Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/31858 |
Resumo: | A proposta deste trabalho é investigar, através da perspectiva da história social da cul-tura, os cartões fotográficos – denominação dada a determinados retratos produzidos em estúdios, entre 1854 e 1920, que seguiam determinados padrões estéticos, envol-vendo a valorização da pose e do vestuário, e a ambientação do retratado em cenários de inspiração neoclássica. Esses cartões eram compostos pelo retrato (influenciado por cânones da retratística pictórica) e por informações (textuais e imagéticas) sobre o fotógrafo e seu estúdio. Partiu-se da hipótese de que esses retratos teriam servido de ferramenta na construção e na divulgação da identidade social do retratado (indiví-duos representantes das classes sociais emergentes naquele período), da mesma for-ma que que teriam servido de meio para a construção e divulgação da identidade pro-fissional do fotógrafo, considerando o recente surgimento desse ofício. |
id |
UFMG_97bdcb92ee4d3997918ab2f83e168d94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/31858 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria do Carmo de Freitas Venerosohttp://lattes.cnpq.br/1612365823765731Rita Lages RodriguesMarcos Cesar de Senna HillWanda de Paula TófaniAnna Karina Castanheira Bartolomeuhttp://lattes.cnpq.br/0475838171540267Luiz Henrique Vieira2020-01-14T13:25:15Z2020-01-14T13:25:15Z2019-04-26http://hdl.handle.net/1843/31858A proposta deste trabalho é investigar, através da perspectiva da história social da cul-tura, os cartões fotográficos – denominação dada a determinados retratos produzidos em estúdios, entre 1854 e 1920, que seguiam determinados padrões estéticos, envol-vendo a valorização da pose e do vestuário, e a ambientação do retratado em cenários de inspiração neoclássica. Esses cartões eram compostos pelo retrato (influenciado por cânones da retratística pictórica) e por informações (textuais e imagéticas) sobre o fotógrafo e seu estúdio. Partiu-se da hipótese de que esses retratos teriam servido de ferramenta na construção e na divulgação da identidade social do retratado (indiví-duos representantes das classes sociais emergentes naquele período), da mesma for-ma que que teriam servido de meio para a construção e divulgação da identidade pro-fissional do fotógrafo, considerando o recente surgimento desse ofício.The proposal of this work is to investigate, through the perspective of the social history of culture, the photographic cards - denomination given to certain portraits produced in studios, between 1854 and 1920, that followed certain aesthetic standards, involv-ing the appreciation of both the pose and clothing (appearance issues), and the setting of the portrayed in scenarios of neoclassical inspiration. These cards were composed by the portrait (influenced by canons of the pictorial portraiture) and by information (textual and imagery) about the photographer and his studio. The research was carried out from the hypothesis that these portraits had served as a tool in the construction and dissemination of the social identity of the portrayed (individuals representing the emerging social classes in that length of time), in the same way that served as a medi-um for the construction and disclosure of the professional identity of the photogra-pher, considering the recent emergence of this craft.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessFotografia - História - Séc. XIXFotografia - Aspectos sociaisFotógrafos - Séc. XIXTeses EBARetratoEstúdioSéculo XIXBurguesiaPoseFotografiaIdentidadeFotógrafoOs cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTESE Luiz H Vieira.pdfTESE Luiz H Vieira.pdfAbertoapplication/pdf10236407https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31858/1/TESE%20Luiz%20H%20Vieira.pdffe40a905027b73a265c148b8233f52dbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31858/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31858/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD53TEXTTESE Luiz H Vieira.pdf.txtTESE Luiz H Vieira.pdf.txtExtracted texttext/plain603335https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31858/4/TESE%20Luiz%20H%20Vieira.pdf.txte1bf3aea94a296807b93bbfc4405920cMD541843/318582020-01-15 03:28:06.586oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-15T06:28:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo |
title |
Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo |
spellingShingle |
Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo Luiz Henrique Vieira Retrato Estúdio Século XIX Burguesia Pose Fotografia Identidade Fotógrafo Fotografia - História - Séc. XIX Fotografia - Aspectos sociais Fotógrafos - Séc. XIX Teses EBA |
title_short |
Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo |
title_full |
Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo |
title_fullStr |
Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo |
title_full_unstemmed |
Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo |
title_sort |
Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo |
author |
Luiz Henrique Vieira |
author_facet |
Luiz Henrique Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria do Carmo de Freitas Veneroso |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1612365823765731 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rita Lages Rodrigues |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marcos Cesar de Senna Hill |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Wanda de Paula Tófani |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Anna Karina Castanheira Bartolomeu |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0475838171540267 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiz Henrique Vieira |
contributor_str_mv |
Maria do Carmo de Freitas Veneroso Rita Lages Rodrigues Marcos Cesar de Senna Hill Wanda de Paula Tófani Anna Karina Castanheira Bartolomeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Retrato Estúdio Século XIX Burguesia Pose Fotografia Identidade Fotógrafo |
topic |
Retrato Estúdio Século XIX Burguesia Pose Fotografia Identidade Fotógrafo Fotografia - História - Séc. XIX Fotografia - Aspectos sociais Fotógrafos - Séc. XIX Teses EBA |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Fotografia - História - Séc. XIX Fotografia - Aspectos sociais Fotógrafos - Séc. XIX Teses EBA |
description |
A proposta deste trabalho é investigar, através da perspectiva da história social da cul-tura, os cartões fotográficos – denominação dada a determinados retratos produzidos em estúdios, entre 1854 e 1920, que seguiam determinados padrões estéticos, envol-vendo a valorização da pose e do vestuário, e a ambientação do retratado em cenários de inspiração neoclássica. Esses cartões eram compostos pelo retrato (influenciado por cânones da retratística pictórica) e por informações (textuais e imagéticas) sobre o fotógrafo e seu estúdio. Partiu-se da hipótese de que esses retratos teriam servido de ferramenta na construção e na divulgação da identidade social do retratado (indiví-duos representantes das classes sociais emergentes naquele período), da mesma for-ma que que teriam servido de meio para a construção e divulgação da identidade pro-fissional do fotógrafo, considerando o recente surgimento desse ofício. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-14T13:25:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-14T13:25:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/31858 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/31858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31858/1/TESE%20Luiz%20H%20Vieira.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31858/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31858/3/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31858/4/TESE%20Luiz%20H%20Vieira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fe40a905027b73a265c148b8233f52db cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 e1bf3aea94a296807b93bbfc4405920c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589244638199808 |