Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BQCE |
Resumo: | Esta pesquisa analisa como práticas de numeramento podem ser constituídas e mobilizadas em livros didáticos de Matemática voltados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Selecionamos para análise a coleção Viver, Aprender Educação de Jovens e Adultos 2º segmento do Ensino Fundamental da Editora Global (especificamente os livros Matemática e Fatos do Cotidiano, volumes I e II) e focalizamos a abordagem dos números racionais, destacando os exercícios que buscam levar os alunos à compreensão desse conjunto numérico. Para discutir as oportunidades de constituição de práticas de numeramento para além da identificação de estratégias que promovem a aquisição de habilidades, procuramos estabelecer uma interlocução entre autores que contemplam reflexões sobre letramento e numeramento e os que discutem as especificidades da relação dos alunos e das alunas da Educação de Jovens e Adultos com o conhecimento matemático e, também, com aqueles que contemplam as peculiaridades do ensino dos números racionais na educação básica. Na análise que nesta dissertação empreendemos, focalizamos práticas de numeramento relacionadas à Comunicação por meio da matemática. |
id |
UFMG_94f787b3d061ce4ebc537225ed414d5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-87BQCE |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria da Conceicao F Reis FonsecaVera Maria Masagão RibeiroPlinio Cavalcanti MoreiraPaula Resende Adelino2019-08-14T16:19:39Z2019-08-14T16:19:39Z2009-08-24http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BQCEEsta pesquisa analisa como práticas de numeramento podem ser constituídas e mobilizadas em livros didáticos de Matemática voltados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Selecionamos para análise a coleção Viver, Aprender Educação de Jovens e Adultos 2º segmento do Ensino Fundamental da Editora Global (especificamente os livros Matemática e Fatos do Cotidiano, volumes I e II) e focalizamos a abordagem dos números racionais, destacando os exercícios que buscam levar os alunos à compreensão desse conjunto numérico. Para discutir as oportunidades de constituição de práticas de numeramento para além da identificação de estratégias que promovem a aquisição de habilidades, procuramos estabelecer uma interlocução entre autores que contemplam reflexões sobre letramento e numeramento e os que discutem as especificidades da relação dos alunos e das alunas da Educação de Jovens e Adultos com o conhecimento matemático e, também, com aqueles que contemplam as peculiaridades do ensino dos números racionais na educação básica. Na análise que nesta dissertação empreendemos, focalizamos práticas de numeramento relacionadas à Comunicação por meio da matemática.This research examines how numeracy practices can be constituted and deployed in the Mathematics textbooks toward the Youth and Adults Education (EJA). We selected the book collection Living, Learning - Education for Youth and Adults - 2nd segment of Fundamental School of Global Publisher (specifically the books: Mathematics and Facts of Life, Volumes I and II) and focused our approach on rational numbers, by analyzing the exercises that seek to make students understand this set of numbers. In order to discuss the opportunities to set up numeracy practices beyond the identification of strategies that promote the acquisition of skills, we tried to establish a dialogue among authors that include reflections on literacy and numeracy, the ones who discuss the specificities of the relationship of male and female students (in the Education for Youth and Adults program) with mathematical knowledge and also those authors who contemplate the peculiarities of teaching rational numbers in basic education. In the analysis undertaken in this dissertation, we focused numeracy practices related to Communication through mathematics.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNúmeros racionais Estudo e ensinoLivros didáticosMatemática Estudo e ensinoEducaçãoEducação de adultospráticas de numeramentolivros didáticosEducação matemática de jovens e adultosnúmeros racionaisPráticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpaginasiniciaispaularesendeadelino.pdfapplication/pdf169805https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/1/paginasiniciaispaularesendeadelino.pdf1db99034617b8fb946f449121846bc33MD51textocompletopaularesendeadelino.pdfapplication/pdf2754585https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/2/textocompletopaularesendeadelino.pdfe49bba77e067060ef4fe42679f36c48dMD52anexospaularesendeadelino.pdfapplication/pdf646737https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/3/anexospaularesendeadelino.pdfbe8a82d207acf9696b7dc357b7e05fceMD53TEXTpaginasiniciaispaularesendeadelino.pdf.txtpaginasiniciaispaularesendeadelino.pdf.txtExtracted texttext/plain18097https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/4/paginasiniciaispaularesendeadelino.pdf.txt885d09125130c0e2e9778c4393dbeb6aMD54textocompletopaularesendeadelino.pdf.txttextocompletopaularesendeadelino.pdf.txtExtracted texttext/plain261716https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/5/textocompletopaularesendeadelino.pdf.txt2890ba510511d509bccf3238976e849dMD55anexospaularesendeadelino.pdf.txtanexospaularesendeadelino.pdf.txtExtracted texttext/plain7193https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/6/anexospaularesendeadelino.pdf.txt0c481e97af3963a64e45bd408e444630MD561843/FAEC-87BQCE2019-11-14 12:22:38.037oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-87BQCERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:22:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos |
title |
Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos Paula Resende Adelino práticas de numeramento livros didáticos Educação matemática de jovens e adultos números racionais Números racionais Estudo e ensino Livros didáticos Matemática Estudo e ensino Educação Educação de adultos |
title_short |
Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos |
title_full |
Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos |
title_sort |
Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos |
author |
Paula Resende Adelino |
author_facet |
Paula Resende Adelino |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria da Conceicao F Reis Fonseca |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Vera Maria Masagão Ribeiro |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Plinio Cavalcanti Moreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula Resende Adelino |
contributor_str_mv |
Maria da Conceicao F Reis Fonseca Vera Maria Masagão Ribeiro Plinio Cavalcanti Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
práticas de numeramento livros didáticos Educação matemática de jovens e adultos números racionais |
topic |
práticas de numeramento livros didáticos Educação matemática de jovens e adultos números racionais Números racionais Estudo e ensino Livros didáticos Matemática Estudo e ensino Educação Educação de adultos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Números racionais Estudo e ensino Livros didáticos Matemática Estudo e ensino Educação Educação de adultos |
description |
Esta pesquisa analisa como práticas de numeramento podem ser constituídas e mobilizadas em livros didáticos de Matemática voltados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Selecionamos para análise a coleção Viver, Aprender Educação de Jovens e Adultos 2º segmento do Ensino Fundamental da Editora Global (especificamente os livros Matemática e Fatos do Cotidiano, volumes I e II) e focalizamos a abordagem dos números racionais, destacando os exercícios que buscam levar os alunos à compreensão desse conjunto numérico. Para discutir as oportunidades de constituição de práticas de numeramento para além da identificação de estratégias que promovem a aquisição de habilidades, procuramos estabelecer uma interlocução entre autores que contemplam reflexões sobre letramento e numeramento e os que discutem as especificidades da relação dos alunos e das alunas da Educação de Jovens e Adultos com o conhecimento matemático e, também, com aqueles que contemplam as peculiaridades do ensino dos números racionais na educação básica. Na análise que nesta dissertação empreendemos, focalizamos práticas de numeramento relacionadas à Comunicação por meio da matemática. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T16:19:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T16:19:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BQCE |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BQCE |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/1/paginasiniciaispaularesendeadelino.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/2/textocompletopaularesendeadelino.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/3/anexospaularesendeadelino.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/4/paginasiniciaispaularesendeadelino.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/5/textocompletopaularesendeadelino.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/6/anexospaularesendeadelino.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1db99034617b8fb946f449121846bc33 e49bba77e067060ef4fe42679f36c48d be8a82d207acf9696b7dc357b7e05fce 885d09125130c0e2e9778c4393dbeb6a 2890ba510511d509bccf3238976e849d 0c481e97af3963a64e45bd408e444630 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676873291268096 |