Como alunos interpretam a resistência bacteriana sob a ótica das teorias evolucionistas de Lamarck e Darwin no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anderson Fernandes de Melo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJHU5
Resumo: Este trabalho tem por objetivo contribuir para o ensino de ciências porinvestigação por meio de pesquisa sobre ensino e aprendizagem de teorias evolutivas. Nesse sentido, busca-se verificar relações estabelecidas por alunos de ensino médio entre a resistência bacteriana e as teorias evolutivas de Lamarck e Darwin. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa em duas etapas: pesquisa bibliográfica e trabalho empírico. Na pesquisa bibliográfica foram abordados os temas ensino e aprendizagem de evolução, bem comoteorias de evolução biológica e resistência bacteriana. Na etapa empírica, foram coletados dados por meio de questionário, discussão e grupo focal. Os resultados apontam: 1 Os alunos possuem dificuldades em separar as Teorias Lamarckistas das Darwinistas, mas percebem a importância do seu entendimento. 2 Apesar de fazer parte do seu cotidiano, o surgimento das bactérias resistentes aos antibióticos, possibilita diversas interpretações dos alunos e, muitas vezes, não compatíveis com a descrição darwinista. Considera-se que esse trabalho abre perspectivas de pesquisas sobre as Teorias Evolutivas, em especial a apresentação de temas relacionados aocotidiano do aluno, como a resistência bactéria, ou saúde publica.
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