A escrita performática em 2666, de Roberto Bolaño

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loiany Camile Gomes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8UXJ8A
Resumo: A escrita performática é uma das variadas possibilidades que a performance tem para se manifestar. A partir da leitura de '2666', de Roberto Bolaño, buscamos analisar os elementos que comporiam a escrita performática, bem como entender sua construção na obra de Bolaño. Para tanto, foi necessário ampliar para outros temas, como a figura do intelectual, a autoficção, o discurso sobre o outro, crimes e violência na literatura e a formação da figura do escritor/autor. Foi durante o processo de reflexão desses temas que entendemos que a performance e a performance escrita se manifestam de variadas maneiras: na corporeidade, na temática escolhida para o texto literário e, sem dúvida, na própria forma da escrita. Buscamos ainda promover uma discussão que destacasse assuntos relevantes para a América Latina -mas sem perder de vista a literatura latino-americana -, como violência, relações políticas, econômicas e ideológicas com Estados Unidos e Europa, atuação de intelectuais, entre outros. A escolha da teoria da performance para ser o operador teórico relaciona-se à mobilidade e flexibilidade que tal conceito oferece, porque seu fundamento é abrigar elementos contraditórios, divergentes e paradoxais. Por meio da leitura de entrevistas de Roberto Bolaño, textos de sua autoria e do exame de alguns conceitos e teorias, que se somaram ao potencial de análise da performance, empreendeu-se uma reflexão que relacionou a escrita performática à obra '2666'. Isso se concretizou realizando três operações - análise da teoria da performance e da performance escrita; reflexão sobre as temáticas principais identificadas em '2666'; e cotejamento de tais teorias com as temáticas listadas. Assim, pudemos entender que Roberto Bolaño se vale de recursos linguísticos, temáticos e ideológicos que o aproximam do que compreendemos como escrita performática.
id UFMG_97365a8e4ebade66375347ca2d26b7ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-8UXJ8A
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sara Del Carmen Rojo de La RosaGraciela Ines Ravetti de GomezCristiano Silva de BarrosLoiany Camile Gomes2019-08-13T17:14:14Z2019-08-13T17:14:14Z2012-05-30http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8UXJ8AA escrita performática é uma das variadas possibilidades que a performance tem para se manifestar. A partir da leitura de '2666', de Roberto Bolaño, buscamos analisar os elementos que comporiam a escrita performática, bem como entender sua construção na obra de Bolaño. Para tanto, foi necessário ampliar para outros temas, como a figura do intelectual, a autoficção, o discurso sobre o outro, crimes e violência na literatura e a formação da figura do escritor/autor. Foi durante o processo de reflexão desses temas que entendemos que a performance e a performance escrita se manifestam de variadas maneiras: na corporeidade, na temática escolhida para o texto literário e, sem dúvida, na própria forma da escrita. Buscamos ainda promover uma discussão que destacasse assuntos relevantes para a América Latina -mas sem perder de vista a literatura latino-americana -, como violência, relações políticas, econômicas e ideológicas com Estados Unidos e Europa, atuação de intelectuais, entre outros. A escolha da teoria da performance para ser o operador teórico relaciona-se à mobilidade e flexibilidade que tal conceito oferece, porque seu fundamento é abrigar elementos contraditórios, divergentes e paradoxais. Por meio da leitura de entrevistas de Roberto Bolaño, textos de sua autoria e do exame de alguns conceitos e teorias, que se somaram ao potencial de análise da performance, empreendeu-se uma reflexão que relacionou a escrita performática à obra '2666'. Isso se concretizou realizando três operações - análise da teoria da performance e da performance escrita; reflexão sobre as temáticas principais identificadas em '2666'; e cotejamento de tais teorias com as temáticas listadas. Assim, pudemos entender que Roberto Bolaño se vale de recursos linguísticos, temáticos e ideológicos que o aproximam do que compreendemos como escrita performática.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPolítica na literaturaViolencia na literaturaPerformance (Arte)Bolaño, Roberto, 1953-2003 2666 Crítica e interpretaçãoLiteratura e história América Latinaescrita performáticaRoberto BolañoPerformanceA escrita performática em 2666, de Roberto Bolañoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_final___loiany.pdfapplication/pdf869699https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-8UXJ8A/1/disserta__o_final___loiany.pdf34f9547e7c41f6600662a5be13972febMD51TEXTdisserta__o_final___loiany.pdf.txtdisserta__o_final___loiany.pdf.txtExtracted texttext/plain347052https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-8UXJ8A/2/disserta__o_final___loiany.pdf.txte072de864945d6649e8ec0282bac2e8cMD521843/ECAP-8UXJ8A2019-11-14 16:12:21.848oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-8UXJ8ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:12:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escrita performática em 2666, de Roberto Bolaño
title A escrita performática em 2666, de Roberto Bolaño
spellingShingle A escrita performática em 2666, de Roberto Bolaño
Loiany Camile Gomes
escrita performática
Roberto Bolaño
Performance
Política na literatura
Violencia na literatura
Performance (Arte)
Bolaño, Roberto, 1953-2003 2666 Crítica e interpretação
Literatura e história América Latina
title_short A escrita performática em 2666, de Roberto Bolaño
title_full A escrita performática em 2666, de Roberto Bolaño
title_fullStr A escrita performática em 2666, de Roberto Bolaño
title_full_unstemmed A escrita performática em 2666, de Roberto Bolaño
title_sort A escrita performática em 2666, de Roberto Bolaño
author Loiany Camile Gomes
author_facet Loiany Camile Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Graciela Ines Ravetti de Gomez
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cristiano Silva de Barros
dc.contributor.author.fl_str_mv Loiany Camile Gomes
contributor_str_mv Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
Graciela Ines Ravetti de Gomez
Cristiano Silva de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv escrita performática
Roberto Bolaño
Performance
topic escrita performática
Roberto Bolaño
Performance
Política na literatura
Violencia na literatura
Performance (Arte)
Bolaño, Roberto, 1953-2003 2666 Crítica e interpretação
Literatura e história América Latina
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Política na literatura
Violencia na literatura
Performance (Arte)
Bolaño, Roberto, 1953-2003 2666 Crítica e interpretação
Literatura e história América Latina
description A escrita performática é uma das variadas possibilidades que a performance tem para se manifestar. A partir da leitura de '2666', de Roberto Bolaño, buscamos analisar os elementos que comporiam a escrita performática, bem como entender sua construção na obra de Bolaño. Para tanto, foi necessário ampliar para outros temas, como a figura do intelectual, a autoficção, o discurso sobre o outro, crimes e violência na literatura e a formação da figura do escritor/autor. Foi durante o processo de reflexão desses temas que entendemos que a performance e a performance escrita se manifestam de variadas maneiras: na corporeidade, na temática escolhida para o texto literário e, sem dúvida, na própria forma da escrita. Buscamos ainda promover uma discussão que destacasse assuntos relevantes para a América Latina -mas sem perder de vista a literatura latino-americana -, como violência, relações políticas, econômicas e ideológicas com Estados Unidos e Europa, atuação de intelectuais, entre outros. A escolha da teoria da performance para ser o operador teórico relaciona-se à mobilidade e flexibilidade que tal conceito oferece, porque seu fundamento é abrigar elementos contraditórios, divergentes e paradoxais. Por meio da leitura de entrevistas de Roberto Bolaño, textos de sua autoria e do exame de alguns conceitos e teorias, que se somaram ao potencial de análise da performance, empreendeu-se uma reflexão que relacionou a escrita performática à obra '2666'. Isso se concretizou realizando três operações - análise da teoria da performance e da performance escrita; reflexão sobre as temáticas principais identificadas em '2666'; e cotejamento de tais teorias com as temáticas listadas. Assim, pudemos entender que Roberto Bolaño se vale de recursos linguísticos, temáticos e ideológicos que o aproximam do que compreendemos como escrita performática.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T17:14:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T17:14:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8UXJ8A
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8UXJ8A
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-8UXJ8A/1/disserta__o_final___loiany.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-8UXJ8A/2/disserta__o_final___loiany.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 34f9547e7c41f6600662a5be13972feb
e072de864945d6649e8ec0282bac2e8c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677030290358272