O deslocar de horizontes: um estudo de caso da leitura de textos literários em língua inglesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5SCQRY |
Resumo: | O presente trabalho focaliza a compreensão intelectual de textos literários de língua inglesa em um a sala de aula de uma universidade públic do Centro Oeste. É um estudo qualitativo que usa conceitos da etnografia, como a observação participativa (Erickso, 1986; Spindler e spindler, 1992) para o estudo da sala de aula. Dezessete alunos da disciplina Literatura Americanoa II do quinto ano do curso de Letras Português/Inglês participaram da pesquisa. Teve a duração de dois semestres de um ano letivo em que a aula foi observada por meio de anotaçõe de campo, gravaçoes em áudio e coleta de documentos. Alguns alunos também foram entrev istados. O conceito de domínio cultural da etnografia (spraddley, 1980) foi usado na análise inicial dos dados que se deu durante o ano da observaçao. conceitos da filosofia hermenéutica de Gadamer (1999) como a conversão hermenêutica que leva á compreensão que se define como a fusão de horizontes foram usados na análise dos dados subsequente á coleta . Conceitos da teoria da recepção de leitura Iser (1978 ) como visão errante do leitor, o primeito e o segundo plano na leitura, o significado e a significância da leitura também foram usados na análise. a pesquisa se caracteriza como interdisciplinar, buscando integração entre a linguística aplicada, pois estuda a língua em uso; a antropologia etnográfica, pois sua conceitos |
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