Recursos educacionais abertos para leitura e produção de textos nas licenciaturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniervelin Renata Marques Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Danilo Rodrigues César, Ana Cristina Fricke Matte
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.1285/i9788883051272p4561
http://hdl.handle.net/1843/65952
https://orcid.org/0000-0003-3286-7066
https://orcid.org/0000-0002-6640-1136
https://orcid.org/0000-0003-1861-3609
Resumo: O projeto "Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas" (REALPTL), financiado pelo CNPq, propõe o estudo e criação de recursos educacionais abertos (REA) voltados ao letramento de licenciandos. A partir dos pressupostos da Cultura Livre, o projeto busca criar e compartilhar diferentes recursos didáticos digitais, além de permitir que docentes divulguem seus cursos e materiais no ambiente digital a ser criado. O foco desse projeto é o desenvolvimento de habilidades e competências em leitura e produção de textos em diferentes práticas sociais, contribuindo para o processo de letramento dos futuros professores e, assim, propiciar melhoria na qualidade de suas iniciativas nas escolas da educação básica. Essa proposta se justifica pela pouca quantidade de REA para o ensino-aprendizagem de leitura e escrita de textos destinados a estudantes de ensino superior. Por isso, estabeleceu-se como etapa inicial a pesquisa de recursos educacionais criados em outros projetos para, por meio de análise, chegarmos a um perfil dos recursos atualmente disponíveis. Dessa forma, poderemos criar um ambiente fundamentado para o compartilhamento online de REA. No percurso desse projeto, iniciado em 2014, utilizase como base teórica a Linguística Aplicada, estudos sobre Letramentos e estudiosos que pregam e orientam sobre a Educação como prática da liberdade. Alguns resultados da primeira fase do projeto vêm da pesquisa de dois REA existentes: sites ELO e Redigir, por meio de algumas categorias definidas para a análise. Além disso, será apresentada, sucintamente, a proposta do ambiente REALPTL como planejado até o momento.
id UFMG_98ac2e50a1b124744070fa89e056ecb1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/65952
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Recursos educacionais abertos para leitura e produção de textos nas licenciaturasEnsino e aprendizagemPortuguêsCultura livreLinguagem e TecnologiaAprendizagemEstudo e ensino (Superior)Tecnologia educacionalO projeto "Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas" (REALPTL), financiado pelo CNPq, propõe o estudo e criação de recursos educacionais abertos (REA) voltados ao letramento de licenciandos. A partir dos pressupostos da Cultura Livre, o projeto busca criar e compartilhar diferentes recursos didáticos digitais, além de permitir que docentes divulguem seus cursos e materiais no ambiente digital a ser criado. O foco desse projeto é o desenvolvimento de habilidades e competências em leitura e produção de textos em diferentes práticas sociais, contribuindo para o processo de letramento dos futuros professores e, assim, propiciar melhoria na qualidade de suas iniciativas nas escolas da educação básica. Essa proposta se justifica pela pouca quantidade de REA para o ensino-aprendizagem de leitura e escrita de textos destinados a estudantes de ensino superior. Por isso, estabeleceu-se como etapa inicial a pesquisa de recursos educacionais criados em outros projetos para, por meio de análise, chegarmos a um perfil dos recursos atualmente disponíveis. Dessa forma, poderemos criar um ambiente fundamentado para o compartilhamento online de REA. No percurso desse projeto, iniciado em 2014, utilizase como base teórica a Linguística Aplicada, estudos sobre Letramentos e estudiosos que pregam e orientam sobre a Educação como prática da liberdade. Alguns resultados da primeira fase do projeto vêm da pesquisa de dois REA existentes: sites ELO e Redigir, por meio de algumas categorias definidas para a análise. Além disso, será apresentada, sucintamente, a proposta do ambiente REALPTL como planejado até o momento.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASUFMG2024-03-15T22:38:42Z2024-03-15T22:38:42Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.1285/i9788883051272p456197888830512721http://hdl.handle.net/1843/65952https://orcid.org/0000-0003-3286-7066https://orcid.org/0000-0002-6640-1136https://orcid.org/0000-0003-1861-3609porSimpósio Mundial de Estudos de Língua PortuguesaDaniervelin Renata Marques PereiraDanilo Rodrigues CésarAna Cristina Fricke Matteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-03-15T22:38:42Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/65952Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-03-15T22:38:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos educacionais abertos para leitura e produção de textos nas licenciaturas
title Recursos educacionais abertos para leitura e produção de textos nas licenciaturas
spellingShingle Recursos educacionais abertos para leitura e produção de textos nas licenciaturas
Daniervelin Renata Marques Pereira
Ensino e aprendizagem
Português
Cultura livre
Linguagem e Tecnologia
Aprendizagem
Estudo e ensino (Superior)
Tecnologia educacional
title_short Recursos educacionais abertos para leitura e produção de textos nas licenciaturas
title_full Recursos educacionais abertos para leitura e produção de textos nas licenciaturas
title_fullStr Recursos educacionais abertos para leitura e produção de textos nas licenciaturas
title_full_unstemmed Recursos educacionais abertos para leitura e produção de textos nas licenciaturas
title_sort Recursos educacionais abertos para leitura e produção de textos nas licenciaturas
author Daniervelin Renata Marques Pereira
author_facet Daniervelin Renata Marques Pereira
Danilo Rodrigues César
Ana Cristina Fricke Matte
author_role author
author2 Danilo Rodrigues César
Ana Cristina Fricke Matte
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniervelin Renata Marques Pereira
Danilo Rodrigues César
Ana Cristina Fricke Matte
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Português
Cultura livre
Linguagem e Tecnologia
Aprendizagem
Estudo e ensino (Superior)
Tecnologia educacional
topic Ensino e aprendizagem
Português
Cultura livre
Linguagem e Tecnologia
Aprendizagem
Estudo e ensino (Superior)
Tecnologia educacional
description O projeto "Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas" (REALPTL), financiado pelo CNPq, propõe o estudo e criação de recursos educacionais abertos (REA) voltados ao letramento de licenciandos. A partir dos pressupostos da Cultura Livre, o projeto busca criar e compartilhar diferentes recursos didáticos digitais, além de permitir que docentes divulguem seus cursos e materiais no ambiente digital a ser criado. O foco desse projeto é o desenvolvimento de habilidades e competências em leitura e produção de textos em diferentes práticas sociais, contribuindo para o processo de letramento dos futuros professores e, assim, propiciar melhoria na qualidade de suas iniciativas nas escolas da educação básica. Essa proposta se justifica pela pouca quantidade de REA para o ensino-aprendizagem de leitura e escrita de textos destinados a estudantes de ensino superior. Por isso, estabeleceu-se como etapa inicial a pesquisa de recursos educacionais criados em outros projetos para, por meio de análise, chegarmos a um perfil dos recursos atualmente disponíveis. Dessa forma, poderemos criar um ambiente fundamentado para o compartilhamento online de REA. No percurso desse projeto, iniciado em 2014, utilizase como base teórica a Linguística Aplicada, estudos sobre Letramentos e estudiosos que pregam e orientam sobre a Educação como prática da liberdade. Alguns resultados da primeira fase do projeto vêm da pesquisa de dois REA existentes: sites ELO e Redigir, por meio de algumas categorias definidas para a análise. Além disso, será apresentada, sucintamente, a proposta do ambiente REALPTL como planejado até o momento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2024-03-15T22:38:42Z
2024-03-15T22:38:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.1285/i9788883051272p4561
9788883051272
1
http://hdl.handle.net/1843/65952
https://orcid.org/0000-0003-3286-7066
https://orcid.org/0000-0002-6640-1136
https://orcid.org/0000-0003-1861-3609
url https://doi.org/10.1285/i9788883051272p4561
http://hdl.handle.net/1843/65952
https://orcid.org/0000-0003-3286-7066
https://orcid.org/0000-0002-6640-1136
https://orcid.org/0000-0003-1861-3609
identifier_str_mv 9788883051272
1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FALE - FACULDADE DE LETRAS
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FALE - FACULDADE DE LETRAS
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829870422884352