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Maralice de Souza NevesDelaine Cafiero BicalhoMárcia Aparecida Amador MasciaNatalia Costa Leite2019-08-09T19:11:38Z2019-08-09T19:11:38Z2013-10-18http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9HSMBSA educação básica para jovens e adultos, no Brasil República, marcou lenta e tardiamente seu lugar na história dos processos democráticos do país. Percebemos que momentos históricos de intensa discussão e farto material a respeito do tema são intercalados por grandes Silenciamentos e escasso material. Ao levantarmos o históricodo projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) no país, percebemos que as decisões, direcionamentos e políticas públicas passaram por inúmeras rupturas e se mostraram inexoravelmente relacionadas aos interesses políticos de uma época. Ancorado nos pressupostos da Análise do Discurso Franco-Brasileira (ADF), esse trabalho tem comoobjetivo analisar os efeitos de sentido mobilizados pelos professores sobre o projeto EJA, o lugar da língua estrangeira no projeto e ainda sobre seus alunos, levando em consideração a constituição heterogênea de todos os discursos. Para tanto, faz-se necessário retomar algumas representações corporificadas nos dizeres dessesprofessores. Assim como qualquer sujeito, eles mediam suas relações de mundo através da linguagem, constituindo-a e sendo por ela constituídos. Logo, é justamente nos enunciados construídos por eles que se pretende reconhecer suas posições discursivas.Sem perder de vista que toda discursividade se dá a partir da retomada de um já-dito, algo se repete e filia o sujeito a um recorte de significação. Após breve panorama das condições de produção do discurso sobre a EJA, apresentamos nosso corpus, seguido de análise. Em nosso exercício analítico, utilizamos a noção de ressonância discursiva, ouem outras palavras, marcas linguísticas que se repetem para determinar a representação de um sentido dominante. Essa noção foi produtiva em nosso trabalho para nos permitir identificar Formações Discursivas (FD), isto é, as regularidades enunciativas dentro docampo de saber em questão. Assim, lembrando que a noção de FD é fluida, mutável e sujeita à dispersão depreendemos, nos dizeres dos professores, representações que se relacionavam ao seu trabalho dentro do projeto EJA. Em diversos desses dizeres, pudemos observar a emergência de duas FDs, que denominamos (1) FormaçãoDiscursiva do Conformismo e (2) Formação Discursiva da Ruptura. Em nossas análises, pinçamos diversos significantes que caracterizaram a EJA como um espaço residual, menor ou periférico, e assim, contribuíram para reverberar sentidos conformados pelahistória e materializados na superfície linguística. Nomeamos essas regularidades linguísticas como FD do Conformismo. Já a FD da Ruptura sinalizou um corte nesses sentidos (pre)vistos e apontou para a possibilidade da descoberta perante o aluno, abrindo caminho para o encontro com a surpresa e para a produção de outros (não)saberes e novas/outras memórias.The basic education for young and adults in the Republic of Brazil has slowly and belatedly marked its place in the history of democratic processes in the country. We noticed that historical moments of intense discussion and abundant material on the subject are interspersed by grand silencing and scarce materials. By studying the history of the project Education for Young and Adults (EJA, in Portuguese) in thecountry, we realize that the decisions, directions and public policies went through numerous ruptures and became inexorably connected to political interests of an era.Anchored on the assumptions of the French-Brazilian Discourse Analysis (ADF, in Portuguese), this study aims to analyze the effects of meaning mobilized by teachers on the project EJA, the place of the foreign language in the project and also their students, taking into account the heterogeneous structure of all discourse. Therefore, it isnecessary to reproduce some representations embodied in the words of these teachers.The teacher, like any subject, mediates his/her world relations through language, forming it and also being formed by it; thus it is precisely in such statements constructed by such subjects that we intend to recognize their discursive positions.Without losing sight of the fact that the whole discursivity starts from the resumption of something which has already been said, something repeats itself and joins the subject to a signification. After a brief overview of the conditions of production of the discourseon EJA, we present our corpus followed by our analysis. In our analysis, we used the notion of discursive resonance, or in other words, linguistic marks that are repeated to determine the representation of a dominant sense. This notion was productive in our work to enable us to identify Discursive Formations (DF), that is, the enunciativeregularities within the field of knowledge concerned. Thus, recalling that the notion of DF is fluid, changeable and subject to dispersion, we surmised from the words of teachers representations that were related to their work within the project EJA and in many of these sayings we have seen the emergence of two DFs we call (1) DiscursiveFormation of Conformity and (2) Discursive Formation of Rupture. In our analysis, we gathered several signifiers that characterized the EJA as a residual space, smaller or peripheral, and thus contributed to reverberate meanings constructed by history and materialized on the linguistic surface. We named these linguistic regularities as DF ofConformity. On the other hand, the DF of Rupture has signaled a break in these (fore)seen directions and pointed to the possibility of discovery to the student, paving the way for the meeting with the surprise and for the production of other (non) knowledge and new/other memories.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua inglesa Métodos de ensinoLingüística aplicadaLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosProfessores FormaçãoLíngua inglesa Análise do discursoEducação de adultosRepresentação (Psicanálise)PsicanáliseRepresentaçõesAnálise do DiscursoEducação de Jovens e AdultosEnsino de Língua InglesaEntre o conformismo e a ruptura: posicionamentos discursivos de professores de língua estrangeira em educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_final.pdfapplication/pdf755157https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9HSMBS/1/dissertacao_final.pdf857d1edf446cc4f3f9b6262ff0e71122MD51TEXTdissertacao_final.pdf.txtdissertacao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain304046https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9HSMBS/2/dissertacao_final.pdf.txt3a6152f8fa5c714f335c12e218052521MD521843/MGSS-9HSMBS2019-11-14 04:37:39.359oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9HSMBSRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:37:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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