Política de educação especial e os desafios de uma perspectiva inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Libéria Rodrigues Neves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mônica Maria Farid Rahme, Carla Mercês da Rocha Jatoba Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.1590/2175-623684853
http://hdl.handle.net/1843/62465
https://orcid.org/0000-0001-7818-4434
https://orcid.org/0000-0003-2123-2989
Resumo: This article analyzes the meanings of the document National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education (2008) and its relevance for the definition of directions for disabled students’ schooling in Brazil in the last ten years. It highlights the centrality conferred by the Policy on Specialized Educational Assistance (SEA), as a complement and/or supplement to common education, in the process of school inclusion. Therefore, it is proposed a dialogue with the psychoanalytic discourse, in order to problematize the place attributed to SEA in this context, as well as the persistence of segregating movements, which insist on enrolling even if the political orientation proposes an inclusive education.
id UFMG_9aeadb51ff7cd6a6e3e58237ef11a084
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/62465
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Política de educação especial e os desafios de uma perspectiva inclusivaSpecial education policy and the challenges of an inclusive perspectiveEducação especialEducação inclusivaAtendimento educacional especializadoPolítica educacionalPsicanáliseEducação especial - politica governamental - BrasilEducação inclusivaNecessidades especiais - educaçãoPsicanáliseThis article analyzes the meanings of the document National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education (2008) and its relevance for the definition of directions for disabled students’ schooling in Brazil in the last ten years. It highlights the centrality conferred by the Policy on Specialized Educational Assistance (SEA), as a complement and/or supplement to common education, in the process of school inclusion. Therefore, it is proposed a dialogue with the psychoanalytic discourse, in order to problematize the place attributed to SEA in this context, as well as the persistence of segregating movements, which insist on enrolling even if the political orientation proposes an inclusive education.Este artigo analisa os significados do documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e sua relevância para a definição dos rumos da escolarização dos estudantes com deficiência no Brasil, nos últimos dez anos. Destaca a centralidade conferida pela Política ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), como complementar e/ou suplementar ao ensino comum, no processo de inclusão escolar. Diante disso, propõe-se uma interlocução com o discurso psicanalítico, de modo a problematizar o lugar atribuído ao AEE nesse contexto, bem como a persistência de movimentos segregadores, que insistem em se inscrever mesmo que a orientação política proponha uma Educação Inclusiva.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOUFMG2024-01-05T16:07:10Z2024-01-05T16:07:10Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.1590/2175-6236848532175-6236http://hdl.handle.net/1843/62465https://orcid.org/0000-0001-7818-4434https://orcid.org/0000-0003-2123-2989porEducação & realidadeLibéria Rodrigues NevesMônica Maria Farid RahmeCarla Mercês da Rocha Jatoba Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-01-05T16:07:10Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/62465Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-01-05T16:07:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Política de educação especial e os desafios de uma perspectiva inclusiva
Special education policy and the challenges of an inclusive perspective
title Política de educação especial e os desafios de uma perspectiva inclusiva
spellingShingle Política de educação especial e os desafios de uma perspectiva inclusiva
Libéria Rodrigues Neves
Educação especial
Educação inclusiva
Atendimento educacional especializado
Política educacional
Psicanálise
Educação especial - politica governamental - Brasil
Educação inclusiva
Necessidades especiais - educação
Psicanálise
title_short Política de educação especial e os desafios de uma perspectiva inclusiva
title_full Política de educação especial e os desafios de uma perspectiva inclusiva
title_fullStr Política de educação especial e os desafios de uma perspectiva inclusiva
title_full_unstemmed Política de educação especial e os desafios de uma perspectiva inclusiva
title_sort Política de educação especial e os desafios de uma perspectiva inclusiva
author Libéria Rodrigues Neves
author_facet Libéria Rodrigues Neves
Mônica Maria Farid Rahme
Carla Mercês da Rocha Jatoba Ferreira
author_role author
author2 Mônica Maria Farid Rahme
Carla Mercês da Rocha Jatoba Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Libéria Rodrigues Neves
Mônica Maria Farid Rahme
Carla Mercês da Rocha Jatoba Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Educação inclusiva
Atendimento educacional especializado
Política educacional
Psicanálise
Educação especial - politica governamental - Brasil
Educação inclusiva
Necessidades especiais - educação
Psicanálise
topic Educação especial
Educação inclusiva
Atendimento educacional especializado
Política educacional
Psicanálise
Educação especial - politica governamental - Brasil
Educação inclusiva
Necessidades especiais - educação
Psicanálise
description This article analyzes the meanings of the document National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education (2008) and its relevance for the definition of directions for disabled students’ schooling in Brazil in the last ten years. It highlights the centrality conferred by the Policy on Specialized Educational Assistance (SEA), as a complement and/or supplement to common education, in the process of school inclusion. Therefore, it is proposed a dialogue with the psychoanalytic discourse, in order to problematize the place attributed to SEA in this context, as well as the persistence of segregating movements, which insist on enrolling even if the political orientation proposes an inclusive education.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2024-01-05T16:07:10Z
2024-01-05T16:07:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/2175-623684853
2175-6236
http://hdl.handle.net/1843/62465
https://orcid.org/0000-0001-7818-4434
https://orcid.org/0000-0003-2123-2989
url https://doi.org/10.1590/2175-623684853
http://hdl.handle.net/1843/62465
https://orcid.org/0000-0001-7818-4434
https://orcid.org/0000-0003-2123-2989
identifier_str_mv 2175-6236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação & realidade
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248056098750464