Procedimentos Técnicos na Iniciação ao Violino: uma sistematização de exercícios de apoio ao repertório Suzuki
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XRKNK |
Resumo: | O Método Suzuki tem sido largamente utilizado para o ensino elementar do violino no Brasil. Na maioria das vezes esse uso se restringe apenas ao repertório do método, num contexto tradicional de ensino independente da sua filosofia. Esse trabalho analisa problemas técnicos comuns aos alunos desse universo e busca soluções por meio de exercícios que se encaixem na ordem cronológica do repertório dos três primeiros volumes. Esses exercícios por sua vez se inserem num conjunto de preceitos que denominamos aqui tradição Flesch-Rostal-Bosisio por se tratar de uma linha coerente de pensamento que vem evoluindo através de trabalho desses três renomados professores. A eficiência dessa corrente é comprovada pelos resultados que o professor Paulo Bosisio obtém no Brasil e que o tornaram referência nacional no ensino do instrumento. |
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Edson Queiroz de AndradeCarlos Aleixo dos ReisYara Vieira QuérciaAureliano Afonso Araujo2019-08-11T21:24:59Z2019-08-11T21:24:59Z2007-12-10http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XRKNKO Método Suzuki tem sido largamente utilizado para o ensino elementar do violino no Brasil. Na maioria das vezes esse uso se restringe apenas ao repertório do método, num contexto tradicional de ensino independente da sua filosofia. Esse trabalho analisa problemas técnicos comuns aos alunos desse universo e busca soluções por meio de exercícios que se encaixem na ordem cronológica do repertório dos três primeiros volumes. Esses exercícios por sua vez se inserem num conjunto de preceitos que denominamos aqui tradição Flesch-Rostal-Bosisio por se tratar de uma linha coerente de pensamento que vem evoluindo através de trabalho desses três renomados professores. A eficiência dessa corrente é comprovada pelos resultados que o professor Paulo Bosisio obtém no Brasil e que o tornaram referência nacional no ensino do instrumento.The Suzuki method for violin has been largely used as a teaching method for beginners in Brazil. The use of the method, however, is often restricted to the repertoire of the books, not taking into consideration its philosophy and is also done in a traditional way. This thesis analyzes common technical problems that the students might have while dealing with the method and aims to find solutions for them, suggesting preparatory exercises for the repertoire as they are presented in the first three books. These exercises fit in a number of precepts that we call Flesch-Rostal-Bosisio tradition. This tradition is a chain of thoughts that has been evolving through the work of these three great masters. The accuracy of this chain is well know through the results obtained by Professor Pablo Bosisio, who is a national reference regarding the teaching of the violin in Brazil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMetodo SuzukiViolino Instrução e ensinoEnsino de violinoMétodo SuzukiPaulo BosisioProcedimentos Técnicos na Iniciação ao Violino: uma sistematização de exercícios de apoio ao repertório Suzukiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALaureliano_disserta__o_completa.pdfapplication/pdf886738https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XRKNK/1/aureliano_disserta__o_completa.pdf91a87b2164a4341dd89b812d4b399072MD511843/GMMA-7XRKNK2019-08-11 18:24:59.242oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7XRKNKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-11T21:24:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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