A técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9BFETQ |
Resumo: | A criação, em qualquer área que se manifeste é sustentada por um saber-fazer. Este saber-fazer desde as origens da civilização ocidental na Grécia antiga foi associado à techne, que com o passar do tempo fixou sua tradução no vocábulo 'técnica'. Na origem a techne continha um significado amplo, envolvendo além do aspecto operacional ou o saber-fazer, um aspecto mitológico, o conhecimento necessário, aexperiência acumulada, a qualidade do produto produzido, o processo envolvido na produção, e tudo isto foi sendo pouco a pouco esquecido em função do aspecto puramente operacional. Na área das artes o saber-fazer operacional sempre ocupa um lugar muito importante até o início do século XX, quando Marcel Duchamp, com o ready-made, desorganiza o campo. A partir daí como pode ser compreendido osaber-fazer contido na palavra técnica? Esta é a pergunta essencial desta pesquisa.Para tentar respondê-la é proposta uma revisão do conceito partindo das origens em Platão e Aristóteles, passando pelos principais filósofos ocidentais que trabalharam o conceito, dentre os quais foram selecionados José Ortega y Gasset, Jacques Ellul e Martin Heidegger. A partir da revisão do conceito é estudada sua projeção no pensamento e nas obras de 3 músicos John Cage, Pierre Boulez e Brian Ferneyhough -, e 3 artistas plásticos Marcel Duchamp, Francis Bacon e Gerhard Richter. Todos os artistas selecionados produziram no século XX, e alguns ainda produzem atualmente. A compreensão da atualidade do conceito de técnica na criação artística é, portanto, o foco desta pesquisa. |
id |
UFMG_922755a49ac591a64f382c893df71c0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9BFETQ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Stephane Denis Albert Rene HuchetMaria Elisa Martins Campos do AmaralRodolfo CaesarCarlos Antonio Leite BrandaoSilvio Ferraz de Mello FilhoEduardo Campolina Viana Loureiro2019-08-11T06:28:00Z2019-08-11T06:28:00Z2013-08-13http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9BFETQA criação, em qualquer área que se manifeste é sustentada por um saber-fazer. Este saber-fazer desde as origens da civilização ocidental na Grécia antiga foi associado à techne, que com o passar do tempo fixou sua tradução no vocábulo 'técnica'. Na origem a techne continha um significado amplo, envolvendo além do aspecto operacional ou o saber-fazer, um aspecto mitológico, o conhecimento necessário, aexperiência acumulada, a qualidade do produto produzido, o processo envolvido na produção, e tudo isto foi sendo pouco a pouco esquecido em função do aspecto puramente operacional. Na área das artes o saber-fazer operacional sempre ocupa um lugar muito importante até o início do século XX, quando Marcel Duchamp, com o ready-made, desorganiza o campo. A partir daí como pode ser compreendido osaber-fazer contido na palavra técnica? Esta é a pergunta essencial desta pesquisa.Para tentar respondê-la é proposta uma revisão do conceito partindo das origens em Platão e Aristóteles, passando pelos principais filósofos ocidentais que trabalharam o conceito, dentre os quais foram selecionados José Ortega y Gasset, Jacques Ellul e Martin Heidegger. A partir da revisão do conceito é estudada sua projeção no pensamento e nas obras de 3 músicos John Cage, Pierre Boulez e Brian Ferneyhough -, e 3 artistas plásticos Marcel Duchamp, Francis Bacon e Gerhard Richter. Todos os artistas selecionados produziram no século XX, e alguns ainda produzem atualmente. A compreensão da atualidade do conceito de técnica na criação artística é, portanto, o foco desta pesquisa.La création, dans toutes les domaines qu'elle se manifeste est soutenue par un savoir-faire. Ce savoir-faire depuis les origines de la civilization occidentale dans la Grèce antique a été associé à la techne, qui avec le temps a fixé sa traduction dans le vocable 'technique'. Dans son origine la techne contenait une signification ample, qui supposait, en plus de l'aspect opérationnel ou savoir-faire, un aspect mithologique, les connaissances nécéssaires, l'expérience accumulée, la qualité duproduit, le processus développé dans la production, et tout cela a été oublié avec le temps, en fonction de l'aspect purement opérationnel. Dans le champs des arts le savoir-faire opérationnel a toujours occupé une place très importante jusqu'au début du XXème siècle, quand Marcel Duchamp, avec le ready-made desorganisé le champs. À partir de là, comment peut être compris le savoir-faire contenu dans lemot technique? Celle là c'est la question essentielle de cette recherche. Pour essayer de la répondre c'est proposé une révision du concept, à partir des origines en Platon et Aristote, en passant par les principaux philosophes occidentals qui ont travaillé le concept, parmi lesquels ont été selectionnés José Ortega y Gasset, Jacques Ellul, et Martin Heidegger. À partir de la révision du concept est étudiée saprojection sur la pensée et les oeuvres de 3 musiciens John Cage, Pierre Boulez et Brian Ferneyhoug -, et 3 artistes plastiques Marcel Duchamp, Francis Bacon et Gerhard Richter. Tous les artistes selectionnés ont travaillé pendant le XXème siècle, et quelques uns parmi eux travaillent encore actuellement. La compréhension del'actualité du concept de technique dans la création artistique est le point focal de cette recherche.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtes plásticasMusicaArte FilosofiaCriação (Literária, artística, etc)Arte moderna Séc XXBrian FerneyhoughMarcel DuchampArtes plásticasFrancis BaconGerhard RichterPierre BoulezJohn CageTécnicaMúsicaCriaçãoA técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALeduardocampolinatese_final.pdfapplication/pdf3716975https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9BFETQ/1/eduardocampolinatese_final.pdf8b1c7bb6e8f08e3b31aa3e38d518d9c8MD51TEXTeduardocampolinatese_final.pdf.txteduardocampolinatese_final.pdf.txtExtracted texttext/plain755424https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9BFETQ/2/eduardocampolinatese_final.pdf.txtc89292b7eb7b39b7f49d946e9da10045MD521843/JSSS-9BFETQ2019-11-14 06:52:46.499oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9BFETQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:52:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a música |
title |
A técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a música |
spellingShingle |
A técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a música Eduardo Campolina Viana Loureiro Brian Ferneyhough Marcel Duchamp Artes plásticas Francis Bacon Gerhard Richter Pierre Boulez John Cage Técnica Música Criação Artes plásticas Musica Arte Filosofia Criação (Literária, artística, etc) Arte moderna Séc XX |
title_short |
A técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a música |
title_full |
A técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a música |
title_fullStr |
A técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a música |
title_full_unstemmed |
A técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a música |
title_sort |
A técnica e os processos criativos no século XX: entre as artes visuais e a música |
author |
Eduardo Campolina Viana Loureiro |
author_facet |
Eduardo Campolina Viana Loureiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stephane Denis Albert Rene Huchet |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Elisa Martins Campos do Amaral |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rodolfo Caesar |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Carlos Antonio Leite Brandao |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Silvio Ferraz de Mello Filho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eduardo Campolina Viana Loureiro |
contributor_str_mv |
Stephane Denis Albert Rene Huchet Maria Elisa Martins Campos do Amaral Rodolfo Caesar Carlos Antonio Leite Brandao Silvio Ferraz de Mello Filho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brian Ferneyhough Marcel Duchamp Artes plásticas Francis Bacon Gerhard Richter Pierre Boulez John Cage Técnica Música Criação |
topic |
Brian Ferneyhough Marcel Duchamp Artes plásticas Francis Bacon Gerhard Richter Pierre Boulez John Cage Técnica Música Criação Artes plásticas Musica Arte Filosofia Criação (Literária, artística, etc) Arte moderna Séc XX |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Artes plásticas Musica Arte Filosofia Criação (Literária, artística, etc) Arte moderna Séc XX |
description |
A criação, em qualquer área que se manifeste é sustentada por um saber-fazer. Este saber-fazer desde as origens da civilização ocidental na Grécia antiga foi associado à techne, que com o passar do tempo fixou sua tradução no vocábulo 'técnica'. Na origem a techne continha um significado amplo, envolvendo além do aspecto operacional ou o saber-fazer, um aspecto mitológico, o conhecimento necessário, aexperiência acumulada, a qualidade do produto produzido, o processo envolvido na produção, e tudo isto foi sendo pouco a pouco esquecido em função do aspecto puramente operacional. Na área das artes o saber-fazer operacional sempre ocupa um lugar muito importante até o início do século XX, quando Marcel Duchamp, com o ready-made, desorganiza o campo. A partir daí como pode ser compreendido osaber-fazer contido na palavra técnica? Esta é a pergunta essencial desta pesquisa.Para tentar respondê-la é proposta uma revisão do conceito partindo das origens em Platão e Aristóteles, passando pelos principais filósofos ocidentais que trabalharam o conceito, dentre os quais foram selecionados José Ortega y Gasset, Jacques Ellul e Martin Heidegger. A partir da revisão do conceito é estudada sua projeção no pensamento e nas obras de 3 músicos John Cage, Pierre Boulez e Brian Ferneyhough -, e 3 artistas plásticos Marcel Duchamp, Francis Bacon e Gerhard Richter. Todos os artistas selecionados produziram no século XX, e alguns ainda produzem atualmente. A compreensão da atualidade do conceito de técnica na criação artística é, portanto, o foco desta pesquisa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T06:28:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T06:28:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9BFETQ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9BFETQ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9BFETQ/1/eduardocampolinatese_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9BFETQ/2/eduardocampolinatese_final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b1c7bb6e8f08e3b31aa3e38d518d9c8 c89292b7eb7b39b7f49d946e9da10045 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589205122613248 |