Criança especial na Educação Infantil: estudo de caso Paralisia Cerebral Triplegia Mista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mércia Azevedo Viegas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRNSZ
Resumo: O presente trabalho visa analisar o processo de aprendizagem e desenvolvimento de uma criança com diagnóstico Deficiência Física: Paralisia Cerebral Triplegia Mista, junto a seus pares na turma de 3 a 4 anos do ensino regular da Educação Infantil. Para tanto, foi realizado uma coleta de dados do cotidiano da criança B., com base na metodologia de estudo de caso, no decorrer de sua permanência em uma das Unidades Municipais de Educação Infantil da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Como parte do estudo de caso, foi realizada uma pesquisa através da aplicação de um questionário que avaliou a opinião dos pais da criança B, da estagiária, da educadora de apoio e da coordenação sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Os resultados demonstraram que a avaliação feita pela educadora e pela coordenadora, em relação ao desenvolvimento e aprendizagem da criança B., registraram a evolução da criança nos aspectos cognitivo, motor e social, uma vez que não encontraram dificuldades para realizar atividades apropriadas à faixa etária, tanto com a criança B., como com seus pares. Os dados colhidos com os pais revelam a crença de que o fato de estar em uma escola regular, junto com seus pares, contribui para que a criança B. tenha uma percepção do mundo e que proporciona a quebra de barreiras contra o preconceito, pois, a criança com deficiência tem oportunidade de acesso a tudo: alfabetização, teatro, passeios e brincadeiras. No que se refere ao desenvolvimento cognitivo, os dados da observação registraram que a criança B. apresentou avanços na linguagem e raciocínio; e nos aspectos motores revela que vem adquirindo força muscular. O trabalho de pesquisa/intervenção possibilitou compreender que, no processo de ensino-aprendizagem, todos estão incluídos: aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre essas pessoas.
id UFMG_94f9b808516153598497645fee9dd07f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NRNSZ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Regina Celia Passos Ribeiro de CamposLivia Maria Fraga VieiraMércia Azevedo Viegas2019-08-14T09:20:56Z2019-08-14T09:20:56Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRNSZO presente trabalho visa analisar o processo de aprendizagem e desenvolvimento de uma criança com diagnóstico Deficiência Física: Paralisia Cerebral Triplegia Mista, junto a seus pares na turma de 3 a 4 anos do ensino regular da Educação Infantil. Para tanto, foi realizado uma coleta de dados do cotidiano da criança B., com base na metodologia de estudo de caso, no decorrer de sua permanência em uma das Unidades Municipais de Educação Infantil da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Como parte do estudo de caso, foi realizada uma pesquisa através da aplicação de um questionário que avaliou a opinião dos pais da criança B, da estagiária, da educadora de apoio e da coordenação sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Os resultados demonstraram que a avaliação feita pela educadora e pela coordenadora, em relação ao desenvolvimento e aprendizagem da criança B., registraram a evolução da criança nos aspectos cognitivo, motor e social, uma vez que não encontraram dificuldades para realizar atividades apropriadas à faixa etária, tanto com a criança B., como com seus pares. Os dados colhidos com os pais revelam a crença de que o fato de estar em uma escola regular, junto com seus pares, contribui para que a criança B. tenha uma percepção do mundo e que proporciona a quebra de barreiras contra o preconceito, pois, a criança com deficiência tem oportunidade de acesso a tudo: alfabetização, teatro, passeios e brincadeiras. No que se refere ao desenvolvimento cognitivo, os dados da observação registraram que a criança B. apresentou avanços na linguagem e raciocínio; e nos aspectos motores revela que vem adquirindo força muscular. O trabalho de pesquisa/intervenção possibilitou compreender que, no processo de ensino-aprendizagem, todos estão incluídos: aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre essas pessoas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGParalisia cerebral  Aspectos sociaisEducação inclusivaEducação InfantilDesenvolvimentoAprendizagemParalisia Cerebral Triplegia MistaCriança especial na Educação Infantil: estudo de caso Paralisia Cerebral Triplegia Mistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcrian_a_especial_na_educa_ao_infantil.pdfapplication/pdf1156419https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NRNSZ/1/crian_a_especial_na_educa_ao_infantil.pdf17b8c4fed01edb99cc222ada8b42c565MD51TEXTcrian_a_especial_na_educa_ao_infantil.pdf.txtcrian_a_especial_na_educa_ao_infantil.pdf.txtExtracted texttext/plain111774https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NRNSZ/2/crian_a_especial_na_educa_ao_infantil.pdf.txt9e118d57d31dd62eb925a02bc5343b2bMD521843/VRNS-9NRNSZ2019-11-14 16:52:13.564oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NRNSZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:52:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criança especial na Educação Infantil: estudo de caso Paralisia Cerebral Triplegia Mista
title Criança especial na Educação Infantil: estudo de caso Paralisia Cerebral Triplegia Mista
spellingShingle Criança especial na Educação Infantil: estudo de caso Paralisia Cerebral Triplegia Mista
Mércia Azevedo Viegas
Educação Infantil
Desenvolvimento
Aprendizagem
Paralisia Cerebral Triplegia Mista
Paralisia cerebral  Aspectos sociais
Educação inclusiva
title_short Criança especial na Educação Infantil: estudo de caso Paralisia Cerebral Triplegia Mista
title_full Criança especial na Educação Infantil: estudo de caso Paralisia Cerebral Triplegia Mista
title_fullStr Criança especial na Educação Infantil: estudo de caso Paralisia Cerebral Triplegia Mista
title_full_unstemmed Criança especial na Educação Infantil: estudo de caso Paralisia Cerebral Triplegia Mista
title_sort Criança especial na Educação Infantil: estudo de caso Paralisia Cerebral Triplegia Mista
author Mércia Azevedo Viegas
author_facet Mércia Azevedo Viegas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Regina Celia Passos Ribeiro de Campos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Livia Maria Fraga Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Mércia Azevedo Viegas
contributor_str_mv Regina Celia Passos Ribeiro de Campos
Livia Maria Fraga Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Desenvolvimento
Aprendizagem
Paralisia Cerebral Triplegia Mista
topic Educação Infantil
Desenvolvimento
Aprendizagem
Paralisia Cerebral Triplegia Mista
Paralisia cerebral  Aspectos sociais
Educação inclusiva
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Paralisia cerebral  Aspectos sociais
Educação inclusiva
description O presente trabalho visa analisar o processo de aprendizagem e desenvolvimento de uma criança com diagnóstico Deficiência Física: Paralisia Cerebral Triplegia Mista, junto a seus pares na turma de 3 a 4 anos do ensino regular da Educação Infantil. Para tanto, foi realizado uma coleta de dados do cotidiano da criança B., com base na metodologia de estudo de caso, no decorrer de sua permanência em uma das Unidades Municipais de Educação Infantil da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Como parte do estudo de caso, foi realizada uma pesquisa através da aplicação de um questionário que avaliou a opinião dos pais da criança B, da estagiária, da educadora de apoio e da coordenação sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Os resultados demonstraram que a avaliação feita pela educadora e pela coordenadora, em relação ao desenvolvimento e aprendizagem da criança B., registraram a evolução da criança nos aspectos cognitivo, motor e social, uma vez que não encontraram dificuldades para realizar atividades apropriadas à faixa etária, tanto com a criança B., como com seus pares. Os dados colhidos com os pais revelam a crença de que o fato de estar em uma escola regular, junto com seus pares, contribui para que a criança B. tenha uma percepção do mundo e que proporciona a quebra de barreiras contra o preconceito, pois, a criança com deficiência tem oportunidade de acesso a tudo: alfabetização, teatro, passeios e brincadeiras. No que se refere ao desenvolvimento cognitivo, os dados da observação registraram que a criança B. apresentou avanços na linguagem e raciocínio; e nos aspectos motores revela que vem adquirindo força muscular. O trabalho de pesquisa/intervenção possibilitou compreender que, no processo de ensino-aprendizagem, todos estão incluídos: aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre essas pessoas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T09:20:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T09:20:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRNSZ
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRNSZ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NRNSZ/1/crian_a_especial_na_educa_ao_infantil.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NRNSZ/2/crian_a_especial_na_educa_ao_infantil.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 17b8c4fed01edb99cc222ada8b42c565
9e118d57d31dd62eb925a02bc5343b2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589453907755008