeabab98fd0ac66d3438edd6840a09MD51TEXTtcc_final_juliana__07de_julho_pdf.pdf.txttcc_final_juliana__07de_julho_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain173676https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBP9Z/2/tcc_final_juliana__07de_julho_pdf.pdf.txtdbcb97698378acd6b3c3318d6a48ab67MD521843/VRNS-9NBP9Z2019-11-14 09:25:05.197oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NBP9ZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:25:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel das estratégias de leitura na formação do leitor e produtor de textos |
title |
O papel das estratégias de leitura na formação do leitor e produtor de textos |
spellingShingle |
O papel das estratégias de leitura na formação do leitor e produtor de textos Juliana de Lima e Carvalho Leitura Escrita Oralidade Textos Educação Leitura Aspectos sociais |
title_short |
O papel das estratégias de leitura na formação do leitor e produtor de textos |
title_full |
O papel das estratégias de leitura na formação do leitor e produtor de textos |
title_fullStr |
O papel das estratégias de leitura na formação do leitor e produtor de textos |
title_full_unstemmed |
O papel das estratégias de leitura na formação do leitor e produtor de textos |
title_sort |
O papel das estratégias de leitura na formação do leitor e produtor de textos |
author |
Juliana de Lima e Carvalho |
author_facet |
Juliana de Lima e Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Flôr de Maio Barbosa Benfica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Juliana de Lima e Carvalho |
contributor_str_mv |
Maria Flôr de Maio Barbosa Benfica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Oralidade Textos |
topic |
Leitura Escrita Oralidade Textos Educação Leitura Aspectos sociais |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Leitura Aspectos sociais |
description |
Este Plano de Ação teve como foco central promover uma prática de ensino de leitura e escrita de textos variados e foi desenvolvido com trinta alunos entre 10 e 12 anos que cursam o 2º ano do 2º ciclo na Escola Municipal Professora Ondina Nobre EMPON, situada em Belo Horizonte. Em relatos orais e escritos, ficou evidente que a maioria dos alunos não possui hábitos de estudos nem dentro e nem fora da escola, o que contribui para o agravamento do desenvolvimento da oralidade e da escrita. A maioria dos alunos apresenta problemas de leitura e interpretação de textos, o que resulta, portanto, em uma escrita deficiente, principalmente quando se pede para que escrevam com as próprias palavras o que havia sido lido inicialmente. Foi usada como metodologia para este Plano de Ação a pesquisa bibliográfica com a finalidade descrever e explicar o conhecimento sobre o tema escolhido. Nesse sentido, a metodologia de ensino foi alicerçada em estratégias de desenvolvimento da leitura, a partir de textos de diversos gêneros, atuais e que poderiam ser significativos para os alunos, ou seja, textos que exploraram temas vivenciados recentemente. Pode-se perceber que enquanto o trabalho fluía, os alunos iam se tornando mais autônomos na leitura, e mais confiantes para realizar as tarefas propostas. No início da aplicação do Plano de Ação, a exploração da oralidade contribuiu muito para que os alunos desenvolvessem a capacidade de escuta e a atenção sobre o que estava sendo apresentado a eles, por isso, pode-se afirmar que o resultado alcançado com as estratégias adotadas foi bastante positivo. Do total de alunos envolvidos, 10% não obtiveram um bom desempenho nas atividades em que estiveram envolvidos, porém há que se considerar que a porcentagem de alunos que não alcançou o progresso esperado está relacionada à infrequência às aulas, a falta do hábito de estudo e da leitura em casa, o desinteresse pessoal. De modo geral, acredita-se que a escrita dos alunos possa avançar continuamente ao longo da vida escolar do educando. As ações que a escola desenvolve devem levar o educando à tomada de decisões, a debates, à defesa de opiniões, objetivando a formação de cidadãos críticos. O desenvolvimento deste Plano de Ação confirma a importância de que todas as áreas do conhecimento devem trabalhar a leitura e a escrita como forma de desenvolvimento da aprendizagem. Aponta a necessidade do professor refletir sobre sua prática pedagógica e buscar na formação continuada, soluções de enfrentamento deste desinteresse que atualmente é um dos grandes problemas no processo da aprendizagem. Este Plano de Ação despertou em um grupo considerável de alunos a importância da leitura e da escrita na sociedade em que estão inseridos, para que possam se firmar como cidadãos críticos e capazes de, se necessário for, mudar a realidade em que vivem ou pelo menos participar dela mais ativamente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T12:37:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T12:37:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBP9Z |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBP9Z |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBP9Z/1/tcc_final_juliana__07de_julho_pdf.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBP9Z/2/tcc_final_juliana__07de_julho_pdf.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7bbeabab98fd0ac66d3438edd6840a09 dbcb97698378acd6b3c3318d6a48ab67 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676994274918400 |