A técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eduardo Campolina Viana Loureiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9BFETQ
Resumo: A criação, em qualquer área que se manifeste é sustentada por um saber-fazer. Este saber-fazer desde as origens da civilização ocidental na Grécia antiga foi associado à techne, que com o passar do tempo fixou sua tradução no vocábulo 'técnica'. Na origem a techne continha um significado amplo, envolvendo além do aspecto operacional ou o saber-fazer, um aspecto mitológico, o conhecimento necessário, aexperiência acumulada, a qualidade do produto produzido, o processo envolvido na produção, e tudo isto foi sendo pouco a pouco esquecido em função do aspecto puramente operacional. Na área das artes o saber-fazer operacional sempre ocupa um lugar muito importante até o início do século XX, quando Marcel Duchamp, com o ready-made, desorganiza o campo. A partir daí como pode ser compreendido osaber-fazer contido na palavra técnica? Esta é a pergunta essencial desta pesquisa.Para tentar respondê-la é proposta uma revisão do conceito partindo das origens em Platão e Aristóteles, passando pelos principais filósofos ocidentais que trabalharam o conceito, dentre os quais foram selecionados José Ortega y Gasset, Jacques Ellul e Martin Heidegger. A partir da revisão do conceito é estudada sua projeção no pensamento e nas obras de 3 músicos John Cage, Pierre Boulez e Brian Ferneyhough -, e 3 artistas plásticos Marcel Duchamp, Francis Bacon e Gerhard Richter. Todos os artistas selecionados produziram no século XX, e alguns ainda produzem atualmente. A compreensão da atualidade do conceito de técnica na criação artística é, portanto, o foco desta pesquisa.
id UFMG_922755a49ac591a64f382c893df71c0e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9BFETQ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Stephane Denis Albert Rene HuchetMaria Elisa Martins Campos do AmaralRodolfo CaesarCarlos Antonio Leite BrandaoSilvio Ferraz de Mello FilhoEduardo Campolina Viana Loureiro2019-08-11T06:28:00Z2019-08-11T06:28:00Z2013-08-13http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9BFETQA criação, em qualquer área que se manifeste é sustentada por um saber-fazer. Este saber-fazer desde as origens da civilização ocidental na Grécia antiga foi associado à techne, que com o passar do tempo fixou sua tradução no vocábulo 'técnica'. Na origem a techne continha um significado amplo, envolvendo além do aspecto operacional ou o saber-fazer, um aspecto mitológico, o conhecimento necessário, aexperiência acumulada, a qualidade do produto produzido, o processo envolvido na produção, e tudo isto foi sendo pouco a pouco esquecido em função do aspecto puramente operacional. Na área das artes o saber-fazer operacional sempre ocupa um lugar muito importante até o início do século XX, quando Marcel Duchamp, com o ready-made, desorganiza o campo. A partir daí como pode ser compreendido osaber-fazer contido na palavra técnica? Esta é a pergunta essencial desta pesquisa.Para tentar respondê-la é proposta uma revisão do conceito partindo das origens em Platão e Aristóteles, passando pelos principais filósofos ocidentais que trabalharam o conceito, dentre os quais foram selecionados José Ortega y Gasset, Jacques Ellul e Martin Heidegger. A partir da revisão do conceito é estudada sua projeção no pensamento e nas obras de 3 músicos John Cage, Pierre Boulez e Brian Ferneyhough -, e 3 artistas plásticos Marcel Duchamp, Francis Bacon e Gerhard Richter. Todos os artistas selecionados produziram no século XX, e alguns ainda produzem atualmente. A compreensão da atualidade do conceito de técnica na criação artística é, portanto, o foco desta pesquisa.La création, dans toutes les domaines qu'elle se manifeste est soutenue par un savoir-faire. Ce savoir-faire depuis les origines de la civilization occidentale dans la Grèce antique a été associé à la techne, qui avec le temps a fixé sa traduction dans le vocable 'technique'. Dans son origine la techne contenait une signification ample, qui supposait, en plus de l'aspect opérationnel ou savoir-faire, un aspect mithologique, les connaissances nécéssaires, l'expérience accumulée, la qualité duproduit, le processus développé dans la production, et tout cela a été oublié avec le temps, en fonction de l'aspect purement opérationnel. Dans le champs des arts le savoir-faire opérationnel a toujours occupé une place très importante jusqu'au début du XXème siècle, quand Marcel Duchamp, avec le ready-made desorganisé le champs. À partir de là, comment peut être compris le savoir-faire contenu dans lemot technique? Celle là c'est la question essentielle de cette recherche. Pour essayer de la répondre c'est proposé une révision du concept, à partir des origines en Platon et Aristote, en passant par les principaux philosophes occidentals qui ont travaillé le concept, parmi lesquels ont été selectionnés José Ortega y Gasset, Jacques Ellul, et Martin Heidegger. À partir de la révision du concept est étudiée saprojection sur la pensée et les oeuvres de 3 musiciens John Cage, Pierre Boulez et Brian Ferneyhoug -, et 3 artistes plastiques Marcel Duchamp, Francis Bacon et Gerhard Richter. Tous les artistes selectionnés ont travaillé pendant le XXème siècle, et quelques uns parmi eux travaillent encore actuellement. La compréhension del'actualité du concept de technique dans la création artistique est le point focal de cette recherche.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtes plásticasMusicaArte FilosofiaCriação (Literária, artística, etc)Arte moderna Séc XXBrian FerneyhoughMarcel DuchampArtes plásticasFrancis BaconGerhard RichterPierre BoulezJohn CageTécnicaMúsicaCriaçãoA técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALeduardocampolinatese_final.pdfapplication/pdf3716975https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9BFETQ/1/eduardocampolinatese_final.pdf8b1c7bb6e8f08e3b31aa3e38d518d9c8MD51TEXTeduardocampolinatese_final.pdf.txteduardocampolinatese_final.pdf.txtExtracted texttext/plain755424https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9BFETQ/2/eduardocampolinatese_final.pdf.txtc89292b7eb7b39b7f49d946e9da10045MD521843/JSSS-9BFETQ2019-11-14 06:52:46.499oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9BFETQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:52:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a música
title A técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a música
spellingShingle A técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a música
Eduardo Campolina Viana Loureiro
Brian Ferneyhough
Marcel Duchamp
Artes plásticas
Francis Bacon
Gerhard Richter
Pierre Boulez
John Cage
Técnica
Música
Criação
Artes plásticas
Musica
Arte Filosofia
Criação (Literária, artística, etc)
Arte moderna Séc XX
title_short A técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a música
title_full A técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a música
title_fullStr A técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a música
title_full_unstemmed A técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a música
title_sort A técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a música
author Eduardo Campolina Viana Loureiro
author_facet Eduardo Campolina Viana Loureiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stephane Denis Albert Rene Huchet
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Elisa Martins Campos do Amaral
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rodolfo Caesar
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Carlos Antonio Leite Brandao
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Silvio Ferraz de Mello Filho
dc.contributor.author.fl_str_mv Eduardo Campolina Viana Loureiro
contributor_str_mv Stephane Denis Albert Rene Huchet
Maria Elisa Martins Campos do Amaral
Rodolfo Caesar
Carlos Antonio Leite Brandao
Silvio Ferraz de Mello Filho
dc.subject.por.fl_str_mv Brian Ferneyhough
Marcel Duchamp
Artes plásticas
Francis Bacon
Gerhard Richter
Pierre Boulez
John Cage
Técnica
Música
Criação
topic Brian Ferneyhough
Marcel Duchamp
Artes plásticas
Francis Bacon
Gerhard Richter
Pierre Boulez
John Cage
Técnica
Música
Criação
Artes plásticas
Musica
Arte Filosofia
Criação (Literária, artística, etc)
Arte moderna Séc XX
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Artes plásticas
Musica
Arte Filosofia
Criação (Literária, artística, etc)
Arte moderna Séc XX
description A criação, em qualquer área que se manifeste é sustentada por um saber-fazer. Este saber-fazer desde as origens da civilização ocidental na Grécia antiga foi associado à techne, que com o passar do tempo fixou sua tradução no vocábulo 'técnica'. Na origem a techne continha um significado amplo, envolvendo além do aspecto operacional ou o saber-fazer, um aspecto mitológico, o conhecimento necessário, aexperiência acumulada, a qualidade do produto produzido, o processo envolvido na produção, e tudo isto foi sendo pouco a pouco esquecido em função do aspecto puramente operacional. Na área das artes o saber-fazer operacional sempre ocupa um lugar muito importante até o início do século XX, quando Marcel Duchamp, com o ready-made, desorganiza o campo. A partir daí como pode ser compreendido osaber-fazer contido na palavra técnica? Esta é a pergunta essencial desta pesquisa.Para tentar respondê-la é proposta uma revisão do conceito partindo das origens em Platão e Aristóteles, passando pelos principais filósofos ocidentais que trabalharam o conceito, dentre os quais foram selecionados José Ortega y Gasset, Jacques Ellul e Martin Heidegger. A partir da revisão do conceito é estudada sua projeção no pensamento e nas obras de 3 músicos John Cage, Pierre Boulez e Brian Ferneyhough -, e 3 artistas plásticos Marcel Duchamp, Francis Bacon e Gerhard Richter. Todos os artistas selecionados produziram no século XX, e alguns ainda produzem atualmente. A compreensão da atualidade do conceito de técnica na criação artística é, portanto, o foco desta pesquisa.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T06:28:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T06:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9BFETQ
url http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9BFETQ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9BFETQ/1/eduardocampolinatese_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9BFETQ/2/eduardocampolinatese_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b1c7bb6e8f08e3b31aa3e38d518d9c8
c89292b7eb7b39b7f49d946e9da10045
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589205122613248