Um estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Welissa Lopes Saliba Maia Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/65404
Resumo: Este estudo pretende compor um panorama do samba urbano soteropolitano a partir da trajetória de vida de mestres da Velha Guarda, mapeando territórios, momentos históricos relevantes e identificando os principais desafios enfrentados na atualidade. Apresentando uma revisão de literatura à luz de conceitos como epistemicídio musical e quilombismo, proponho uma reflexão crítica sobre o apagamento da memória do samba urbano soteropolitano na historiografia, analisando seus impactos migratórios e circuitos de circulação na diáspora Bahia-Rio-Bahia. Ao retornar à Bahia na condição de um produto de mercado, o samba se legitima como possibilidade de inserção política e cultural das classes subalternizadas, prestando-se à insurgência de movimentos negros organizados contra setores dominantes. A pesquisa revelou o forte caráter de resistência do samba urbano soteropolitano e a luta enfrentada por seus agentes face a modelos predatórios de mídia e mercado, evidenciando como sambistas veteranos experimentam discriminações geracionais que culminam na ausência de políticas públicas afirmativas e inclusivas. Esta dissertação contribui para a valorização do samba urbano soteropolitano e seus mestres, demonstrando sua pluralidade de subgêneros e sua vivacidade. Mesmo após tantos embates políticos na luta pela conquista dos direitos das populações negro-periféricas, o que se percebe é como a indústria cultural e os meios de comunicação de massa insistem em invisibilizar o samba produzido na Bahia, face ao poderio econômico e organizacional dos agentes do eixo Rio-São Paulo e a imposição de sua própria produção ao mercado brasileiro.
id UFMG_95e8a9db1722ada7b1ad5085edf52307
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/65404
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rosângela Pereira de Tugnyhttp://lattes.cnpq.br/8693017792087928Angela Elisabeth LühningLuciana PrassHelena Lopes da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9461605123679654Welissa Lopes Saliba Maia Carvalho2024-03-06T21:38:37Z2024-03-06T21:38:37Z2023-06-30http://hdl.handle.net/1843/65404Este estudo pretende compor um panorama do samba urbano soteropolitano a partir da trajetória de vida de mestres da Velha Guarda, mapeando territórios, momentos históricos relevantes e identificando os principais desafios enfrentados na atualidade. Apresentando uma revisão de literatura à luz de conceitos como epistemicídio musical e quilombismo, proponho uma reflexão crítica sobre o apagamento da memória do samba urbano soteropolitano na historiografia, analisando seus impactos migratórios e circuitos de circulação na diáspora Bahia-Rio-Bahia. Ao retornar à Bahia na condição de um produto de mercado, o samba se legitima como possibilidade de inserção política e cultural das classes subalternizadas, prestando-se à insurgência de movimentos negros organizados contra setores dominantes. A pesquisa revelou o forte caráter de resistência do samba urbano soteropolitano e a luta enfrentada por seus agentes face a modelos predatórios de mídia e mercado, evidenciando como sambistas veteranos experimentam discriminações geracionais que culminam na ausência de políticas públicas afirmativas e inclusivas. Esta dissertação contribui para a valorização do samba urbano soteropolitano e seus mestres, demonstrando sua pluralidade de subgêneros e sua vivacidade. Mesmo após tantos embates políticos na luta pela conquista dos direitos das populações negro-periféricas, o que se percebe é como a indústria cultural e os meios de comunicação de massa insistem em invisibilizar o samba produzido na Bahia, face ao poderio econômico e organizacional dos agentes do eixo Rio-São Paulo e a imposição de sua própria produção ao mercado brasileiro.This study aims to compose a panorama of urban samba in Salvador based on the life trajectories of the Velha Guarda masters, mapping territories, relevant historical moments and identifying the main challenges they face today. Presenting a literature review in the light of concepts such as musical epistemicide and quilombism, I propose a critical reflection on the erasure of the memory of urban samba in historiography, analyzing its migratory impacts and circuits of circulation in the Bahia-Rio-Bahia diaspora. By returning to Bahia as a market product, samba legitimizes itself as a possibility for the political and cultural insertion of the subaltern classes, lending itself to the insurgency of organized black movements against dominant sectors. The research revealed the strong character of resistance of urban samba in Salvador and the struggle faced by its agents in the face of predatory media and market models, highlighting how veteran samba musicians experience generational discrimination that culminates in the absence of affirmative and inclusive public policies. This dissertation contributes to the appreciation of urban samba in Salvador and its masters, demonstrating its plurality of subgenres and its vivacity. Even after so many political clashes in the struggle to win the rights of black peripheral populations, what we see is how the cultural industry and the mass media insist on making the samba produced in Bahia invisible, in the face of the economic and organizational power of agents from the Rio-São Paulo axis and the imposition of their own production on the Brazilian market.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICASamba - Salvador (BA)Sambistas - Salvador (BA)Etnomusicologiasamba da Bahiamúsica popularetnografia históricaepistemicídio musicaletnomusicologia engajadaUm estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALWelissa_DISSERTAÇÃO (versão final)_UFMG.pdfWelissa_DISSERTAÇÃO (versão final)_UFMG.pdfapplication/pdf11187528https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/65404/1/Welissa_DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%28vers%c3%a3o%20final%29_UFMG.pdfccfe681e51c631b6afca56778ec1a2f5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/65404/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/654042024-03-06 18:38:38.078oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-03-06T21:38:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitana
title Um estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitana
spellingShingle Um estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitana
Welissa Lopes Saliba Maia Carvalho
samba da Bahia
música popular
etnografia histórica
epistemicídio musical
etnomusicologia engajada
Samba - Salvador (BA)
Sambistas - Salvador (BA)
Etnomusicologia
title_short Um estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitana
title_full Um estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitana
title_fullStr Um estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitana
title_full_unstemmed Um estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitana
title_sort Um estudo sobre o samba e os sambistas da velha guarda soteropolitana
author Welissa Lopes Saliba Maia Carvalho
author_facet Welissa Lopes Saliba Maia Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosângela Pereira de Tugny
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8693017792087928
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Angela Elisabeth Lühning
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luciana Prass
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Helena Lopes da Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9461605123679654
dc.contributor.author.fl_str_mv Welissa Lopes Saliba Maia Carvalho
contributor_str_mv Rosângela Pereira de Tugny
Angela Elisabeth Lühning
Luciana Prass
Helena Lopes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv samba da Bahia
música popular
etnografia histórica
epistemicídio musical
etnomusicologia engajada
topic samba da Bahia
música popular
etnografia histórica
epistemicídio musical
etnomusicologia engajada
Samba - Salvador (BA)
Sambistas - Salvador (BA)
Etnomusicologia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Samba - Salvador (BA)
Sambistas - Salvador (BA)
Etnomusicologia
description Este estudo pretende compor um panorama do samba urbano soteropolitano a partir da trajetória de vida de mestres da Velha Guarda, mapeando territórios, momentos históricos relevantes e identificando os principais desafios enfrentados na atualidade. Apresentando uma revisão de literatura à luz de conceitos como epistemicídio musical e quilombismo, proponho uma reflexão crítica sobre o apagamento da memória do samba urbano soteropolitano na historiografia, analisando seus impactos migratórios e circuitos de circulação na diáspora Bahia-Rio-Bahia. Ao retornar à Bahia na condição de um produto de mercado, o samba se legitima como possibilidade de inserção política e cultural das classes subalternizadas, prestando-se à insurgência de movimentos negros organizados contra setores dominantes. A pesquisa revelou o forte caráter de resistência do samba urbano soteropolitano e a luta enfrentada por seus agentes face a modelos predatórios de mídia e mercado, evidenciando como sambistas veteranos experimentam discriminações geracionais que culminam na ausência de políticas públicas afirmativas e inclusivas. Esta dissertação contribui para a valorização do samba urbano soteropolitano e seus mestres, demonstrando sua pluralidade de subgêneros e sua vivacidade. Mesmo após tantos embates políticos na luta pela conquista dos direitos das populações negro-periféricas, o que se percebe é como a indústria cultural e os meios de comunicação de massa insistem em invisibilizar o samba produzido na Bahia, face ao poderio econômico e organizacional dos agentes do eixo Rio-São Paulo e a imposição de sua própria produção ao mercado brasileiro.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-06T21:38:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-06T21:38:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/65404
url http://hdl.handle.net/1843/65404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/65404/1/Welissa_DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%28vers%c3%a3o%20final%29_UFMG.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/65404/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ccfe681e51c631b6afca56778ec1a2f5
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589321817587712