Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Resende Adelino
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BQCE
Resumo: Esta pesquisa analisa como práticas de numeramento podem ser constituídas e mobilizadas em livros didáticos de Matemática voltados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Selecionamos para análise a coleção Viver, Aprender Educação de Jovens e Adultos 2º segmento do Ensino Fundamental da Editora Global (especificamente os livros Matemática e Fatos do Cotidiano, volumes I e II) e focalizamos a abordagem dos números racionais, destacando os exercícios que buscam levar os alunos à compreensão desse conjunto numérico. Para discutir as oportunidades de constituição de práticas de numeramento para além da identificação de estratégias que promovem a aquisição de habilidades, procuramos estabelecer uma interlocução entre autores que contemplam reflexões sobre letramento e numeramento e os que discutem as especificidades da relação dos alunos e das alunas da Educação de Jovens e Adultos com o conhecimento matemático e, também, com aqueles que contemplam as peculiaridades do ensino dos números racionais na educação básica. Na análise que nesta dissertação empreendemos, focalizamos práticas de numeramento relacionadas à Comunicação por meio da matemática.
id UFMG_94f787b3d061ce4ebc537225ed414d5d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-87BQCE
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria da Conceicao F Reis FonsecaVera Maria Masagão RibeiroPlinio Cavalcanti MoreiraPaula Resende Adelino2019-08-14T16:19:39Z2019-08-14T16:19:39Z2009-08-24http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BQCEEsta pesquisa analisa como práticas de numeramento podem ser constituídas e mobilizadas em livros didáticos de Matemática voltados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Selecionamos para análise a coleção Viver, Aprender Educação de Jovens e Adultos 2º segmento do Ensino Fundamental da Editora Global (especificamente os livros Matemática e Fatos do Cotidiano, volumes I e II) e focalizamos a abordagem dos números racionais, destacando os exercícios que buscam levar os alunos à compreensão desse conjunto numérico. Para discutir as oportunidades de constituição de práticas de numeramento para além da identificação de estratégias que promovem a aquisição de habilidades, procuramos estabelecer uma interlocução entre autores que contemplam reflexões sobre letramento e numeramento e os que discutem as especificidades da relação dos alunos e das alunas da Educação de Jovens e Adultos com o conhecimento matemático e, também, com aqueles que contemplam as peculiaridades do ensino dos números racionais na educação básica. Na análise que nesta dissertação empreendemos, focalizamos práticas de numeramento relacionadas à Comunicação por meio da matemática.This research examines how numeracy practices can be constituted and deployed in the Mathematics textbooks toward the Youth and Adults Education (EJA). We selected the book collection Living, Learning - Education for Youth and Adults - 2nd segment of Fundamental School of Global Publisher (specifically the books: Mathematics and Facts of Life, Volumes I and II) and focused our approach on rational numbers, by analyzing the exercises that seek to make students understand this set of numbers. In order to discuss the opportunities to set up numeracy practices beyond the identification of strategies that promote the acquisition of skills, we tried to establish a dialogue among authors that include reflections on literacy and numeracy, the ones who discuss the specificities of the relationship of male and female students (in the Education for Youth and Adults program) with mathematical knowledge and also those authors who contemplate the peculiarities of teaching rational numbers in basic education. In the analysis undertaken in this dissertation, we focused numeracy practices related to Communication through mathematics.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNúmeros racionais Estudo e ensinoLivros didáticosMatemática Estudo e ensinoEducaçãoEducação de adultospráticas de numeramentolivros didáticosEducação matemática de jovens e adultosnúmeros racionaisPráticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpaginasiniciaispaularesendeadelino.pdfapplication/pdf169805https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/1/paginasiniciaispaularesendeadelino.pdf1db99034617b8fb946f449121846bc33MD51textocompletopaularesendeadelino.pdfapplication/pdf2754585https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/2/textocompletopaularesendeadelino.pdfe49bba77e067060ef4fe42679f36c48dMD52anexospaularesendeadelino.pdfapplication/pdf646737https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/3/anexospaularesendeadelino.pdfbe8a82d207acf9696b7dc357b7e05fceMD53TEXTpaginasiniciaispaularesendeadelino.pdf.txtpaginasiniciaispaularesendeadelino.pdf.txtExtracted texttext/plain18097https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/4/paginasiniciaispaularesendeadelino.pdf.txt885d09125130c0e2e9778c4393dbeb6aMD54textocompletopaularesendeadelino.pdf.txttextocompletopaularesendeadelino.pdf.txtExtracted texttext/plain261716https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/5/textocompletopaularesendeadelino.pdf.txt2890ba510511d509bccf3238976e849dMD55anexospaularesendeadelino.pdf.txtanexospaularesendeadelino.pdf.txtExtracted texttext/plain7193https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/6/anexospaularesendeadelino.pdf.txt0c481e97af3963a64e45bd408e444630MD561843/FAEC-87BQCE2019-11-14 12:22:38.037oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-87BQCERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:22:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos
title Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos
spellingShingle Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos
Paula Resende Adelino
práticas de numeramento
livros didáticos
Educação matemática de jovens e adultos
números racionais
Números racionais Estudo e ensino
Livros didáticos
Matemática Estudo e ensino
Educação
Educação de adultos
title_short Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos
title_full Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos
title_fullStr Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos
title_sort Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos
author Paula Resende Adelino
author_facet Paula Resende Adelino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria da Conceicao F Reis Fonseca
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vera Maria Masagão Ribeiro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Plinio Cavalcanti Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula Resende Adelino
contributor_str_mv Maria da Conceicao F Reis Fonseca
Vera Maria Masagão Ribeiro
Plinio Cavalcanti Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv práticas de numeramento
livros didáticos
Educação matemática de jovens e adultos
números racionais
topic práticas de numeramento
livros didáticos
Educação matemática de jovens e adultos
números racionais
Números racionais Estudo e ensino
Livros didáticos
Matemática Estudo e ensino
Educação
Educação de adultos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Números racionais Estudo e ensino
Livros didáticos
Matemática Estudo e ensino
Educação
Educação de adultos
description Esta pesquisa analisa como práticas de numeramento podem ser constituídas e mobilizadas em livros didáticos de Matemática voltados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Selecionamos para análise a coleção Viver, Aprender Educação de Jovens e Adultos 2º segmento do Ensino Fundamental da Editora Global (especificamente os livros Matemática e Fatos do Cotidiano, volumes I e II) e focalizamos a abordagem dos números racionais, destacando os exercícios que buscam levar os alunos à compreensão desse conjunto numérico. Para discutir as oportunidades de constituição de práticas de numeramento para além da identificação de estratégias que promovem a aquisição de habilidades, procuramos estabelecer uma interlocução entre autores que contemplam reflexões sobre letramento e numeramento e os que discutem as especificidades da relação dos alunos e das alunas da Educação de Jovens e Adultos com o conhecimento matemático e, também, com aqueles que contemplam as peculiaridades do ensino dos números racionais na educação básica. Na análise que nesta dissertação empreendemos, focalizamos práticas de numeramento relacionadas à Comunicação por meio da matemática.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T16:19:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T16:19:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BQCE
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BQCE
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/1/paginasiniciaispaularesendeadelino.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/2/textocompletopaularesendeadelino.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/3/anexospaularesendeadelino.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/4/paginasiniciaispaularesendeadelino.pdf.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/5/textocompletopaularesendeadelino.pdf.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BQCE/6/anexospaularesendeadelino.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1db99034617b8fb946f449121846bc33
e49bba77e067060ef4fe42679f36c48d
be8a82d207acf9696b7dc357b7e05fce
885d09125130c0e2e9778c4393dbeb6a
2890ba510511d509bccf3238976e849d
0c481e97af3963a64e45bd408e444630
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676873291268096