Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_9759bf070b5e1292ed5ab3f2b58c8b38
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-5SCQRY
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Carlos Alberto GohnMaria Clara Bonetti ParoFrancisco José Quaresma de FigueireVera Lucia M de Oliveira e PaivaEmilio Cesar Pereira RezendeDilys Karen Rees2019-08-13T02:57:51Z2019-08-13T02:57:51Z2003-02-25http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5SCQRYO presente trabalho focaliza a compreensão intelectual de textos literários de língua inglesa em um a sala de aula de uma universidade públic do Centro Oeste. É um estudo qualitativo que usa conceitos da etnografia, como a observação participativa (Erickso, 1986; Spindler e spindler, 1992) para o estudo da sala de aula. Dezessete alunos da disciplina Literatura Americanoa II do quinto ano do curso de Letras Português/Inglês participaram da pesquisa. Teve a duração de dois semestres de um ano letivo em que a aula foi observada por meio de anotaçõe de campo, gravaçoes em áudio e coleta de documentos. Alguns alunos também foram entrev istados. O conceito de domínio cultural da etnografia (spraddley, 1980) foi usado na análise inicial dos dados que se deu durante o ano da observaçao. conceitos da filosofia hermenéutica de Gadamer (1999) como a conversão hermenêutica que leva á compreensão que se define como a fusão de horizontes foram usados na análise dos dados subsequente á coleta . Conceitos da teoria da recepção de leitura Iser (1978 ) como visão errante do leitor, o primeito e o segundo plano na leitura, o significado e a significância da leitura também foram usados na análise. a pesquisa se caracteriza como interdisciplinar, buscando integração entre a linguística aplicada, pois estuda a língua em uso; a antropologia etnográfica, pois sua conceitosThis paper focuses on the intellectual understanding of English language literary texts in a classroom of a university públic the Midwest. It is a qualitative study using concepts of ethnography, such as participant observation (Erickso, 1986; Spindler and Spindler, 1992) for the study of the classroom. Seventeen students of the discipline Literature Americanoa II of the fifth year of Portuguese Language / English participated. It lasted two semesters of one academic year in which the class was observed by anotaçõe field, audio recordings and collecting documents. Some students also were you Interview istados. The concept of cultural ethnography domain (spraddley, 1980) was used in the initial analysis of the data took place during the year of observation. concepts of hermeneutic philosophy of Gadamer (1999) as hermeneutics conversion that leads to the understanding that defines the fusion of horizons were used in the analysis of subsequent data collection will. reading reception theory concepts Iser (1978) as errant view of the reader, the primeito and background reading, the meaning and the reading of significance were also used in the analysis. the research is characterized as interdisciplinary, seeking integration between applied linguistics, for studying the language in use; ethnographic anthropology, because its conceptsUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGLeituraEtnologia EducaçãoHermenêuticaLíngua inglesa Estudo e ensinoEstudos LinguisticosO deslocar de horizontes: um estudo de caso da leitura de textos literários em língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgestudoslinguisticos_dilyskarenrees_tesedoutorado.pdfapplication/pdf11183305https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-5SCQRY/1/ppgestudoslinguisticos_dilyskarenrees_tesedoutorado.pdf716c7f3bd93f6d955a1f384aa00cea3fMD51TEXTppgestudoslinguisticos_dilyskarenrees_tesedoutorado.pdf.txtppgestudoslinguisticos_dilyskarenrees_tesedoutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain198https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-5SCQRY/2/ppgestudoslinguisticos_dilyskarenrees_tesedoutorado.pdf.txt85e0c230dd11d55dde932c2171bc0a0dMD521843/ALDR-5SCQRY2019-11-14 20:56:25.02oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-5SCQRYRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:56:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547254536994816