A influência da formação do professor na aplicação da proposta curricular - CBC de Artes Visuais e na mediação cultural dos alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J3FEC |
Resumo: | O presente trabalho verificou Como a Formação do Professor Interfere na Aplicação da Proposta Curricular - CBC de Artes Visuais e Artes Audiovisuais e na Mediação Cultural dos Alunos. A investigação foi feita através de questionário, entrevista e observação de aulas dos professores. As questões foram formuladas para que se obtivessem resposta referentes a formação dos professores, o tempo que trabalham como professores de Arte, sua forma de admissão no sistema de ensino, enquanto professores de Arte como se relacionam com Arte, o seu conhecimento sobre a proposta curricular, a Abordagem Metodológica Triangular, as facilidades e dificuldade em planejar e aplicar planejamentos a partir do CBC de Artes Visuais e Audiovisuais, para verificar, se, ou como, a formação destes professores interfere na aplicação da proposta Curricular de Arte e na Mediação Cultural dos alunos. Inicialmente a presente pesquisa teve como objetivo investigar, diagnosticar e apontar os entraves quanto a formação do professor de Arte, que comprometem o ensino de Artes Visuais e Audiovisuais. Ao final desta investigação pode-se, afirmar que estes entraves são passíveis de resolução. Se competências são construídas, ao professor de Arte, devem ser proporcionadas formações ao longo de sua vida profissional, que lhes possibilite a construção de competências para aplicar a proposta curricular de Arte e ensinar Arte como área de conhecimento, e por fim, espera-se que este estudo possa enriquecer o arcabouço teórico sobre Ensino de Artes Visuais e Artes Audiovisuais. |
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