O uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina Pena Monteiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYGNV
Resumo: Objetivo: Identificar as principais práticas educativas lúdicas utilizadas como estratégia didática do profissional Enfermeiro. Método: A temática é abordada por meio de revisão integrativa de literatura, caracterizada pela prática baseada em evidência (PBE) que usa síntese e análise do conhecimento produzido baseado na temática investigada e assim constitui-se em sua essência de uma técnica de pesquisa pautada pelo rigor metodológico que aumenta a confiança e a produção de conclusões de uma revisão. Foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados digitais, seguindo critérios pré-estabelecidos. Resultados: Os dados coletados através de instrumento próprio foram extraídos das produções selecionadas e descritos após análise por categorização. Os achados referem-se às práticas educativas lúdicas ligadas a música, leitura, brinquedo pedagógico, jogos de tabuleiro e teatro. Considerações finais: O presente trabalho permitiu identificar práticas lúdicas de fácil implementação e baixo custo, o que favorece a sua aplicabilidade no cotidiano da enfermagem.
id UFMG_93661d7883db178d253e6c8592928490
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9MYGNV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Delma Aurelia da SilvaLeonardo Tadeu de AndradeCristina Pena Monteiro2019-08-13T21:40:03Z2019-08-13T21:40:03Z2014-02-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYGNVObjetivo: Identificar as principais práticas educativas lúdicas utilizadas como estratégia didática do profissional Enfermeiro. Método: A temática é abordada por meio de revisão integrativa de literatura, caracterizada pela prática baseada em evidência (PBE) que usa síntese e análise do conhecimento produzido baseado na temática investigada e assim constitui-se em sua essência de uma técnica de pesquisa pautada pelo rigor metodológico que aumenta a confiança e a produção de conclusões de uma revisão. Foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados digitais, seguindo critérios pré-estabelecidos. Resultados: Os dados coletados através de instrumento próprio foram extraídos das produções selecionadas e descritos após análise por categorização. Os achados referem-se às práticas educativas lúdicas ligadas a música, leitura, brinquedo pedagógico, jogos de tabuleiro e teatro. Considerações finais: O presente trabalho permitiu identificar práticas lúdicas de fácil implementação e baixo custo, o que favorece a sua aplicabilidade no cotidiano da enfermagem.Objective: To identify the main leisure educational practices used as a teaching strategy of the professional nurse. Method: The theme is addressed through an integrative literature review, characterized by evidence-based practice (EBP) using synthesis and analysis of knowledge production based on thematic investigated and thus constitutes in essence a search technique guided by methodological rigor that increases confidence and produce conclusions of a review. A literature survey was performed in digital databases, following pre -established criteria. Results: Data collected through own instrument were extracted from selected productions and described after analysis by categorization. The findings relate to playing educational practices related to music, reading, educational toy, board games and theater. Conclusions: This work allowed us to identify leisure practices easy to implement and low cost, which favors its applicability in daily nursing.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalPráticas educativasEnfermagemSaúdeLúdicoO uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_cristina_pena_finalizado.pdfapplication/pdf96739https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MYGNV/1/tcc_cristina_pena_finalizado.pdfc6667d7ef0fd5095047c1b1360252ebfMD51TEXTtcc_cristina_pena_finalizado.pdf.txttcc_cristina_pena_finalizado.pdf.txtExtracted texttext/plain35804https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MYGNV/2/tcc_cristina_pena_finalizado.pdf.txt7074a9f14dc105db721968af777e4dd6MD521843/BUBD-9MYGNV2019-11-14 17:17:50.557oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9MYGNVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:17:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermagem
title O uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermagem
spellingShingle O uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermagem
Cristina Pena Monteiro
Práticas educativas
Enfermagem
Saúde
Lúdico
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short O uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermagem
title_full O uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermagem
title_fullStr O uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermagem
title_full_unstemmed O uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermagem
title_sort O uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermagem
author Cristina Pena Monteiro
author_facet Cristina Pena Monteiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Delma Aurelia da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leonardo Tadeu de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristina Pena Monteiro
contributor_str_mv Delma Aurelia da Silva
Leonardo Tadeu de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas educativas
Enfermagem
Saúde
Lúdico
topic Práticas educativas
Enfermagem
Saúde
Lúdico
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description Objetivo: Identificar as principais práticas educativas lúdicas utilizadas como estratégia didática do profissional Enfermeiro. Método: A temática é abordada por meio de revisão integrativa de literatura, caracterizada pela prática baseada em evidência (PBE) que usa síntese e análise do conhecimento produzido baseado na temática investigada e assim constitui-se em sua essência de uma técnica de pesquisa pautada pelo rigor metodológico que aumenta a confiança e a produção de conclusões de uma revisão. Foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados digitais, seguindo critérios pré-estabelecidos. Resultados: Os dados coletados através de instrumento próprio foram extraídos das produções selecionadas e descritos após análise por categorização. Os achados referem-se às práticas educativas lúdicas ligadas a música, leitura, brinquedo pedagógico, jogos de tabuleiro e teatro. Considerações finais: O presente trabalho permitiu identificar práticas lúdicas de fácil implementação e baixo custo, o que favorece a sua aplicabilidade no cotidiano da enfermagem.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T21:40:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T21:40:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYGNV
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYGNV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MYGNV/1/tcc_cristina_pena_finalizado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MYGNV/2/tcc_cristina_pena_finalizado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c6667d7ef0fd5095047c1b1360252ebf
7074a9f14dc105db721968af777e4dd6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971082493296640