Gestão mercadológica dos programas de promoção de serviços de saúde em Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B3L4J |
Resumo: | O presente trabalho monográfico trata algumas considerações a respeito da busca das organizações de saúde em tornar-se referência como sistema sustentável de soluções em saúde. Devido à alta competitividade no ramo de planos de saúde e também exigências tanto da ANS quanto de órgãos de Acreditação (Certificados de qualidade como ONA e ISO, premiações, etc.); percebe-se a necessidade das cooperativas e convênios médicos implantarem modelos diferenciados de atenção à saúde. Desse modo, serão salientadas as estratégias de marketing voltadas para a saúde do cliente utilizadas pelas operadoras de saúde em Belo Horizonte, assim como, a promoção da saúde como apoio ao cliente e a influência desta em seu comportamento. No início deste trabalho, serão mostradas as características do Serviço Público e do Serviço Privado no Brasil, a diferença entre o tipo de clientela e os tipos de relações desses serviços com o mercado. Na segunda parte, será citado o exemplo de sucesso de uma operadora de saúde em Belo Horizonte e demonstrar-se á a importância da Gestão de Risco e das inovações na saúde suplementar para a reestruturação dos modelos tradicionais em saúde. Assim, o principal objetivo deste trabalho é evidenciar como a promoção da saúde influencia de forma positiva o comportamento do cliente e a qualidade de sua saúde e, como resultado desse trabalho, a conquista de êxito financeiro para as operadoras de saúde. Será ressaltado também as estratégias utilizadas nesses programas, a importância da Gestão de Riscos, o gerenciamento de doenças e a busca do mercado de saúde suplementar rumo à sustentabilidade |
id |
UFMG_93d851eedaa6b643142f4cfc8ea99472 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9B3L4J |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ricardo Teixeira VeigaMarcos Frederico Faria Barcelos2019-08-10T05:56:51Z2019-08-10T05:56:51Z2009-12-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B3L4JO presente trabalho monográfico trata algumas considerações a respeito da busca das organizações de saúde em tornar-se referência como sistema sustentável de soluções em saúde. Devido à alta competitividade no ramo de planos de saúde e também exigências tanto da ANS quanto de órgãos de Acreditação (Certificados de qualidade como ONA e ISO, premiações, etc.); percebe-se a necessidade das cooperativas e convênios médicos implantarem modelos diferenciados de atenção à saúde. Desse modo, serão salientadas as estratégias de marketing voltadas para a saúde do cliente utilizadas pelas operadoras de saúde em Belo Horizonte, assim como, a promoção da saúde como apoio ao cliente e a influência desta em seu comportamento. No início deste trabalho, serão mostradas as características do Serviço Público e do Serviço Privado no Brasil, a diferença entre o tipo de clientela e os tipos de relações desses serviços com o mercado. Na segunda parte, será citado o exemplo de sucesso de uma operadora de saúde em Belo Horizonte e demonstrar-se á a importância da Gestão de Risco e das inovações na saúde suplementar para a reestruturação dos modelos tradicionais em saúde. Assim, o principal objetivo deste trabalho é evidenciar como a promoção da saúde influencia de forma positiva o comportamento do cliente e a qualidade de sua saúde e, como resultado desse trabalho, a conquista de êxito financeiro para as operadoras de saúde. Será ressaltado também as estratégias utilizadas nesses programas, a importância da Gestão de Riscos, o gerenciamento de doenças e a busca do mercado de saúde suplementar rumo à sustentabilidadeUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoPromoção em saúdeInovaçãoMercadoGestão mercadológica dos programas de promoção de serviços de saúde em Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_marcos_frederico_faria_barcelos.pdfapplication/pdf493049https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B3L4J/1/monografia_marcos_frederico_faria_barcelos.pdfc2200252d59f12abfda0fa4865258a36MD51TEXTmonografia_marcos_frederico_faria_barcelos.pdf.txtmonografia_marcos_frederico_faria_barcelos.pdf.txtExtracted texttext/plain52180https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B3L4J/2/monografia_marcos_frederico_faria_barcelos.pdf.txt1265c68ad8fca9054d74fb93e71f5769MD521843/BUOS-9B3L4J2019-11-14 10:25:10.307oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9B3L4JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:25:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão mercadológica dos programas de promoção de serviços de saúde em Belo Horizonte |
title |
Gestão mercadológica dos programas de promoção de serviços de saúde em Belo Horizonte |
spellingShingle |
Gestão mercadológica dos programas de promoção de serviços de saúde em Belo Horizonte Marcos Frederico Faria Barcelos Promoção em saúde Inovação Mercado Administração |
title_short |
Gestão mercadológica dos programas de promoção de serviços de saúde em Belo Horizonte |
title_full |
Gestão mercadológica dos programas de promoção de serviços de saúde em Belo Horizonte |
title_fullStr |
Gestão mercadológica dos programas de promoção de serviços de saúde em Belo Horizonte |
title_full_unstemmed |
Gestão mercadológica dos programas de promoção de serviços de saúde em Belo Horizonte |
title_sort |
Gestão mercadológica dos programas de promoção de serviços de saúde em Belo Horizonte |
author |
Marcos Frederico Faria Barcelos |
author_facet |
Marcos Frederico Faria Barcelos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ricardo Teixeira Veiga |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcos Frederico Faria Barcelos |
contributor_str_mv |
Ricardo Teixeira Veiga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção em saúde Inovação Mercado |
topic |
Promoção em saúde Inovação Mercado Administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Administração |
description |
O presente trabalho monográfico trata algumas considerações a respeito da busca das organizações de saúde em tornar-se referência como sistema sustentável de soluções em saúde. Devido à alta competitividade no ramo de planos de saúde e também exigências tanto da ANS quanto de órgãos de Acreditação (Certificados de qualidade como ONA e ISO, premiações, etc.); percebe-se a necessidade das cooperativas e convênios médicos implantarem modelos diferenciados de atenção à saúde. Desse modo, serão salientadas as estratégias de marketing voltadas para a saúde do cliente utilizadas pelas operadoras de saúde em Belo Horizonte, assim como, a promoção da saúde como apoio ao cliente e a influência desta em seu comportamento. No início deste trabalho, serão mostradas as características do Serviço Público e do Serviço Privado no Brasil, a diferença entre o tipo de clientela e os tipos de relações desses serviços com o mercado. Na segunda parte, será citado o exemplo de sucesso de uma operadora de saúde em Belo Horizonte e demonstrar-se á a importância da Gestão de Risco e das inovações na saúde suplementar para a reestruturação dos modelos tradicionais em saúde. Assim, o principal objetivo deste trabalho é evidenciar como a promoção da saúde influencia de forma positiva o comportamento do cliente e a qualidade de sua saúde e, como resultado desse trabalho, a conquista de êxito financeiro para as operadoras de saúde. Será ressaltado também as estratégias utilizadas nesses programas, a importância da Gestão de Riscos, o gerenciamento de doenças e a busca do mercado de saúde suplementar rumo à sustentabilidade |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T05:56:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T05:56:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B3L4J |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B3L4J |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B3L4J/1/monografia_marcos_frederico_faria_barcelos.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B3L4J/2/monografia_marcos_frederico_faria_barcelos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c2200252d59f12abfda0fa4865258a36 1265c68ad8fca9054d74fb93e71f5769 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589403792113664 |