Os nós da docência: as vivências escolares de docentes e jovens alunos permeadas pelo ensino de Sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Antonio Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJLUG
Resumo: Esta dissertação busca descrever e compreender como se dão as relações de jovens alunos e professores intermediadas pelo Ensino de Sociologia, em duas escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Desse modo, a interação entre Ensino de Sociologia e seus principais sujeitos ( jovens alunos e professores) no ambiente escolar foi ponto de partida desta investigação. Para isso foram realizadas três inserções no tema onde, em um primeiro momento, delimitou-se o histórico, os propósitos e as intencionalidades do Ensino de Sociologia na educação básica no atual contexto educacional brasileiro. Em seguida, buscamos cnstruir uma genealogia das trajetórias dos dois docentes participantes da pesquisa, com o intuito de evidenciar a origem de valores, princípios e práticas adotadas ao atuarem com professores de sociologia na Rede Pública de Ensino do Estado de Minas Gerais. Por fim, buscamos analisar as perspectivas que os jovens alunos das duas turmas participantes da pesquisa possuíam frente ao ambiente escolar e ao ensino de sociologia, e a relação professor/jovem aluno nas aulas desta disciplina. A partir de autores da sociologia da educação (TARDIF, DUBET, TEIXEIRA) e da sociologia juventude ( FANFANI, DAYRELL), apresentamos um caminho teórico-metodológico que prioriza o diálogo das perspectivas dos sujeitos envolvidos na pesquisa com os marcos teóricos, os quais nortearam nossas análises. Assim, nesta investigação, pudemos verificar o impacto do componente relacional na constituição da docência dos professores analisados e na relação professor / jovem aluno nas aulas de sociologia, percebendo como este fator influencia no processo de aprendizagem de seus conteúdos, apontando ainda avanços e limites desta relação frente às turmas analisadas.
id UFMG_9a326fcef5cc79aafad5878afd8c4ac6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANJLUG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Licinia Maria CorreaCirlene Cristina de SousaJuliana Batista dos ReisMaria Amalia de Almeida CunhaMarcos Antonio Silva2019-08-11T02:48:07Z2019-08-11T02:48:07Z2016-02-11http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJLUGEsta dissertação busca descrever e compreender como se dão as relações de jovens alunos e professores intermediadas pelo Ensino de Sociologia, em duas escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Desse modo, a interação entre Ensino de Sociologia e seus principais sujeitos ( jovens alunos e professores) no ambiente escolar foi ponto de partida desta investigação. Para isso foram realizadas três inserções no tema onde, em um primeiro momento, delimitou-se o histórico, os propósitos e as intencionalidades do Ensino de Sociologia na educação básica no atual contexto educacional brasileiro. Em seguida, buscamos cnstruir uma genealogia das trajetórias dos dois docentes participantes da pesquisa, com o intuito de evidenciar a origem de valores, princípios e práticas adotadas ao atuarem com professores de sociologia na Rede Pública de Ensino do Estado de Minas Gerais. Por fim, buscamos analisar as perspectivas que os jovens alunos das duas turmas participantes da pesquisa possuíam frente ao ambiente escolar e ao ensino de sociologia, e a relação professor/jovem aluno nas aulas desta disciplina. A partir de autores da sociologia da educação (TARDIF, DUBET, TEIXEIRA) e da sociologia juventude ( FANFANI, DAYRELL), apresentamos um caminho teórico-metodológico que prioriza o diálogo das perspectivas dos sujeitos envolvidos na pesquisa com os marcos teóricos, os quais nortearam nossas análises. Assim, nesta investigação, pudemos verificar o impacto do componente relacional na constituição da docência dos professores analisados e na relação professor / jovem aluno nas aulas de sociologia, percebendo como este fator influencia no processo de aprendizagem de seus conteúdos, apontando ainda avanços e limites desta relação frente às turmas analisadas.This dissertation seeks to describe and understand how the relations of young students and teachers are intermediated by the Teaching of Sociology, in two schools of the Metropolitan Region of Belo Horizonte. Thus, the interaction between Teaching Sociology and its main subjects (young students and teachers) in the school environment was the starting point of this research. For this, three insertions were made in the theme where, in a first moment, the history, the intentions and the intentions of the Teaching of Sociology in the basic education in the current Brazilian educational context were delimited. Next, we seek to construct a genealogy of the trajectories of the two teachers participating in the research, with the purpose of evidencing the origin of values, principles and practices adopted when working with teachers of sociology in the Public Education Network of the State of Minas Gerais. Finally, we sought to analyze the perspectives that the young students of the two groups that participated in the research had in front of the school environment and the teaching of sociology, and the teacher / young student relationship in the classes of this discipline. From the authors of the sociology of education (TARDIF, DUBET, TEIXEIRA) and youth sociology (FANFANI, DAYRELL), we present a theoretical-methodological path that prioritizes the dialogue of the perspectives of the subjects involved in the research with the theoretical frameworks, which guided Our analyzes. Thus, in this investigation, we were able to verify the impact of the relational component on the teacher education of the teachers analyzed and on the teacher / young student relationship in the sociology classes, noting how this factor influences the learning process of its contents, Relation to the classes analyzed.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologia Estudo e ensinoSociologia educacionalEducaçãoJuventudeProfessores e alunosAmbiente escolarEnsino de SociologiaJovens AlunosJuventude e DocênciaOs nós da docência: as vivências escolares de docentes e jovens alunos permeadas pelo ensino de Sociologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALos_n_s_da_doc_ncia___marcos_antonio_silva___vers_o_final__.pdfapplication/pdf1706363https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANJLUG/1/os_n_s_da_doc_ncia___marcos_antonio_silva___vers_o_final__.pdf31b4e1444e56196546ea4f3db06d23aeMD51TEXTos_n_s_da_doc_ncia___marcos_antonio_silva___vers_o_final__.pdf.txtos_n_s_da_doc_ncia___marcos_antonio_silva___vers_o_final__.pdf.txtExtracted texttext/plain368925https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANJLUG/2/os_n_s_da_doc_ncia___marcos_antonio_silva___vers_o_final__.pdf.txt2d70f12f7d77ca799e8dfb4713c84454MD521843/BUBD-ANJLUG2019-11-14 11:13:43.454oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANJLUGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:13:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os nós da docência: as vivências escolares de docentes e jovens alunos permeadas pelo ensino de Sociologia
title Os nós da docência: as vivências escolares de docentes e jovens alunos permeadas pelo ensino de Sociologia
spellingShingle Os nós da docência: as vivências escolares de docentes e jovens alunos permeadas pelo ensino de Sociologia
Marcos Antonio Silva
Ensino de Sociologia
Jovens Alunos
Juventude e Docência
Sociologia Estudo e ensino
Sociologia educacional
Educação
Juventude
Professores e alunos
Ambiente escolar
title_short Os nós da docência: as vivências escolares de docentes e jovens alunos permeadas pelo ensino de Sociologia
title_full Os nós da docência: as vivências escolares de docentes e jovens alunos permeadas pelo ensino de Sociologia
title_fullStr Os nós da docência: as vivências escolares de docentes e jovens alunos permeadas pelo ensino de Sociologia
title_full_unstemmed Os nós da docência: as vivências escolares de docentes e jovens alunos permeadas pelo ensino de Sociologia
title_sort Os nós da docência: as vivências escolares de docentes e jovens alunos permeadas pelo ensino de Sociologia
author Marcos Antonio Silva
author_facet Marcos Antonio Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Licinia Maria Correa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cirlene Cristina de Sousa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Juliana Batista dos Reis
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Amalia de Almeida Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos Antonio Silva
contributor_str_mv Licinia Maria Correa
Cirlene Cristina de Sousa
Juliana Batista dos Reis
Maria Amalia de Almeida Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Sociologia
Jovens Alunos
Juventude e Docência
topic Ensino de Sociologia
Jovens Alunos
Juventude e Docência
Sociologia Estudo e ensino
Sociologia educacional
Educação
Juventude
Professores e alunos
Ambiente escolar
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sociologia Estudo e ensino
Sociologia educacional
Educação
Juventude
Professores e alunos
Ambiente escolar
description Esta dissertação busca descrever e compreender como se dão as relações de jovens alunos e professores intermediadas pelo Ensino de Sociologia, em duas escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Desse modo, a interação entre Ensino de Sociologia e seus principais sujeitos ( jovens alunos e professores) no ambiente escolar foi ponto de partida desta investigação. Para isso foram realizadas três inserções no tema onde, em um primeiro momento, delimitou-se o histórico, os propósitos e as intencionalidades do Ensino de Sociologia na educação básica no atual contexto educacional brasileiro. Em seguida, buscamos cnstruir uma genealogia das trajetórias dos dois docentes participantes da pesquisa, com o intuito de evidenciar a origem de valores, princípios e práticas adotadas ao atuarem com professores de sociologia na Rede Pública de Ensino do Estado de Minas Gerais. Por fim, buscamos analisar as perspectivas que os jovens alunos das duas turmas participantes da pesquisa possuíam frente ao ambiente escolar e ao ensino de sociologia, e a relação professor/jovem aluno nas aulas desta disciplina. A partir de autores da sociologia da educação (TARDIF, DUBET, TEIXEIRA) e da sociologia juventude ( FANFANI, DAYRELL), apresentamos um caminho teórico-metodológico que prioriza o diálogo das perspectivas dos sujeitos envolvidos na pesquisa com os marcos teóricos, os quais nortearam nossas análises. Assim, nesta investigação, pudemos verificar o impacto do componente relacional na constituição da docência dos professores analisados e na relação professor / jovem aluno nas aulas de sociologia, percebendo como este fator influencia no processo de aprendizagem de seus conteúdos, apontando ainda avanços e limites desta relação frente às turmas analisadas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T02:48:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T02:48:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJLUG
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJLUG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANJLUG/1/os_n_s_da_doc_ncia___marcos_antonio_silva___vers_o_final__.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANJLUG/2/os_n_s_da_doc_ncia___marcos_antonio_silva___vers_o_final__.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 31b4e1444e56196546ea4f3db06d23ae
2d70f12f7d77ca799e8dfb4713c84454
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589536038518784