Análise do perfil de alunos com necessidades educacionais especiais e da ativação de seus professores em uma escola pública do município de Ariquemes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piovesan, Elis Adriana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIR
Texto Completo: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/474
Resumo: Monografia apresentada como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus de Ariquemes da Universidade Federal de Rondônia, sob orientação do Professor Ms. Fernando Sérgio Silva Barbosa.
id UNIR-1_178b66ca1e4acd559c6db6dd1433fefe
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/474
network_acronym_str UNIR-1
network_name_str Repositório Institucional da UNIR
repository_id_str 4545
spelling Análise do perfil de alunos com necessidades educacionais especiais e da ativação de seus professores em uma escola pública do município de AriquemesEducação especialEducação Inclusiva. Necessidades educacionais especiaisAtendimento Educacional EspecializadoMonografia apresentada como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus de Ariquemes da Universidade Federal de Rondônia, sob orientação do Professor Ms. Fernando Sérgio Silva Barbosa.RESUMO O presente trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa sobre o atendimento educacional especializado (AEE) para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), as quais contemplam alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação. Nesta pesquisa, apenas os dois primeiros tipos de NEE foram considerados. O objetivo geral foi realizar o levantamento do número de alunos com NEE causadas pelas condições acima descritas. Os objetivos específicos foram: 1) averiguar quais são as NEE dos alunos identificados nessa condição, 2) constatar a compreensão dos educadores em relação às patologias responsáveis pelas NEE, 3) verificar a percepção dos professores em relação à educação inclusiva, 4) descrever como é realizado o AEE dos alunos com NEE na escola participante da pesquisa e 5) identificar se há formações continuadas para o professor que atua com este perfil de aluno. Para isso foi utilizado um questionário aplicado a 8 professores de uma escola pública do município de Ariquemes, sendo 7 atuantes em sala de aula regular e 1 responsável pela sala de recursos multifuncionais (SRM). Esse questionário contemplou categorias de perguntas relacionadas com: a) informações pessoais para identificação e contato com esses professores, b) vínculo e experiência profissional, c) formação inicial e continuada, e d) conhecimento de conceitos, forma de atuação na escola, recursos pedagógicos e tecnológicos na área da educação especial, educação inclusiva e NEE. Quanto aos resultados constatou-se que a escola apresenta 8 alunos com NEE, destes 1 tem deficiência física, 2 deficiência visual, 2 deficiência intelectual, 1 deficiência múltipla e 2 TGD. Esses alunos recebem atendimento educacional tanto em sala de aula nas séries iniciais do ensino fundamental como na SRM. Todas as professoras participantes da pesquisa têm um longo período de experiência na educação, são formadas e possuem especialização, entretanto, 6 delas revelaram que isso não foi suficiente para prepará-las. Isso contribuiu em parte com a falta de esclarecimento quanto aos temas abordados na pesquisa, influenciando na atuação dessas professoras no sentido de realizar uma intervenção educativa que de fato contribua com a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. São profissionais que se queixam, por não haver orientação e capacitação para que essa intervenção educativa de qualidade ocorra. Das 8 professoras apenas 2 souberam dar informações pertinentes sobre seus alunos com NEE, sendo uma delas a professora da SRM, que possui especialização na área da educação especial. Ao observar a SRM da escola pesquisada notou-se que era bem equipada com inúmeros recursos pedagógicos e tecnológicos. A presente escola ainda conta com acessibilidade em todas as dependências, com rampas, piso tátil, corrimãos e vão livre adequado nas portas do banheiro. Desse modo, é possível concluir que embora haja muitos pontos positivos, em especial no tocante a estrutura física da escola, recursos pedagógicos e tecnológicos, a formação inicial e continuada dos professores ainda é deficitária.2016-02-08T02:06:03Z2016-02-08T02:06:03Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherPIOVESAN, Elis A. Análise do perfil de alunos com necessidades educacionais especiais e da ativação de seus professores em uma escola pública do município de Ariquemes. 2014, 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/474Piovesan, Elis Adrianaporreponame:Repositório Institucional da UNIRinstname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-29T19:10:44Zoai:localhost:123456789/474Repositório InstitucionalPUBhttps://www.ri.unir.br/oai/requestopendoar:45452018-10-29T19:10:44falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.ri.unir.br/oai/requestbc-unir@unir.bropendoar:45452018-10-29T19:10:44Repositório Institucional da UNIR - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do perfil de alunos com necessidades educacionais especiais e da ativação de seus professores em uma escola pública do município de Ariquemes
title Análise do perfil de alunos com necessidades educacionais especiais e da ativação de seus professores em uma escola pública do município de Ariquemes
spellingShingle Análise do perfil de alunos com necessidades educacionais especiais e da ativação de seus professores em uma escola pública do município de Ariquemes
Piovesan, Elis Adriana
Educação especial
Educação Inclusiva. Necessidades educacionais especiais
Atendimento Educacional Especializado
title_short Análise do perfil de alunos com necessidades educacionais especiais e da ativação de seus professores em uma escola pública do município de Ariquemes
title_full Análise do perfil de alunos com necessidades educacionais especiais e da ativação de seus professores em uma escola pública do município de Ariquemes
title_fullStr Análise do perfil de alunos com necessidades educacionais especiais e da ativação de seus professores em uma escola pública do município de Ariquemes
title_full_unstemmed Análise do perfil de alunos com necessidades educacionais especiais e da ativação de seus professores em uma escola pública do município de Ariquemes
title_sort Análise do perfil de alunos com necessidades educacionais especiais e da ativação de seus professores em uma escola pública do município de Ariquemes
author Piovesan, Elis Adriana
author_facet Piovesan, Elis Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piovesan, Elis Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Educação Inclusiva. Necessidades educacionais especiais
Atendimento Educacional Especializado
topic Educação especial
Educação Inclusiva. Necessidades educacionais especiais
Atendimento Educacional Especializado
description Monografia apresentada como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus de Ariquemes da Universidade Federal de Rondônia, sob orientação do Professor Ms. Fernando Sérgio Silva Barbosa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-02-08T02:06:03Z
2016-02-08T02:06:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIOVESAN, Elis A. Análise do perfil de alunos com necessidades educacionais especiais e da ativação de seus professores em uma escola pública do município de Ariquemes. 2014, 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/474
identifier_str_mv PIOVESAN, Elis A. Análise do perfil de alunos com necessidades educacionais especiais e da ativação de seus professores em uma escola pública do município de Ariquemes. 2014, 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIR
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Repositório Institucional da UNIR
collection Repositório Institucional da UNIR
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIR - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv bc-unir@unir.br
_version_ 1825234397249404928