Efeito da coloração do ambiente sobre o comportamento e aprendizado de tilápia do Nilo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR8J9X |
Resumo: | As características de um ambiente são capazes de modular a fisiologia e o comportamento dos indivíduos daquele meio. Objetivou-se investigar a influência da coloração do ambiente no comportamento e na capacidade de aprendizado de Tilápias do Nilo, Oreochromis niloticus, em labirinto T. Foram utilizadas oitenta e quatro tilápias com 12,81±0,38cm e 35,98±8,33g. Estas foram separadas em seis grupos com quatorze indivíduos cada e colocados em tanques azul, verde e preto e aclimatadas por 15 dias quando foram realizadas observações diárias quanto a distribuição na coluna dágua e confrontos agonísticos. Para o teste de aprendizagem, que durou mais 15 dias, foram montados três labirintos em T, correspondente a cada cor de ambiente, no qual foi avaliado o tempo para realização da tarefa de ingestão do alimento. Após este período foi realizada uma única troca de cor dos labirintos durante 5 dias consecutivos e feita a mesma avaliação do teste de aprendizado. Em tanques azuis e pretos os peixes permaneceram em sua maioria na parte superior. Em tanques verdes permaneceram distribuídos igualmente na coluna de água. Houve maior número de confrontos agonísticos em ambiente azul. Os peixes do labirinto preto precisaram de 9 dias para aprender a tarefa de sair da latência e se alimentar. Os do labirinto verde precisaram de 10 enquanto que os do labirinto azul não conseguiram aprender a tarefa. A troca de cores afetou o desempenho da tarefa aprendida pelos animais em todas as cores. O ambiente preto é o mais indicado para manutenção da espécie e testes de aprendizado espacial por garantir maior bem estar e melhor desempenho durante o teste de aprendizado. A coloração azul não é indicada uma vez que a mesma incitou o comportamento agonístico prejudicando o bem estar do animal e interferindo no desempenho da tarefa de aprendizado. |
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Ronald Kennedy LuzFlávia de Oliveira MesquitaIsabela Fernanda de Araujo Torres2019-08-11T11:44:18Z2019-08-11T11:44:18Z2017-02-16http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR8J9XAs características de um ambiente são capazes de modular a fisiologia e o comportamento dos indivíduos daquele meio. Objetivou-se investigar a influência da coloração do ambiente no comportamento e na capacidade de aprendizado de Tilápias do Nilo, Oreochromis niloticus, em labirinto T. Foram utilizadas oitenta e quatro tilápias com 12,81±0,38cm e 35,98±8,33g. Estas foram separadas em seis grupos com quatorze indivíduos cada e colocados em tanques azul, verde e preto e aclimatadas por 15 dias quando foram realizadas observações diárias quanto a distribuição na coluna dágua e confrontos agonísticos. Para o teste de aprendizagem, que durou mais 15 dias, foram montados três labirintos em T, correspondente a cada cor de ambiente, no qual foi avaliado o tempo para realização da tarefa de ingestão do alimento. Após este período foi realizada uma única troca de cor dos labirintos durante 5 dias consecutivos e feita a mesma avaliação do teste de aprendizado. Em tanques azuis e pretos os peixes permaneceram em sua maioria na parte superior. Em tanques verdes permaneceram distribuídos igualmente na coluna de água. Houve maior número de confrontos agonísticos em ambiente azul. Os peixes do labirinto preto precisaram de 9 dias para aprender a tarefa de sair da latência e se alimentar. Os do labirinto verde precisaram de 10 enquanto que os do labirinto azul não conseguiram aprender a tarefa. A troca de cores afetou o desempenho da tarefa aprendida pelos animais em todas as cores. O ambiente preto é o mais indicado para manutenção da espécie e testes de aprendizado espacial por garantir maior bem estar e melhor desempenho durante o teste de aprendizado. A coloração azul não é indicada uma vez que a mesma incitou o comportamento agonístico prejudicando o bem estar do animal e interferindo no desempenho da tarefa de aprendizado.Environmental characteristics are capable of modulating the physiology and behavior of individuals. The objective of this study was to investigate the influence of environment color on the behavior and learning ability of Nile Tilapia, Oreochromis niloticus, in T maze. Eighty-four tilapias with 12.81 ± 0.38cm and 35.98 ± 8.33g were used in the experiment. They were separated into six groups of fourteen individuals and placed in blue, green and black tanks and acclimatized for 15 days prior to behavioral observations. For the learning test, which lasted 15 days, three T maze were set up, one of each environment color. After the learning test, the T maze color was changed for 5 days. At the blue and black tanks, fish remained mostly at the top of the tank. At the green tank, they remained equally distributed in the water column. There were more agonistic encounters at the blue environment. Fish trained in the lack maze needed nine days to learn the task of leaving latency and feed. Those trained in the green maze needed 10 days, while individuals at the blue maze failed to learn the task. The color change affected the performance of the task learned by the animals in all colors. It can be concluded that the blue color stimulated agonistic behavior and interfered in the performance of learning tasks. The black environment was best suited for maintenance and testing of learning in Nile tilapia.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTilápia (Peixe) CriaçãoProdução animalComportamento animalTilápia do NiloLabirinto em TComportamentoCor de ambienteEfeito da coloração do ambiente sobre o comportamento e aprendizado de tilápia do Niloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALisabela_fernanda_ara_jo_torres.pdfapplication/pdf713905https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR8J9X/1/isabela_fernanda_ara_jo_torres.pdff9c3a5344289ade47d1ad08b60b10d02MD51TEXTisabela_fernanda_ara_jo_torres.pdf.txtisabela_fernanda_ara_jo_torres.pdf.txtExtracted texttext/plain75749https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR8J9X/2/isabela_fernanda_ara_jo_torres.pdf.txt134d5c61e4ccb1423f30a77cffd61487MD521843/BUOS-AR8J9X2019-11-14 11:01:48.669oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR8J9XRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:01:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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