Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz Henrique Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/31858
Resumo: A proposta deste trabalho é investigar, através da perspectiva da história social da cul-tura, os cartões fotográficos – denominação dada a determinados retratos produzidos em estúdios, entre 1854 e 1920, que seguiam determinados padrões estéticos, envol-vendo a valorização da pose e do vestuário, e a ambientação do retratado em cenários de inspiração neoclássica. Esses cartões eram compostos pelo retrato (influenciado por cânones da retratística pictórica) e por informações (textuais e imagéticas) sobre o fotógrafo e seu estúdio. Partiu-se da hipótese de que esses retratos teriam servido de ferramenta na construção e na divulgação da identidade social do retratado (indiví-duos representantes das classes sociais emergentes naquele período), da mesma for-ma que que teriam servido de meio para a construção e divulgação da identidade pro-fissional do fotógrafo, considerando o recente surgimento desse ofício.
id UFMG_97bdcb92ee4d3997918ab2f83e168d94
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/31858
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria do Carmo de Freitas Venerosohttp://lattes.cnpq.br/1612365823765731Rita Lages RodriguesMarcos Cesar de Senna HillWanda de Paula TófaniAnna Karina Castanheira Bartolomeuhttp://lattes.cnpq.br/0475838171540267Luiz Henrique Vieira2020-01-14T13:25:15Z2020-01-14T13:25:15Z2019-04-26http://hdl.handle.net/1843/31858A proposta deste trabalho é investigar, através da perspectiva da história social da cul-tura, os cartões fotográficos – denominação dada a determinados retratos produzidos em estúdios, entre 1854 e 1920, que seguiam determinados padrões estéticos, envol-vendo a valorização da pose e do vestuário, e a ambientação do retratado em cenários de inspiração neoclássica. Esses cartões eram compostos pelo retrato (influenciado por cânones da retratística pictórica) e por informações (textuais e imagéticas) sobre o fotógrafo e seu estúdio. Partiu-se da hipótese de que esses retratos teriam servido de ferramenta na construção e na divulgação da identidade social do retratado (indiví-duos representantes das classes sociais emergentes naquele período), da mesma for-ma que que teriam servido de meio para a construção e divulgação da identidade pro-fissional do fotógrafo, considerando o recente surgimento desse ofício.The proposal of this work is to investigate, through the perspective of the social history of culture, the photographic cards - denomination given to certain portraits produced in studios, between 1854 and 1920, that followed certain aesthetic standards, involv-ing the appreciation of both the pose and clothing (appearance issues), and the setting of the portrayed in scenarios of neoclassical inspiration. These cards were composed by the portrait (influenced by canons of the pictorial portraiture) and by information (textual and imagery) about the photographer and his studio. The research was carried out from the hypothesis that these portraits had served as a tool in the construction and dissemination of the social identity of the portrayed (individuals representing the emerging social classes in that length of time), in the same way that served as a medi-um for the construction and disclosure of the professional identity of the photogra-pher, considering the recent emergence of this craft.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessFotografia - História - Séc. XIXFotografia - Aspectos sociaisFotógrafos - Séc. XIXTeses EBARetratoEstúdioSéculo XIXBurguesiaPoseFotografiaIdentidadeFotógrafoOs cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTESE Luiz H Vieira.pdfTESE Luiz H Vieira.pdfAbertoapplication/pdf10236407https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31858/1/TESE%20Luiz%20H%20Vieira.pdffe40a905027b73a265c148b8233f52dbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31858/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31858/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD53TEXTTESE Luiz H Vieira.pdf.txtTESE Luiz H Vieira.pdf.txtExtracted texttext/plain603335https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31858/4/TESE%20Luiz%20H%20Vieira.pdf.txte1bf3aea94a296807b93bbfc4405920cMD541843/318582020-01-15 03:28:06.586oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-15T06:28:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo
title Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo
spellingShingle Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo
Luiz Henrique Vieira
Retrato
Estúdio
Século XIX
Burguesia
Pose
Fotografia
Identidade
Fotógrafo
Fotografia - História - Séc. XIX
Fotografia - Aspectos sociais
Fotógrafos - Séc. XIX
Teses EBA
title_short Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo
title_full Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo
title_fullStr Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo
title_full_unstemmed Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo
title_sort Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo
author Luiz Henrique Vieira
author_facet Luiz Henrique Vieira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria do Carmo de Freitas Veneroso
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1612365823765731
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rita Lages Rodrigues
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcos Cesar de Senna Hill
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Wanda de Paula Tófani
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Anna Karina Castanheira Bartolomeu
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0475838171540267
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz Henrique Vieira
contributor_str_mv Maria do Carmo de Freitas Veneroso
Rita Lages Rodrigues
Marcos Cesar de Senna Hill
Wanda de Paula Tófani
Anna Karina Castanheira Bartolomeu
dc.subject.por.fl_str_mv Retrato
Estúdio
Século XIX
Burguesia
Pose
Fotografia
Identidade
Fotógrafo
topic Retrato
Estúdio
Século XIX
Burguesia
Pose
Fotografia
Identidade
Fotógrafo
Fotografia - História - Séc. XIX
Fotografia - Aspectos sociais
Fotógrafos - Séc. XIX
Teses EBA
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Fotografia - História - Séc. XIX
Fotografia - Aspectos sociais
Fotógrafos - Séc. XIX
Teses EBA
description A proposta deste trabalho é investigar, através da perspectiva da história social da cul-tura, os cartões fotográficos – denominação dada a determinados retratos produzidos em estúdios, entre 1854 e 1920, que seguiam determinados padrões estéticos, envol-vendo a valorização da pose e do vestuário, e a ambientação do retratado em cenários de inspiração neoclássica. Esses cartões eram compostos pelo retrato (influenciado por cânones da retratística pictórica) e por informações (textuais e imagéticas) sobre o fotógrafo e seu estúdio. Partiu-se da hipótese de que esses retratos teriam servido de ferramenta na construção e na divulgação da identidade social do retratado (indiví-duos representantes das classes sociais emergentes naquele período), da mesma for-ma que que teriam servido de meio para a construção e divulgação da identidade pro-fissional do fotógrafo, considerando o recente surgimento desse ofício.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-14T13:25:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-14T13:25:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/31858
url http://hdl.handle.net/1843/31858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31858/1/TESE%20Luiz%20H%20Vieira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31858/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31858/3/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31858/4/TESE%20Luiz%20H%20Vieira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fe40a905027b73a265c148b8233f52db
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
e1bf3aea94a296807b93bbfc4405920c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589244638199808