Criança especial na Educação Infantil: estudo de caso Paralisia Cerebral Triplegia Mista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRNSZ |
Resumo: | O presente trabalho visa analisar o processo de aprendizagem e desenvolvimento de uma criança com diagnóstico Deficiência Física: Paralisia Cerebral Triplegia Mista, junto a seus pares na turma de 3 a 4 anos do ensino regular da Educação Infantil. Para tanto, foi realizado uma coleta de dados do cotidiano da criança B., com base na metodologia de estudo de caso, no decorrer de sua permanência em uma das Unidades Municipais de Educação Infantil da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Como parte do estudo de caso, foi realizada uma pesquisa através da aplicação de um questionário que avaliou a opinião dos pais da criança B, da estagiária, da educadora de apoio e da coordenação sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Os resultados demonstraram que a avaliação feita pela educadora e pela coordenadora, em relação ao desenvolvimento e aprendizagem da criança B., registraram a evolução da criança nos aspectos cognitivo, motor e social, uma vez que não encontraram dificuldades para realizar atividades apropriadas à faixa etária, tanto com a criança B., como com seus pares. Os dados colhidos com os pais revelam a crença de que o fato de estar em uma escola regular, junto com seus pares, contribui para que a criança B. tenha uma percepção do mundo e que proporciona a quebra de barreiras contra o preconceito, pois, a criança com deficiência tem oportunidade de acesso a tudo: alfabetização, teatro, passeios e brincadeiras. No que se refere ao desenvolvimento cognitivo, os dados da observação registraram que a criança B. apresentou avanços na linguagem e raciocínio; e nos aspectos motores revela que vem adquirindo força muscular. O trabalho de pesquisa/intervenção possibilitou compreender que, no processo de ensino-aprendizagem, todos estão incluídos: aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre essas pessoas. |
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