Do planejamento da circulação ao microplanejamento integrado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/RAAO-73ENZ4 |
Resumo: | O presente trabalho busca compreender o planejamento urbano atual revelado a partir do Planejamento da Circulação viária no Brasil, especialmente em Belo Horizonte, baseando-se num enfoque crítico descritivo de várias formas e exemplos. Os exemplos utilizados naprimeira parte são os seguintes: Operação Urbana Faria Lima em São Paulo e o planejamento de trânsito proposto pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte no projeto PACE 97. Com base nesses exemplos traça-se uma situação-problema na qual são enfocados: a desintegração do planejamento urbano na cidade de Belo Horizonte, a inoperância na utilização do planejamento da circulação como forma de melhorar ambientes urbanos; a utilização do planejamento como forma de concentração dos investimentos urbanos em benefício de setoresespecíficos, com aumento da concentração de renda e da segregação territorial; e a desconsideração dos agentes sociais e de seu cotidiano nas elaborações das propostas de planejamento. O objetivo geral é propor um direcionamento, uma possibilidade de superaçãodos problemas apontados com a proposta de um "Microplanejamento Integrado". Essa proposta é desenvolvida em duas etapas: na primeira são definidos seus conceitos estruturadores e na segunda suas táticas de ação baseadas num estudo do par formado pelo Orçamento Participativo de Belo Horizonte e pelo Plano Global Específico. |
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Silke KappJupira Gomes de MendoncaHeloisa Soares de Moura CostaLuciana Souza Braganca2019-08-13T09:14:17Z2019-08-13T09:14:17Z2005-08-19http://hdl.handle.net/1843/RAAO-73ENZ4O presente trabalho busca compreender o planejamento urbano atual revelado a partir do Planejamento da Circulação viária no Brasil, especialmente em Belo Horizonte, baseando-se num enfoque crítico descritivo de várias formas e exemplos. Os exemplos utilizados naprimeira parte são os seguintes: Operação Urbana Faria Lima em São Paulo e o planejamento de trânsito proposto pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte no projeto PACE 97. Com base nesses exemplos traça-se uma situação-problema na qual são enfocados: a desintegração do planejamento urbano na cidade de Belo Horizonte, a inoperância na utilização do planejamento da circulação como forma de melhorar ambientes urbanos; a utilização do planejamento como forma de concentração dos investimentos urbanos em benefício de setoresespecíficos, com aumento da concentração de renda e da segregação territorial; e a desconsideração dos agentes sociais e de seu cotidiano nas elaborações das propostas de planejamento. O objetivo geral é propor um direcionamento, uma possibilidade de superaçãodos problemas apontados com a proposta de um "Microplanejamento Integrado". Essa proposta é desenvolvida em duas etapas: na primeira são definidos seus conceitos estruturadores e na segunda suas táticas de ação baseadas num estudo do par formado pelo Orçamento Participativo de Belo Horizonte e pelo Plano Global Específico.This work searchs the comprehension of the present urban planning revealed from the Traffic Planning in Brazil, specially in Belo Horizonte, based on a descreptive and critical focus of several exemples. The exemples used in the first part are the following: Faria Lima UrbanOperation in Sao Paulo and the traffic planning proposed by PACE 97 project in Belo Horizonte. Grounded on these exemples, some problems are identified: the desintegration of the urban planning in Belo Horizonte; the non use of the traffic planning as a way of urban environment improvement; the utilization of the planning as a way of concentration of urban investiments in benefits of specific sectors, with the increasing of income concentration and territorial segregation; and the desconsideration of social agents (and their everyday habits) in the organization of planning proposals. The general aim is to propose another direction, a possibility of overcoming the risen problems with the proposition of an Integrated Microplanning. This proposal is developed in two stages: at the first stage we define its structural concepts and at the second stage we define its action tactics based on a study of thecouple composed by the Participatory Budgeting of Belo Horizonte and by the Global Specific Plan.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTrafego urbanoPlanejamento urbanoPlanejamento regional Participação do cidadãoRuas PlanejamentoProjetos participativosUrbanismoPlanejamento urbanoCirculação viáriaParticipaçãoDo planejamento da circulação ao microplanejamento integradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisluciana.pdfapplication/pdf8987369https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-73ENZ4/1/disluciana.pdf3b702d801149797029181fca767538caMD51TEXTdisluciana.pdf.txtdisluciana.pdf.txtExtracted texttext/plain398476https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-73ENZ4/2/disluciana.pdf.txta86b4b5fb4ad6d3a4ab9e79c12ef0b33MD521843/RAAO-73ENZ42019-11-14 22:18:09.603oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-73ENZ4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:18:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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