Análise das teleconsultorias odontológicas do Telessaúde Núcleos Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ligia Cristelli da Paixao
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ODON-B3GJPG
Resumo: O objetivo desse estudo transversal foi avaliar as Teleconsultorias Odontológicas offline do Programa Telessaúde Brasil Redes Núcleos Minas Gerais, com ênfase em Endodontia. Foram coletadas informações dos bancos de dados secundários dos núcleos: Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) e Faculdade de Medicina da UFMG (FM-UFMG), de jul/2015 a jul/2017. Foram analisadas as variáveis: núcleo de telessaúde, sexo e profissão do solicitante da teleconsultoria; data e horário da pergunta e resposta; tempo até a resposta em dias; se a dúvida foi devidamente respondida; se a teleconsultoria foi atendida; status de postagem; satisfação do profissional; conduta após a teleconsultoria; área e subárea da especialidade odontológica e tipo de dúvida da teleconsultoria. Dados sóciodemográficos das Regiões Geográficas Intermediárias de Minas Gerais, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e Índice de Gini também foram coletados. Os resultados foram analisados descritivamente usando o programa SPSS v.22.0. Foram realizadas 3920 teleconsultorias com uma procura crescente no período (n=187 de Julho a Dezembro de 2015; n=2.214 em 2016; n=1.519 de Janeiro a Julho de 2017), com maior demanda feita por dentistas (93,3%) e sexo feminino (66,7%), dentro do horário de trabalho (78,6%), sendo sobre conduta geral, englobando dúvidas sobre o tratamento, prevenção e proservação das condições bucais (72,1%). Quase a totalidade foi atendida (99,7%), com uma devolutiva de até dois dias em 75% dos casos. Houve baixo feedback dos profissionais em relação a satisfação e resolução das dúvidas (57,2% e 70,2% sem informação, respectivamente). Apenas 5,2% apresentavam informações sobre o encaminhamento dos pacientes. A maior prevalência de dúvidas relacionou-se às áreas de Patologia/Estomatologia (19,0%), seguidas por Farmacologia/Anestesiologia (18,8%), Odontopediatria (10,3%), Cirurgia (10,2%), Dentística/Prótese (8,6%) e Endodontia (7,4%). A devolutiva das dúvidas ocorreu dentro do tempo esperado, com maior prevalência em áreas básicas e condutas gerais. As dúvidas Endodônticas mais prevalentes foram sobre alterações pulpares e periapicais (32,3%), traumatismos dentários (15,6%), urgências endodônticas (11,4%) e medicação intracanal (7,3%). As áreas básicas devem receber uma maior ênfase nos cursos de graduação, para formar profissionais mais preparados para a prática clínica, que realizem um adequado diagnóstico e tratamento integral ao paciente. As dúvidas endodônticas mais prevalentes estiveram relacionadas com os desafios no dia-a-dia dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). É de fundamental importância a atualização contínua dos profissionais, tanto por meio de programas de educação continuada, como pela própria busca por novos conhecimentos, promovendo um reforço dessas competências. Além disso, é preciso estimular o feedback dos solicitantes para permitir melhor análise e melhorias para o programa.
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Foram analisadas as variáveis: núcleo de telessaúde, sexo e profissão do solicitante da teleconsultoria; data e horário da pergunta e resposta; tempo até a resposta em dias; se a dúvida foi devidamente respondida; se a teleconsultoria foi atendida; status de postagem; satisfação do profissional; conduta após a teleconsultoria; área e subárea da especialidade odontológica e tipo de dúvida da teleconsultoria. Dados sóciodemográficos das Regiões Geográficas Intermediárias de Minas Gerais, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e Índice de Gini também foram coletados. Os resultados foram analisados descritivamente usando o programa SPSS v.22.0. Foram realizadas 3920 teleconsultorias com uma procura crescente no período (n=187 de Julho a Dezembro de 2015; n=2.214 em 2016; n=1.519 de Janeiro a Julho de 2017), com maior demanda feita por dentistas (93,3%) e sexo feminino (66,7%), dentro do horário de trabalho (78,6%), sendo sobre conduta geral, englobando dúvidas sobre o tratamento, prevenção e proservação das condições bucais (72,1%). Quase a totalidade foi atendida (99,7%), com uma devolutiva de até dois dias em 75% dos casos. Houve baixo feedback dos profissionais em relação a satisfação e resolução das dúvidas (57,2% e 70,2% sem informação, respectivamente). Apenas 5,2% apresentavam informações sobre o encaminhamento dos pacientes. A maior prevalência de dúvidas relacionou-se às áreas de Patologia/Estomatologia (19,0%), seguidas por Farmacologia/Anestesiologia (18,8%), Odontopediatria (10,3%), Cirurgia (10,2%), Dentística/Prótese (8,6%) e Endodontia (7,4%). A devolutiva das dúvidas ocorreu dentro do tempo esperado, com maior prevalência em áreas básicas e condutas gerais. As dúvidas Endodônticas mais prevalentes foram sobre alterações pulpares e periapicais (32,3%), traumatismos dentários (15,6%), urgências endodônticas (11,4%) e medicação intracanal (7,3%). As áreas básicas devem receber uma maior ênfase nos cursos de graduação, para formar profissionais mais preparados para a prática clínica, que realizem um adequado diagnóstico e tratamento integral ao paciente. As dúvidas endodônticas mais prevalentes estiveram relacionadas com os desafios no dia-a-dia dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). É de fundamental importância a atualização contínua dos profissionais, tanto por meio de programas de educação continuada, como pela própria busca por novos conhecimentos, promovendo um reforço dessas competências. Além disso, é preciso estimular o feedback dos solicitantes para permitir melhor análise e melhorias para o programa.This cross-sectional study aimed to evaluate the off-line dental teleconsulting of Telehealth Brazil Networks Program in Minas Gerais state Telehealth centers, with emphasis in Endodontics. Data were collected from secondary databases of the Clinical Hospital of the Federal University of Minas Gerais (CH/UFMG) and Medical School of UFMG (MS/UFMG), from July 2015 to July 2017. The variables analyzed were telehealth center; applicants gender and profession; date and time of question and answer; response time in days; if the issue was duly answered; if teleconsulting was attended; posting status; professionals satisfaction; conduct adopted after teleconsulting; dental specialty area and subarea and type of issues. Sociodemographic data from the Intermediate Geographical Regions (IGR) of Minas Gerais, the Municipal Human Development Index (MHDI) and Gini Index were also collected. The results were descriptively analyzed using SPSS v.22.0. In total, 3,920 teleconsulting sessions were recorded, with increasing demand in the period (n=187 from July to December 2015; n=2,214 in 2016 and; n=1,519 from January to July 2017). Most were demanded by dentists (93.3%) and female (78.6%) professionals, during office hours (78.6%) and related to general conducts, with doubts related to treatment, prevention and preservation of oral conditions (72.1%). Almost all were attended (99.7%), with a maximum response time of two days (75.0%). There was low feedback regarding satisfaction and resolution of issues (57.2% and 70.2%, respectively, without information). Only 5.2% had information on whether patients were referred. The higher prevalence of issues related to Pathology/Stomatology specialties (19.0%), followed by Pharmacology/Anesthesiology (18.8%), Pediatric Dentistry (10.3%), Surgery (10.2%), Dentistry/Prosthesis (8.6%) and Endodontics (7.4%). The response occurred within the expected time, with the prevalence of issues in primary dental areas and general conducts. The most prevalent Endodontic doubts were related to pulp and periapical alterations (32.3%), dental trauma (15.6%), endodontic urgencies (11.4%) and intracanal medication (7.3%). The basic areas should receive a greater emphasis on undergraduate courses, to better prepare professionals for clinical practice and determine the adequate diagnosis and integral treatment to the patient. The most prevalent endodontic doubts were related to the daily challenges of Primary Health Care (PHC) professionals. It is of fundamental importance the continuous updating of the professionals, both through continuing education programs and through the search for new knowledge, promoting a reinforcement of these competences. In addition, applicants feedback needs to be encouraged to allow better analysis and improvements to the program.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTelemedicinaConsulta remotaAssistência odontológicaAtenção primária à saúdeEstudos transversaisEndodontiaTelemedicinaAtenção Primária à SaúdeSaúde PúblicaEndodontiaOdontologiaAnálise das teleconsultorias odontológicas do Telessaúde Núcleos Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_27_07_2018___versao_final.pdfapplication/pdf3415626https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ODON-B3GJPG/1/dissertacao_27_07_2018___versao_final.pdfa89b2ea09af330f8a837f5c86bbf37daMD51TEXTdissertacao_27_07_2018___versao_final.pdf.txtdissertacao_27_07_2018___versao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain136318https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ODON-B3GJPG/2/dissertacao_27_07_2018___versao_final.pdf.txt576cec6ea7a20c97950f2a527208dd22MD521843/ODON-B3GJPG2019-11-14 06:26:15.833oai:repositorio.ufmg.br:1843/ODON-B3GJPGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:26:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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