O Projeto de Educação Ambiental Xerimbabo e suas potencialidades como atividade investigativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mayana Flavia Ferreira Pimenta
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZNJV
Resumo: Este estudo objetivou identificar as características da metodologia do Projeto Xerimbabo e avaliar suas potencialidades como uma atividade investigativa. Para isso, utilizou-se a pesquisa do tipo documental, baseando-se no levantamento de dados in loco do projeto, e em pesquisa bibliográfica, tendo como base a abordagem de pesquisadores da área de ensino de ciências por investigação - ENCI. Os resultados apontaram a necessidade de avaliar e implementar as principais características do ENCI no decorrer da exposição. Começando pela proposição de uma (ou mais) situação problema que oriente e acompanhe os visitantes durante todo o processo investigativo de visitação, motivando-os na busca por uma resposta e na construção de novos conhecimentos. Após a proposição de um problema, é importante que os visitantes possam avaliar e aplicar teorias científicas e a partir de seus conhecimentos prévios, levantarem hipóteses acerca dos problemas previamente propostos, buscar evidências e consequentemente abrir espaços para diálogos, discussões e argumentações entre o grupo, proporcionando uma exposição mais interativa e dialógica na construção do conhecimento científico. Conclui-se que os resultados desta pesquisa fornecem indicadores que possibilitam estabelecer novas estratégias de aproximação entre a exposição do Projeto Xerimbabo e as salas de aula, considerando a metodologia de ensino por investigação.
id UFMG_93de5c8865ee7db52d6c1d449a72b7df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9VZNJV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rita de Cássia Costa TeixeiraFernanda Silva TorresMayana Flavia Ferreira Pimenta2019-08-10T07:47:40Z2019-08-10T07:47:40Z2014-12-06http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZNJVEste estudo objetivou identificar as características da metodologia do Projeto Xerimbabo e avaliar suas potencialidades como uma atividade investigativa. Para isso, utilizou-se a pesquisa do tipo documental, baseando-se no levantamento de dados in loco do projeto, e em pesquisa bibliográfica, tendo como base a abordagem de pesquisadores da área de ensino de ciências por investigação - ENCI. Os resultados apontaram a necessidade de avaliar e implementar as principais características do ENCI no decorrer da exposição. Começando pela proposição de uma (ou mais) situação problema que oriente e acompanhe os visitantes durante todo o processo investigativo de visitação, motivando-os na busca por uma resposta e na construção de novos conhecimentos. Após a proposição de um problema, é importante que os visitantes possam avaliar e aplicar teorias científicas e a partir de seus conhecimentos prévios, levantarem hipóteses acerca dos problemas previamente propostos, buscar evidências e consequentemente abrir espaços para diálogos, discussões e argumentações entre o grupo, proporcionando uma exposição mais interativa e dialógica na construção do conhecimento científico. Conclui-se que os resultados desta pesquisa fornecem indicadores que possibilitam estabelecer novas estratégias de aproximação entre a exposição do Projeto Xerimbabo e as salas de aula, considerando a metodologia de ensino por investigação.This study aimed to identify the Xerimbabo design methodology features and evaluate its potential as an investigative activity. For this, was utilized the documental search based on in loco project data and bibliography of authors in the science of investigation ENCI. The results show the necessity to evaluate and implement the main featuresof ENCI. Starting with the proposition of one (or more) problem situation to guide and follow the visitors during all investigation process, motivating then to find the answers and construction of new knowledge. After this proposition of problem, is important that the visitors could evaluate, apply scientific theory from the previous knowledge, to find assumptions from the problems previously showed, to find evidence and consequently to open spaces for dialogues in the group, providing the expose more interactive in the construction of scientifc knowledge . It follows that the results of this search gives indicators that allows to establish news approach of approximation between Xerimbabo Project and classrooms, considering the teaching methodology for research.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPolíticas públicas Educação ambiental  SustentabilidadeEducação ambientalProjeto XerimbaboEnsino de ciências por investigaçãoO Projeto de Educação Ambiental Xerimbabo e suas potencialidades como atividade investigativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia___mayana_pimenta___rev_7_.pdfapplication/pdf905374https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VZNJV/1/monografia___mayana_pimenta___rev_7_.pdf27a3ba222ccc828a05a1c155ae5c1da5MD51TEXTmonografia___mayana_pimenta___rev_7_.pdf.txtmonografia___mayana_pimenta___rev_7_.pdf.txtExtracted texttext/plain65225https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VZNJV/2/monografia___mayana_pimenta___rev_7_.pdf.txtf1ef0ba0356856a7a895565ad5f7b965MD521843/BUBD-9VZNJV2019-11-14 10:00:47.838oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9VZNJVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:00:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Projeto de Educação Ambiental Xerimbabo e suas potencialidades como atividade investigativa
title O Projeto de Educação Ambiental Xerimbabo e suas potencialidades como atividade investigativa
spellingShingle O Projeto de Educação Ambiental Xerimbabo e suas potencialidades como atividade investigativa
Mayana Flavia Ferreira Pimenta
Educação ambiental
Projeto Xerimbabo
Ensino de ciências por investigação
Políticas públicas 
Educação ambiental  
Sustentabilidade
title_short O Projeto de Educação Ambiental Xerimbabo e suas potencialidades como atividade investigativa
title_full O Projeto de Educação Ambiental Xerimbabo e suas potencialidades como atividade investigativa
title_fullStr O Projeto de Educação Ambiental Xerimbabo e suas potencialidades como atividade investigativa
title_full_unstemmed O Projeto de Educação Ambiental Xerimbabo e suas potencialidades como atividade investigativa
title_sort O Projeto de Educação Ambiental Xerimbabo e suas potencialidades como atividade investigativa
author Mayana Flavia Ferreira Pimenta
author_facet Mayana Flavia Ferreira Pimenta
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rita de Cássia Costa Teixeira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fernanda Silva Torres
dc.contributor.author.fl_str_mv Mayana Flavia Ferreira Pimenta
contributor_str_mv Rita de Cássia Costa Teixeira
Fernanda Silva Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Projeto Xerimbabo
Ensino de ciências por investigação
topic Educação ambiental
Projeto Xerimbabo
Ensino de ciências por investigação
Políticas públicas 
Educação ambiental  
Sustentabilidade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Políticas públicas 
Educação ambiental  
Sustentabilidade
description Este estudo objetivou identificar as características da metodologia do Projeto Xerimbabo e avaliar suas potencialidades como uma atividade investigativa. Para isso, utilizou-se a pesquisa do tipo documental, baseando-se no levantamento de dados in loco do projeto, e em pesquisa bibliográfica, tendo como base a abordagem de pesquisadores da área de ensino de ciências por investigação - ENCI. Os resultados apontaram a necessidade de avaliar e implementar as principais características do ENCI no decorrer da exposição. Começando pela proposição de uma (ou mais) situação problema que oriente e acompanhe os visitantes durante todo o processo investigativo de visitação, motivando-os na busca por uma resposta e na construção de novos conhecimentos. Após a proposição de um problema, é importante que os visitantes possam avaliar e aplicar teorias científicas e a partir de seus conhecimentos prévios, levantarem hipóteses acerca dos problemas previamente propostos, buscar evidências e consequentemente abrir espaços para diálogos, discussões e argumentações entre o grupo, proporcionando uma exposição mais interativa e dialógica na construção do conhecimento científico. Conclui-se que os resultados desta pesquisa fornecem indicadores que possibilitam estabelecer novas estratégias de aproximação entre a exposição do Projeto Xerimbabo e as salas de aula, considerando a metodologia de ensino por investigação.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T07:47:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T07:47:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZNJV
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZNJV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VZNJV/1/monografia___mayana_pimenta___rev_7_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VZNJV/2/monografia___mayana_pimenta___rev_7_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 27a3ba222ccc828a05a1c155ae5c1da5
f1ef0ba0356856a7a895565ad5f7b965
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589371012579328