Elementos visuais na propaganda política: um estudo da resposta emocional de eleitores em diferentes cenários nos vídeos de campanha eleitoral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Magno Machado Dias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/33630
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral avaliar parâmetros qualitativos e quantitativos referentes à resposta emocional dos eleitores diante das alterações de cenário em vídeos de propaganda política e, ao mesmo tempo, avaliar se existe relação entre a resposta emocional aos vídeos de propaganda política, em cada cenário, e a orientação política e ao sistema de crenças desses eleitores. O experimento foi conduzido em laboratório e os eleitores que se submeteram ao experimento, tinham entre 17 e 60 anos, foram convidados por acessibilidade e eram alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da faculdade Senac Minas. O vídeo de propaganda política foi gravado em estúdio utilizando chroma key. Optamos por gravar com um ator como candidato. O texto da propaganda eleitoral foi redigido de forma genérica inserindo aleatoriamente palavras que compõem a agenda política de diferentes tendências. Inserimos digitalmente quatro cenários distintos no vídeo: um cujo fundo é completamente branco, outro simulando uma biblioteca, um com residências populares e, um outro com residências de luxo. As opiniões e imagens da face dos eleitores foram coletadas por meio de uma plataforma Web, desenvolvida, exclusivamente, para esse fim. As imagens gravadas dos eleitores foram analisadas pelo software FaceReader®. Em seguida, as medidas das intensidades da valência, arousal e das sete emoções básicas tiveram suas médias estatisticamente comparadas. O tratamento dos dados fez uso tanto análises multifatoriais quanto análises par a par das emoções. Os dados foram analisados em três dimensões: I) verificamos diferenças estatísticas entre a intensidade de emoções dentro de um mesmo cenário; II) verificamos diferenças estatísticas entre as emoções e opiniões diferentes e, III) verificamos diferenças estatísticas entre emoções comparadas em cenários diferentes. Encontramos diferenças estatísticas entre a intensidade das emoções em todas as dimensões em que os dados foram analisados. O trabalho permitiu a demonstração empirica de que, tal como acreditavam os profissionais da propaganda política, os cenários podem potencializar os efeitos emocionais desse tipo de propaganda.
id UFMG_95f5c56770c3b04451745ffa5c47ba2b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/33630
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Alberto Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/5736078976141563Angela Maria Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/8607054959110016http://lattes.cnpq.br/9450411173054440Carlos Magno Machado Dias2020-06-18T19:20:09Z2020-06-18T19:20:09Z2020-04-14http://hdl.handle.net/1843/33630Este trabalho tem como objetivo geral avaliar parâmetros qualitativos e quantitativos referentes à resposta emocional dos eleitores diante das alterações de cenário em vídeos de propaganda política e, ao mesmo tempo, avaliar se existe relação entre a resposta emocional aos vídeos de propaganda política, em cada cenário, e a orientação política e ao sistema de crenças desses eleitores. O experimento foi conduzido em laboratório e os eleitores que se submeteram ao experimento, tinham entre 17 e 60 anos, foram convidados por acessibilidade e eram alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da faculdade Senac Minas. O vídeo de propaganda política foi gravado em estúdio utilizando chroma key. Optamos por gravar com um ator como candidato. O texto da propaganda eleitoral foi redigido de forma genérica inserindo aleatoriamente palavras que compõem a agenda política de diferentes tendências. Inserimos digitalmente quatro cenários distintos no vídeo: um cujo fundo é completamente branco, outro simulando uma biblioteca, um com residências populares e, um outro com residências de luxo. As opiniões e imagens da face dos eleitores foram coletadas por meio de uma plataforma Web, desenvolvida, exclusivamente, para esse fim. As imagens gravadas dos eleitores foram analisadas pelo software FaceReader®. Em seguida, as medidas das intensidades da valência, arousal e das sete emoções básicas tiveram suas médias estatisticamente comparadas. O tratamento dos dados fez uso tanto análises multifatoriais quanto análises par a par das emoções. Os dados foram analisados em três dimensões: I) verificamos diferenças estatísticas entre a intensidade de emoções dentro de um mesmo cenário; II) verificamos diferenças estatísticas entre as emoções e opiniões diferentes e, III) verificamos diferenças estatísticas entre emoções comparadas em cenários diferentes. Encontramos diferenças estatísticas entre a intensidade das emoções em todas as dimensões em que os dados foram analisados. O trabalho permitiu a demonstração empirica de que, tal como acreditavam os profissionais da propaganda política, os cenários podem potencializar os efeitos emocionais desse tipo de propaganda.This thesis aims to evaluate qualitative and quantitative qualifications related to the emotional response of monitors to scenery changes in advertising policy videos and, in time, to assess whether there is a relationship between emotional responses to advertising policy videos in each scenario, and voter political orientation and belief system. The experiment was conducted in the laboratory and the monitors who underwent the experiment were between 17 and 60 years old, were invited by accessibility and were students of the business and accounting courses at Senac Minas College. Political Propaganda Video was recorded in the studio using chroma key. We chose to use an actor as a candidate. The text of the electoral propaganda was written in a generic way, randomly inserting words that make up a political agenda of different tendencies. Digital inserts four distinct scenarios for video: a completely white background, a library-like scenario, a popular-home scenario, and a luxury-home scenario. The opinions and images of the face of the devices were collected through a web platform developed exclusively for this purpose. How recorded images of voters were analyzed by the FaceReader® software. Then, as measures of the intensities of validity, excitement, and the seven basic emotions, the statistically compared media. Data processing has made use of both multifactorial and emotion analysis. The data were analyzed in three dimensions: I) we verified statistical differences between the intensities of emotions within the same scenario; II) statistical differences between different emotions and opinions and, III) statistical differences between emotions compared in different scenarios. It found statistical differences between the intensities of emotions in all dimensions in which the data were analyzed. The work allowed the empirical demonstration that, as political propaganda professionals believe, scenarios can potentiate the emotional effects of this type of propaganda.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em NeurociênciasUFMGBrasilICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessNeurociênciaPropaganda eleitoralEmoçõesExpressão facialpropaganda eleitoralemoçãoFacial Action Coding Systemexpressão facial da emoção.Elementos visuais na propaganda política: um estudo da resposta emocional de eleitores em diferentes cenários nos vídeos de campanha eleitoralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese_defesa_Carlos_Magno_Versão_final.pdfTese_defesa_Carlos_Magno_Versão_final.pdfapplication/pdf7992075https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33630/1/Tese_defesa_Carlos_Magno_Vers%c3%a3o_final.pdfd62526d1716ac762529b72aef3717dceMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33630/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33630/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD531843/336302020-06-18 16:20:09.718oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-06-18T19:20:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elementos visuais na propaganda política: um estudo da resposta emocional de eleitores em diferentes cenários nos vídeos de campanha eleitoral
title Elementos visuais na propaganda política: um estudo da resposta emocional de eleitores em diferentes cenários nos vídeos de campanha eleitoral
spellingShingle Elementos visuais na propaganda política: um estudo da resposta emocional de eleitores em diferentes cenários nos vídeos de campanha eleitoral
Carlos Magno Machado Dias
propaganda eleitoral
emoção
Facial Action Coding System
expressão facial da emoção.
Neurociência
Propaganda eleitoral
Emoções
Expressão facial
title_short Elementos visuais na propaganda política: um estudo da resposta emocional de eleitores em diferentes cenários nos vídeos de campanha eleitoral
title_full Elementos visuais na propaganda política: um estudo da resposta emocional de eleitores em diferentes cenários nos vídeos de campanha eleitoral
title_fullStr Elementos visuais na propaganda política: um estudo da resposta emocional de eleitores em diferentes cenários nos vídeos de campanha eleitoral
title_full_unstemmed Elementos visuais na propaganda política: um estudo da resposta emocional de eleitores em diferentes cenários nos vídeos de campanha eleitoral
title_sort Elementos visuais na propaganda política: um estudo da resposta emocional de eleitores em diferentes cenários nos vídeos de campanha eleitoral
author Carlos Magno Machado Dias
author_facet Carlos Magno Machado Dias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Alberto Gonçalves
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5736078976141563
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv Angela Maria Ribeiro
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8607054959110016
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9450411173054440
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos Magno Machado Dias
contributor_str_mv Carlos Alberto Gonçalves
Angela Maria Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv propaganda eleitoral
emoção
Facial Action Coding System
expressão facial da emoção.
topic propaganda eleitoral
emoção
Facial Action Coding System
expressão facial da emoção.
Neurociência
Propaganda eleitoral
Emoções
Expressão facial
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Neurociência
Propaganda eleitoral
Emoções
Expressão facial
description Este trabalho tem como objetivo geral avaliar parâmetros qualitativos e quantitativos referentes à resposta emocional dos eleitores diante das alterações de cenário em vídeos de propaganda política e, ao mesmo tempo, avaliar se existe relação entre a resposta emocional aos vídeos de propaganda política, em cada cenário, e a orientação política e ao sistema de crenças desses eleitores. O experimento foi conduzido em laboratório e os eleitores que se submeteram ao experimento, tinham entre 17 e 60 anos, foram convidados por acessibilidade e eram alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da faculdade Senac Minas. O vídeo de propaganda política foi gravado em estúdio utilizando chroma key. Optamos por gravar com um ator como candidato. O texto da propaganda eleitoral foi redigido de forma genérica inserindo aleatoriamente palavras que compõem a agenda política de diferentes tendências. Inserimos digitalmente quatro cenários distintos no vídeo: um cujo fundo é completamente branco, outro simulando uma biblioteca, um com residências populares e, um outro com residências de luxo. As opiniões e imagens da face dos eleitores foram coletadas por meio de uma plataforma Web, desenvolvida, exclusivamente, para esse fim. As imagens gravadas dos eleitores foram analisadas pelo software FaceReader®. Em seguida, as medidas das intensidades da valência, arousal e das sete emoções básicas tiveram suas médias estatisticamente comparadas. O tratamento dos dados fez uso tanto análises multifatoriais quanto análises par a par das emoções. Os dados foram analisados em três dimensões: I) verificamos diferenças estatísticas entre a intensidade de emoções dentro de um mesmo cenário; II) verificamos diferenças estatísticas entre as emoções e opiniões diferentes e, III) verificamos diferenças estatísticas entre emoções comparadas em cenários diferentes. Encontramos diferenças estatísticas entre a intensidade das emoções em todas as dimensões em que os dados foram analisados. O trabalho permitiu a demonstração empirica de que, tal como acreditavam os profissionais da propaganda política, os cenários podem potencializar os efeitos emocionais desse tipo de propaganda.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-18T19:20:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-18T19:20:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/33630
url http://hdl.handle.net/1843/33630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Neurociências
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33630/1/Tese_defesa_Carlos_Magno_Vers%c3%a3o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33630/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33630/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d62526d1716ac762529b72aef3717dce
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589218369273856