Gestão mercadológica dos programas de promoção de serviços de saúde em Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Frederico Faria Barcelos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B3L4J
Resumo: O presente trabalho monográfico trata algumas considerações a respeito da busca das organizações de saúde em tornar-se referência como sistema sustentável de soluções em saúde. Devido à alta competitividade no ramo de planos de saúde e também exigências tanto da ANS quanto de órgãos de Acreditação (Certificados de qualidade como ONA e ISO, premiações, etc.); percebe-se a necessidade das cooperativas e convênios médicos implantarem modelos diferenciados de atenção à saúde. Desse modo, serão salientadas as estratégias de marketing voltadas para a saúde do cliente utilizadas pelas operadoras de saúde em Belo Horizonte, assim como, a promoção da saúde como apoio ao cliente e a influência desta em seu comportamento. No início deste trabalho, serão mostradas as características do Serviço Público e do Serviço Privado no Brasil, a diferença entre o tipo de clientela e os tipos de relações desses serviços com o mercado. Na segunda parte, será citado o exemplo de sucesso de uma operadora de saúde em Belo Horizonte e demonstrar-se á a importância da Gestão de Risco e das inovações na saúde suplementar para a reestruturação dos modelos tradicionais em saúde. Assim, o principal objetivo deste trabalho é evidenciar como a promoção da saúde influencia de forma positiva o comportamento do cliente e a qualidade de sua saúde e, como resultado desse trabalho, a conquista de êxito financeiro para as operadoras de saúde. Será ressaltado também as estratégias utilizadas nesses programas, a importância da Gestão de Riscos, o gerenciamento de doenças e a busca do mercado de saúde suplementar rumo à sustentabilidade
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