Metal vertiginoso: a poesia apaixonada de Ferreira Gullar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-97CFYD |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma série de leituras da obra poética de Ferreira Gullar a partir do conceito de paixão, fundante na tradição lírica moderna: a paixão como fundamento de uma poética crítica e transgressora, porque composta de uma substância passiva que, por sua força reativa, age sobre o que lhe afeta, rompendo o silêncio imposto pelas forças de dominação social, política e estética. A proposta é acompanhar a trajetória literária do autor, dando atenção especial aos livros de maior repercussão junto à tradição poética e ao contexto histórico. O objeto de apreciação deste estudo compreende as três paixões fundamentais da lírica gullariana: a paixão pela poesia, a paixão pelo eu e a paixão pelo outro. Busca-se, em quatro capítulos, identificar e compreender os modos de expressão dessas paixões, tomadas como 'pontos de dobragem' da poética em questão. Ao se tentar definir a poesia de Gullar como apaixonada, pretende-se, mais que determinar seu universo de extensão, abrir sua percepção e compreensão ao movimento geral da lírica moderna, a que se alinha e dá continuidade. Essa abertura exprime-se no conjunto de alusões literárias e teóricas, desenvolvidas ao longo do trabalho; alusões de caráter assistemático, pois que traduzindo o livre exercício da linguagem, da imaginação e da consciência crítica de Gullar em sua obra |
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Maria Zilda Ferreira CuryRam Avraham MandilCid Ottoni BylaardtWesley Thales de Almeida Rocha2019-08-12T07:54:17Z2019-08-12T07:54:17Z2013-05-02http://hdl.handle.net/1843/ECAP-97CFYDEste trabalho consiste em uma série de leituras da obra poética de Ferreira Gullar a partir do conceito de paixão, fundante na tradição lírica moderna: a paixão como fundamento de uma poética crítica e transgressora, porque composta de uma substância passiva que, por sua força reativa, age sobre o que lhe afeta, rompendo o silêncio imposto pelas forças de dominação social, política e estética. A proposta é acompanhar a trajetória literária do autor, dando atenção especial aos livros de maior repercussão junto à tradição poética e ao contexto histórico. O objeto de apreciação deste estudo compreende as três paixões fundamentais da lírica gullariana: a paixão pela poesia, a paixão pelo eu e a paixão pelo outro. Busca-se, em quatro capítulos, identificar e compreender os modos de expressão dessas paixões, tomadas como 'pontos de dobragem' da poética em questão. Ao se tentar definir a poesia de Gullar como apaixonada, pretende-se, mais que determinar seu universo de extensão, abrir sua percepção e compreensão ao movimento geral da lírica moderna, a que se alinha e dá continuidade. Essa abertura exprime-se no conjunto de alusões literárias e teóricas, desenvolvidas ao longo do trabalho; alusões de caráter assistemático, pois que traduzindo o livre exercício da linguagem, da imaginação e da consciência crítica de Gullar em sua obraCette travail consiste en une série de lectures de poésie de Ferreira Gullar à partir du concept de passion, crucial dans la tradition lyrique moderne: la passion comme fondement dune poétique critique et transgressive, parce que composée dune passivité qui, en raison de sa force de réaction, agit sur ce qui vous touche, brisant le silence imposé pour les forces de domination sociale, politique et esthétique. La proposition est de accompagner la trajectoire littéraire de lauteur, avec une attention particulière aux livres de répercussion majeure auprès de la tradition poétic et le contexte historique. Lobjet de étude de cette travail est les trois passions fondamentales de la lyrique gullariana: la passion pour la poésie, la passion pour le moi, la passion pour lautre. Lon recherche, en quatre chapitres, lindentification et la compréhension des modes dexpression de ces passions, entendu comme points de flexion de la poésie de Gullar. La définition de cette poésie à partir de la notion de passion, plus que déterminer votre universe, ouvre votre perception et compréhension au mouvement general de la lyrique moderne, à laquelle il appartient et continue. Cette ouverture se traduit à travers de lensemble des allusions littéraires et théoriques, développé dans le texte; allusions de caractère non systématique, reflétant ainsi le libre exercice du langage, limagination et la conscience critique de Gullar dans sa ouevre.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlteridadePoesia brasileira História e críticaSubjetividade na literaturaGullar, Ferreira, 1930- Crítica e interpretaçãoEstudos LiteráriosMetal vertiginoso: a poesia apaixonada de Ferreira Gullarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALwesley_thales_de_almeida_rocha___metal_vertiginoso___a_poesia_apaixonada_de__ferreira_gullar.pdfapplication/pdf1721614https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-97CFYD/1/wesley_thales_de_almeida_rocha___metal_vertiginoso___a_poesia_apaixonada_de__ferreira_gullar.pdf310cd7d153a48dbb7ce28aa7fc8d0c69MD51TEXTwesley_thales_de_almeida_rocha___metal_vertiginoso___a_poesia_apaixonada_de__ferreira_gullar.pdf.txtwesley_thales_de_almeida_rocha___metal_vertiginoso___a_poesia_apaixonada_de__ferreira_gullar.pdf.txtExtracted texttext/plain548905https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-97CFYD/2/wesley_thales_de_almeida_rocha___metal_vertiginoso___a_poesia_apaixonada_de__ferreira_gullar.pdf.txtb3e26232c08f0872c1b6576c3eb79aa5MD521843/ECAP-97CFYD2019-11-14 13:36:13.057oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-97CFYDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:36:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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