A palavração: atos político-performáticos no Coletivoz Sarau de Periferia e Poetry Slam Clube da Luta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rogerio Meira Coelho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARTH6W
Resumo: Esta dissertação busca uma reflexão sobre os saraus urbanos de poesia contemporâneos no Brasil, priorizando a pesquisa sobre o Coletivoz Sarau de Periferia realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, desde 2008. Buscarei apresentar como o movimento se afirma no cenário da poesia oral em público e ganha instrumentos que são próprios da performance art, do teatro performativo, entre outros movimentos contemporâneos das artes da cena, e como se configuram os atos político-performáticos vindos da Palavra em Ação. A investigação e a pesquisa do sarau, bem como de outros movimentos ligados à poesia oral lida/recitada em público, como o poetry slam, uma modalidade de competição de poesia falada, parte primordialmente das vivências e visitas a esses encontros espalhados pelo Brasil e em outros países. Como metodologia, foram agregados entrevistas e depoimentos de participantes ativos, o levantamento das vivências pessoais e a visitação aos saraus e slams, assim como todo acervo histórico disponível na internet e em arquivo pessoal dos coletivos. A discussão sobre performance se baseou nos apontamentos de Paul Zumthor sobre a poesia oral, a voz e a performance, tendo como principal obra Performance, recepção e leitura (ZUMTHOR, 2007). A participação do público nos encontros de saraus e slams e a relação entre protagonistas e público-atuador têm papel estruturante na Estética Relacional de Nicholas Bourriaud (2009), quando as noções de convívio e a fundamental troca de papéis estão acirradas. A pesquisa, que parte dos saraus urbanos contemporâneos no Brasil, ao final, inicia uma discussão sobre a performance poética no poetry slam. Busca-se identificar como a competição nessa modalidade intensifica o poder da palavra oralizada/recitada por meio das ações corporais, potencializado o poder performativo da palavra poética, quando há a relação com um público atuante, que participa como jurado, que intui sobre o resultado da performance e influencia a apresentação e o próprio movimento do encontro. Em Belo Horizonte, o Poetry Slam Clube da Luta, iniciado em 2014, ganha adeptos(as) da poesia, advindos(as) dos saraus urbanos, ou atrai simpatizantes novos, renovados pelo próprio movimento. Investigam-se as formas de uso do corpo na competição a imposição da cena competitiva, que prevê o uso da palavra falada no poetry slam (sem uso de figurino, adereço ou acompanhamento musical), revela também uma performance condicionada?
id UFMG_97f23b6b1db6ce0baef93df4723382c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ARTH6W
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maurilio Andrade RochaAntonio Barreto HildebrandoRita de Cassia Santos Buarque de GusmaoRogerio Meira Coelho2019-08-12T08:45:17Z2019-08-12T08:45:17Z2017-03-31http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARTH6WEsta dissertação busca uma reflexão sobre os saraus urbanos de poesia contemporâneos no Brasil, priorizando a pesquisa sobre o Coletivoz Sarau de Periferia realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, desde 2008. Buscarei apresentar como o movimento se afirma no cenário da poesia oral em público e ganha instrumentos que são próprios da performance art, do teatro performativo, entre outros movimentos contemporâneos das artes da cena, e como se configuram os atos político-performáticos vindos da Palavra em Ação. A investigação e a pesquisa do sarau, bem como de outros movimentos ligados à poesia oral lida/recitada em público, como o poetry slam, uma modalidade de competição de poesia falada, parte primordialmente das vivências e visitas a esses encontros espalhados pelo Brasil e em outros países. Como metodologia, foram agregados entrevistas e depoimentos de participantes ativos, o levantamento das vivências pessoais e a visitação aos saraus e slams, assim como todo acervo histórico disponível na internet e em arquivo pessoal dos coletivos. A discussão sobre performance se baseou nos apontamentos de Paul Zumthor sobre a poesia oral, a voz e a performance, tendo como principal obra Performance, recepção e leitura (ZUMTHOR, 2007). A participação do público nos encontros de saraus e slams e a relação entre protagonistas e público-atuador têm papel estruturante na Estética Relacional de Nicholas Bourriaud (2009), quando as noções de convívio e a fundamental troca de papéis estão acirradas. A pesquisa, que parte dos saraus urbanos contemporâneos no Brasil, ao final, inicia uma discussão sobre a performance poética no poetry slam. Busca-se identificar como a competição nessa modalidade intensifica o poder da palavra oralizada/recitada por meio das ações corporais, potencializado o poder performativo da palavra poética, quando há a relação com um público atuante, que participa como jurado, que intui sobre o resultado da performance e influencia a apresentação e o próprio movimento do encontro. Em Belo Horizonte, o Poetry Slam Clube da Luta, iniciado em 2014, ganha adeptos(as) da poesia, advindos(as) dos saraus urbanos, ou atrai simpatizantes novos, renovados pelo próprio movimento. Investigam-se as formas de uso do corpo na competição a imposição da cena competitiva, que prevê o uso da palavra falada no poetry slam (sem uso de figurino, adereço ou acompanhamento musical), revela também uma performance condicionada?This dissertation seeks a reflection on contemporary urban poetry saraus in Brazil, prioritizing the research on the Coletivoz Sarau de Periferia held in Belo Horizonte, Minas Gerais, since 2008. I will try to present how the movement affirms itself in the scenario of oral poetry in public and it gains instruments that are characteristic of performance art, of performative acting, among other contemporary movements of the arts of the scene, and how the political-performatic acts of the Word in Action are configured. Investigation and research of the sarau, as well as other movements linked to oral poetry read/recited in public, such as poetry slam, a competition mode of spoken poetry, from primarily the experiences and visits to these meetings spread throughout Brazil and in other countries. As a methodology, interviews and testimonies of active participants were gathered, the survey of the personal experiences and the visitation to the saraus and slams, as well as all historical collection available on the internet and in personal archive of the collectives.The discussion on performance was based on Paul Zumthor's notes on oral poetry, voice and performance, considering Performance, Reception and Reading as his main work (ZUMTHOR, 2007). Public participation in the meetings of saraus and slams and the relationship between protagonists and public-actuator have a structuring role in Nicholas Bourriaud's Aesthetic Relation (2009), when notions of conviviality and the fundamental exchange of roles are fierce. The research, which starts from the contemporary urban saraos in Brazil, at the end, begins a discussion about the poetic performance in poetry slam. It seeks to identify how the "competition" in this modality intensifies the power of the word oralized/recited by means of bodily actions, potentializing the performative power of the poetic word, when there is a relation with an active public, that participates as a "jury", that intuit about the result of the performance and influences the presentation and the movement itself. In Belo Horizonte, the Poetry Slam Clube da Luta, started in 2014, won adepts from the urban saraus, or attracted new sympathizers, renewed by the movement itself. Are the investigated ways of using the body in competition - the imposition of the competitive scene, which provides for the use of the spoken word in poetry slam (without the use of costumes, musical accompaniment, etc.), also reveal a conditioned performance?Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtes cênicas Aspectos sociaisPerformance (Arte)Poesia popularPoesia CompetiçõesPoetry slamSarauPoesia oralPerformanceA palavração: atos político-performáticos no Coletivoz Sarau de Periferia e Poetry Slam Clube da Lutainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALrog_rio_coelho_disserta__o_texto_revisado_21_07_2017.pdfapplication/pdf3389229https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARTH6W/1/rog_rio_coelho_disserta__o_texto_revisado_21_07_2017.pdfa1cb1799abcdcbb3142261181a5f1ea9MD51TEXTrog_rio_coelho_disserta__o_texto_revisado_21_07_2017.pdf.txtrog_rio_coelho_disserta__o_texto_revisado_21_07_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain379954https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARTH6W/2/rog_rio_coelho_disserta__o_texto_revisado_21_07_2017.pdf.txt811e57716d8fc9e6eb7f6dc173fe5fcfMD521843/BUOS-ARTH6W2019-11-14 15:15:36.61oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ARTH6WRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:15:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A palavração: atos político-performáticos no Coletivoz Sarau de Periferia e Poetry Slam Clube da Luta
title A palavração: atos político-performáticos no Coletivoz Sarau de Periferia e Poetry Slam Clube da Luta
spellingShingle A palavração: atos político-performáticos no Coletivoz Sarau de Periferia e Poetry Slam Clube da Luta
Rogerio Meira Coelho
Poetry slam
Sarau
Poesia oral
Performance
Artes cênicas Aspectos sociais
Performance (Arte)
Poesia popular
Poesia Competições
title_short A palavração: atos político-performáticos no Coletivoz Sarau de Periferia e Poetry Slam Clube da Luta
title_full A palavração: atos político-performáticos no Coletivoz Sarau de Periferia e Poetry Slam Clube da Luta
title_fullStr A palavração: atos político-performáticos no Coletivoz Sarau de Periferia e Poetry Slam Clube da Luta
title_full_unstemmed A palavração: atos político-performáticos no Coletivoz Sarau de Periferia e Poetry Slam Clube da Luta
title_sort A palavração: atos político-performáticos no Coletivoz Sarau de Periferia e Poetry Slam Clube da Luta
author Rogerio Meira Coelho
author_facet Rogerio Meira Coelho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maurilio Andrade Rocha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Barreto Hildebrando
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rita de Cassia Santos Buarque de Gusmao
dc.contributor.author.fl_str_mv Rogerio Meira Coelho
contributor_str_mv Maurilio Andrade Rocha
Antonio Barreto Hildebrando
Rita de Cassia Santos Buarque de Gusmao
dc.subject.por.fl_str_mv Poetry slam
Sarau
Poesia oral
Performance
topic Poetry slam
Sarau
Poesia oral
Performance
Artes cênicas Aspectos sociais
Performance (Arte)
Poesia popular
Poesia Competições
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Artes cênicas Aspectos sociais
Performance (Arte)
Poesia popular
Poesia Competições
description Esta dissertação busca uma reflexão sobre os saraus urbanos de poesia contemporâneos no Brasil, priorizando a pesquisa sobre o Coletivoz Sarau de Periferia realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, desde 2008. Buscarei apresentar como o movimento se afirma no cenário da poesia oral em público e ganha instrumentos que são próprios da performance art, do teatro performativo, entre outros movimentos contemporâneos das artes da cena, e como se configuram os atos político-performáticos vindos da Palavra em Ação. A investigação e a pesquisa do sarau, bem como de outros movimentos ligados à poesia oral lida/recitada em público, como o poetry slam, uma modalidade de competição de poesia falada, parte primordialmente das vivências e visitas a esses encontros espalhados pelo Brasil e em outros países. Como metodologia, foram agregados entrevistas e depoimentos de participantes ativos, o levantamento das vivências pessoais e a visitação aos saraus e slams, assim como todo acervo histórico disponível na internet e em arquivo pessoal dos coletivos. A discussão sobre performance se baseou nos apontamentos de Paul Zumthor sobre a poesia oral, a voz e a performance, tendo como principal obra Performance, recepção e leitura (ZUMTHOR, 2007). A participação do público nos encontros de saraus e slams e a relação entre protagonistas e público-atuador têm papel estruturante na Estética Relacional de Nicholas Bourriaud (2009), quando as noções de convívio e a fundamental troca de papéis estão acirradas. A pesquisa, que parte dos saraus urbanos contemporâneos no Brasil, ao final, inicia uma discussão sobre a performance poética no poetry slam. Busca-se identificar como a competição nessa modalidade intensifica o poder da palavra oralizada/recitada por meio das ações corporais, potencializado o poder performativo da palavra poética, quando há a relação com um público atuante, que participa como jurado, que intui sobre o resultado da performance e influencia a apresentação e o próprio movimento do encontro. Em Belo Horizonte, o Poetry Slam Clube da Luta, iniciado em 2014, ganha adeptos(as) da poesia, advindos(as) dos saraus urbanos, ou atrai simpatizantes novos, renovados pelo próprio movimento. Investigam-se as formas de uso do corpo na competição a imposição da cena competitiva, que prevê o uso da palavra falada no poetry slam (sem uso de figurino, adereço ou acompanhamento musical), revela também uma performance condicionada?
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T08:45:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T08:45:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARTH6W
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARTH6W
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARTH6W/1/rog_rio_coelho_disserta__o_texto_revisado_21_07_2017.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARTH6W/2/rog_rio_coelho_disserta__o_texto_revisado_21_07_2017.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a1cb1799abcdcbb3142261181a5f1ea9
811e57716d8fc9e6eb7f6dc173fe5fcf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589366110486528