O uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYGNV |
Resumo: | Objetivo: Identificar as principais práticas educativas lúdicas utilizadas como estratégia didática do profissional Enfermeiro. Método: A temática é abordada por meio de revisão integrativa de literatura, caracterizada pela prática baseada em evidência (PBE) que usa síntese e análise do conhecimento produzido baseado na temática investigada e assim constitui-se em sua essência de uma técnica de pesquisa pautada pelo rigor metodológico que aumenta a confiança e a produção de conclusões de uma revisão. Foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados digitais, seguindo critérios pré-estabelecidos. Resultados: Os dados coletados através de instrumento próprio foram extraídos das produções selecionadas e descritos após análise por categorização. Os achados referem-se às práticas educativas lúdicas ligadas a música, leitura, brinquedo pedagógico, jogos de tabuleiro e teatro. Considerações finais: O presente trabalho permitiu identificar práticas lúdicas de fácil implementação e baixo custo, o que favorece a sua aplicabilidade no cotidiano da enfermagem. |
id |
UFMG_93661d7883db178d253e6c8592928490 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9MYGNV |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Delma Aurelia da SilvaLeonardo Tadeu de AndradeCristina Pena Monteiro2019-08-13T21:40:03Z2019-08-13T21:40:03Z2014-02-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYGNVObjetivo: Identificar as principais práticas educativas lúdicas utilizadas como estratégia didática do profissional Enfermeiro. Método: A temática é abordada por meio de revisão integrativa de literatura, caracterizada pela prática baseada em evidência (PBE) que usa síntese e análise do conhecimento produzido baseado na temática investigada e assim constitui-se em sua essência de uma técnica de pesquisa pautada pelo rigor metodológico que aumenta a confiança e a produção de conclusões de uma revisão. Foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados digitais, seguindo critérios pré-estabelecidos. Resultados: Os dados coletados através de instrumento próprio foram extraídos das produções selecionadas e descritos após análise por categorização. Os achados referem-se às práticas educativas lúdicas ligadas a música, leitura, brinquedo pedagógico, jogos de tabuleiro e teatro. Considerações finais: O presente trabalho permitiu identificar práticas lúdicas de fácil implementação e baixo custo, o que favorece a sua aplicabilidade no cotidiano da enfermagem.Objective: To identify the main leisure educational practices used as a teaching strategy of the professional nurse. Method: The theme is addressed through an integrative literature review, characterized by evidence-based practice (EBP) using synthesis and analysis of knowledge production based on thematic investigated and thus constitutes in essence a search technique guided by methodological rigor that increases confidence and produce conclusions of a review. A literature survey was performed in digital databases, following pre -established criteria. Results: Data collected through own instrument were extracted from selected productions and described after analysis by categorization. The findings relate to playing educational practices related to music, reading, educational toy, board games and theater. Conclusions: This work allowed us to identify leisure practices easy to implement and low cost, which favors its applicability in daily nursing.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalPráticas educativasEnfermagemSaúdeLúdicoO uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_cristina_pena_finalizado.pdfapplication/pdf96739https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MYGNV/1/tcc_cristina_pena_finalizado.pdfc6667d7ef0fd5095047c1b1360252ebfMD51TEXTtcc_cristina_pena_finalizado.pdf.txttcc_cristina_pena_finalizado.pdf.txtExtracted texttext/plain35804https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MYGNV/2/tcc_cristina_pena_finalizado.pdf.txt7074a9f14dc105db721968af777e4dd6MD521843/BUBD-9MYGNV2019-11-14 17:17:50.557oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9MYGNVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:17:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermagem |
title |
O uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermagem |
spellingShingle |
O uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermagem Cristina Pena Monteiro Práticas educativas Enfermagem Saúde Lúdico Educação em enfermagem Capacitação profissional |
title_short |
O uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermagem |
title_full |
O uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermagem |
title_fullStr |
O uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermagem |
title_full_unstemmed |
O uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermagem |
title_sort |
O uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermagem |
author |
Cristina Pena Monteiro |
author_facet |
Cristina Pena Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Delma Aurelia da Silva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Leonardo Tadeu de Andrade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristina Pena Monteiro |
contributor_str_mv |
Delma Aurelia da Silva Leonardo Tadeu de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas educativas Enfermagem Saúde Lúdico |
topic |
Práticas educativas Enfermagem Saúde Lúdico Educação em enfermagem Capacitação profissional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Capacitação profissional |
description |
Objetivo: Identificar as principais práticas educativas lúdicas utilizadas como estratégia didática do profissional Enfermeiro. Método: A temática é abordada por meio de revisão integrativa de literatura, caracterizada pela prática baseada em evidência (PBE) que usa síntese e análise do conhecimento produzido baseado na temática investigada e assim constitui-se em sua essência de uma técnica de pesquisa pautada pelo rigor metodológico que aumenta a confiança e a produção de conclusões de uma revisão. Foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados digitais, seguindo critérios pré-estabelecidos. Resultados: Os dados coletados através de instrumento próprio foram extraídos das produções selecionadas e descritos após análise por categorização. Os achados referem-se às práticas educativas lúdicas ligadas a música, leitura, brinquedo pedagógico, jogos de tabuleiro e teatro. Considerações finais: O presente trabalho permitiu identificar práticas lúdicas de fácil implementação e baixo custo, o que favorece a sua aplicabilidade no cotidiano da enfermagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-02-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T21:40:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T21:40:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYGNV |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYGNV |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MYGNV/1/tcc_cristina_pena_finalizado.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MYGNV/2/tcc_cristina_pena_finalizado.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c6667d7ef0fd5095047c1b1360252ebf 7074a9f14dc105db721968af777e4dd6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971082493296640 |