Do planejamento da circulação ao microplanejamento integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana Souza Braganca
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-73ENZ4
Resumo: O presente trabalho busca compreender o planejamento urbano atual revelado a partir do Planejamento da Circulação viária no Brasil, especialmente em Belo Horizonte, baseando-se num enfoque crítico descritivo de várias formas e exemplos. Os exemplos utilizados naprimeira parte são os seguintes: Operação Urbana Faria Lima em São Paulo e o planejamento de trânsito proposto pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte no projeto PACE 97. Com base nesses exemplos traça-se uma situação-problema na qual são enfocados: a desintegração do planejamento urbano na cidade de Belo Horizonte, a inoperância na utilização do planejamento da circulação como forma de melhorar ambientes urbanos; a utilização do planejamento como forma de concentração dos investimentos urbanos em benefício de setoresespecíficos, com aumento da concentração de renda e da segregação territorial; e a desconsideração dos agentes sociais e de seu cotidiano nas elaborações das propostas de planejamento. O objetivo geral é propor um direcionamento, uma possibilidade de superaçãodos problemas apontados com a proposta de um "Microplanejamento Integrado". Essa proposta é desenvolvida em duas etapas: na primeira são definidos seus conceitos estruturadores e na segunda suas táticas de ação baseadas num estudo do par formado pelo Orçamento Participativo de Belo Horizonte e pelo Plano Global Específico.
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