Escrita dentro e fora da escola: experiências de crianças em uma comunidade rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacqueline Araujo Correa Mendes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9VEQDY
Resumo: Esta pesquisa investiga a presença e usos da escrita em uma comunidade rural do norte de Minas Gerais, privilegiando a análise da participação de crianças dessa comunidade em eventos de letramento dentro e fora da escola. Residiam na comunidade 60 famílias, num total de 191 habitantes. Tive a oportunidade de conviver e realizar entrevistas com diversos moradores dessa comunidade. Entretanto, as práticas de letramento desenvolvidas por 10 crianças, seus familiares e sua professora tornaram-se o foco deste estudo. Essas crianças tinham uma faixa etária entre 8 e 10 anos e estudavam em uma sala multisseriada na escola da comunidade. Adotou-se uma perspectiva social do letramento, conforme proposta pelos Novos Estudos do Letramento. Por meio da exploração de uma perspectiva etnográfica, procedeu-se à observação participante, em 2012, em Ibiaí (MG). O estudo envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas, a produção de diário de campo, gravações de áudio e vídeo e coleta de artefatos escritos usados e/ou produzidos dentro e fora da escola. Buscou-se descrever e analisar a disponibilidade e o acesso à escrita tanto na comunidade quanto na escola. O contraste entre esses dois espaços evidenciou que múltiplos letramentos ocorrem fora da escola e que as crianças encontram disponibilidade e acesso à escrita dentro e fora da escola. Em contraposição, os dados mostraram também que, apesar da disponibilidade de textos na escola, no interior da sala de aula, as relações de poder que envolviam os participantes da pesquisa nas atividades escolares perpassavam os materiais escritos, enfatizando que a disponibilidade e o acesso também estavam subordinados ao direcionamento da professora.
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