Um estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/65404 |
Resumo: | Este estudo pretende compor um panorama do samba urbano soteropolitano a partir da trajetória de vida de mestres da Velha Guarda, mapeando territórios, momentos históricos relevantes e identificando os principais desafios enfrentados na atualidade. Apresentando uma revisão de literatura à luz de conceitos como epistemicídio musical e quilombismo, proponho uma reflexão crítica sobre o apagamento da memória do samba urbano soteropolitano na historiografia, analisando seus impactos migratórios e circuitos de circulação na diáspora Bahia-Rio-Bahia. Ao retornar à Bahia na condição de um produto de mercado, o samba se legitima como possibilidade de inserção política e cultural das classes subalternizadas, prestando-se à insurgência de movimentos negros organizados contra setores dominantes. A pesquisa revelou o forte caráter de resistência do samba urbano soteropolitano e a luta enfrentada por seus agentes face a modelos predatórios de mídia e mercado, evidenciando como sambistas veteranos experimentam discriminações geracionais que culminam na ausência de políticas públicas afirmativas e inclusivas. Esta dissertação contribui para a valorização do samba urbano soteropolitano e seus mestres, demonstrando sua pluralidade de subgêneros e sua vivacidade. Mesmo após tantos embates políticos na luta pela conquista dos direitos das populações negro-periféricas, o que se percebe é como a indústria cultural e os meios de comunicação de massa insistem em invisibilizar o samba produzido na Bahia, face ao poderio econômico e organizacional dos agentes do eixo Rio-São Paulo e a imposição de sua própria produção ao mercado brasileiro. |
id |
UFMG_95e8a9db1722ada7b1ad5085edf52307 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/65404 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosângela Pereira de Tugnyhttp://lattes.cnpq.br/8693017792087928Angela Elisabeth LühningLuciana PrassHelena Lopes da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9461605123679654Welissa Lopes Saliba Maia Carvalho2024-03-06T21:38:37Z2024-03-06T21:38:37Z2023-06-30http://hdl.handle.net/1843/65404Este estudo pretende compor um panorama do samba urbano soteropolitano a partir da trajetória de vida de mestres da Velha Guarda, mapeando territórios, momentos históricos relevantes e identificando os principais desafios enfrentados na atualidade. Apresentando uma revisão de literatura à luz de conceitos como epistemicídio musical e quilombismo, proponho uma reflexão crítica sobre o apagamento da memória do samba urbano soteropolitano na historiografia, analisando seus impactos migratórios e circuitos de circulação na diáspora Bahia-Rio-Bahia. Ao retornar à Bahia na condição de um produto de mercado, o samba se legitima como possibilidade de inserção política e cultural das classes subalternizadas, prestando-se à insurgência de movimentos negros organizados contra setores dominantes. A pesquisa revelou o forte caráter de resistência do samba urbano soteropolitano e a luta enfrentada por seus agentes face a modelos predatórios de mídia e mercado, evidenciando como sambistas veteranos experimentam discriminações geracionais que culminam na ausência de políticas públicas afirmativas e inclusivas. Esta dissertação contribui para a valorização do samba urbano soteropolitano e seus mestres, demonstrando sua pluralidade de subgêneros e sua vivacidade. Mesmo após tantos embates políticos na luta pela conquista dos direitos das populações negro-periféricas, o que se percebe é como a indústria cultural e os meios de comunicação de massa insistem em invisibilizar o samba produzido na Bahia, face ao poderio econômico e organizacional dos agentes do eixo Rio-São Paulo e a imposição de sua própria produção ao mercado brasileiro.This study aims to compose a panorama of urban samba in Salvador based on the life trajectories of the Velha Guarda masters, mapping territories, relevant historical moments and identifying the main challenges they face today. Presenting a literature review in the light of concepts such as musical epistemicide and quilombism, I propose a critical reflection on the erasure of the memory of urban samba in historiography, analyzing its migratory impacts and circuits of circulation in the Bahia-Rio-Bahia diaspora. By returning to Bahia as a market product, samba legitimizes itself as a possibility for the political and cultural insertion of the subaltern classes, lending itself to the insurgency of organized black movements against dominant sectors. The research revealed the strong character of resistance of urban samba in Salvador and the struggle faced by its agents in the face of predatory media and market models, highlighting how veteran samba musicians experience generational discrimination that culminates in the absence of affirmative and inclusive public policies. This dissertation contributes to the appreciation of urban samba in Salvador and its masters, demonstrating its plurality of subgenres and its vivacity. Even after so many political clashes in the struggle to win the rights of black peripheral populations, what we see is how the cultural industry and the mass media insist on making the samba produced in Bahia invisible, in the face of the economic and organizational power of agents from the Rio-São Paulo axis and the imposition of their own production on the Brazilian market.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICASamba - Salvador (BA)Sambistas - Salvador (BA)Etnomusicologiasamba da Bahiamúsica popularetnografia históricaepistemicídio musicaletnomusicologia engajadaUm estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALWelissa_DISSERTAÇÃO (versão final)_UFMG.pdfWelissa_DISSERTAÇÃO (versão final)_UFMG.pdfapplication/pdf11187528https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/65404/1/Welissa_DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%28vers%c3%a3o%20final%29_UFMG.pdfccfe681e51c631b6afca56778ec1a2f5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/65404/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/654042024-03-06 18:38:38.078oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-03-06T21:38:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitana |
title |
Um estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitana |
spellingShingle |
Um estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitana Welissa Lopes Saliba Maia Carvalho samba da Bahia música popular etnografia histórica epistemicídio musical etnomusicologia engajada Samba - Salvador (BA) Sambistas - Salvador (BA) Etnomusicologia |
title_short |
Um estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitana |
title_full |
Um estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitana |
title_fullStr |
Um estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitana |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitana |
title_sort |
Um estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitana |
author |
Welissa Lopes Saliba Maia Carvalho |
author_facet |
Welissa Lopes Saliba Maia Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosângela Pereira de Tugny |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8693017792087928 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Angela Elisabeth Lühning |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Luciana Prass |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Helena Lopes da Silva |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9461605123679654 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Welissa Lopes Saliba Maia Carvalho |
contributor_str_mv |
Rosângela Pereira de Tugny Angela Elisabeth Lühning Luciana Prass Helena Lopes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
samba da Bahia música popular etnografia histórica epistemicídio musical etnomusicologia engajada |
topic |
samba da Bahia música popular etnografia histórica epistemicídio musical etnomusicologia engajada Samba - Salvador (BA) Sambistas - Salvador (BA) Etnomusicologia |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Samba - Salvador (BA) Sambistas - Salvador (BA) Etnomusicologia |
description |
Este estudo pretende compor um panorama do samba urbano soteropolitano a partir da trajetória de vida de mestres da Velha Guarda, mapeando territórios, momentos históricos relevantes e identificando os principais desafios enfrentados na atualidade. Apresentando uma revisão de literatura à luz de conceitos como epistemicídio musical e quilombismo, proponho uma reflexão crítica sobre o apagamento da memória do samba urbano soteropolitano na historiografia, analisando seus impactos migratórios e circuitos de circulação na diáspora Bahia-Rio-Bahia. Ao retornar à Bahia na condição de um produto de mercado, o samba se legitima como possibilidade de inserção política e cultural das classes subalternizadas, prestando-se à insurgência de movimentos negros organizados contra setores dominantes. A pesquisa revelou o forte caráter de resistência do samba urbano soteropolitano e a luta enfrentada por seus agentes face a modelos predatórios de mídia e mercado, evidenciando como sambistas veteranos experimentam discriminações geracionais que culminam na ausência de políticas públicas afirmativas e inclusivas. Esta dissertação contribui para a valorização do samba urbano soteropolitano e seus mestres, demonstrando sua pluralidade de subgêneros e sua vivacidade. Mesmo após tantos embates políticos na luta pela conquista dos direitos das populações negro-periféricas, o que se percebe é como a indústria cultural e os meios de comunicação de massa insistem em invisibilizar o samba produzido na Bahia, face ao poderio econômico e organizacional dos agentes do eixo Rio-São Paulo e a imposição de sua própria produção ao mercado brasileiro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-06T21:38:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-06T21:38:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/65404 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/65404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/65404/1/Welissa_DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%28vers%c3%a3o%20final%29_UFMG.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/65404/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ccfe681e51c631b6afca56778ec1a2f5 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589321817587712 |