Cosmopolíticas, olhar e escuta: experiências cine-xamânicas entre os Maxakali

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Carolina Estrela da Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A4RGZG
Resumo: Este trabalho de mestrado propõe, a partir de descrições etnográficas produzidas entre o povo Maxakali, um breve exame de sua recente realização cinematrográfica no contexto cosmopolítico percebido e produzido durante a formação de cineastas e a realização de filmes. Tento conciliar uma reflexão a respeito de ações cosmopolíticas Maxakali, partindo principalmente das contribuições do antropólogo Renato Sztutman, com entendimentos acerca do cinema como experiência estética e política, conforme nos propõe o filósofo Jacques Rancière, e como possibilidade de criação etnográfica compartilhada, como sugerido pelo etnólogo-cineasta Jean Rouch. O objetivo é apresentar uma etnografia dos processos de formação de cineastas e nos quais esses filmes são feitos: os momentos de negociação, elaboração, produção das imagens e dos encontros que essas imagens provocam, nos quais tal tecnologia é apropriada por eles em ressonância com seus próprios modos de pensamento e organização. Veremos de que modo os pajés e os caciques parecem ter encontrado um lugar que parece sugerir uma íntima aproximação entre linguagens e ações no âmbito da política, do xamanismo e do cinema. Afinal, o cinema parece apropriado para a experiência de eventosencontros que se produzem nas aldeias, e para o estabelecimento de novas alianças e trocas de saberes fora delas.
id UFMG_9b814c77795dca5ca364d6849e80e5e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-A4RGZG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ruben Caixeta QueirozIsabel Santana de RoseRosângela Pereira de TugnyAna Carolina Estrela da Costa2019-08-11T21:50:12Z2019-08-11T21:50:12Z2015-02-24http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A4RGZGEste trabalho de mestrado propõe, a partir de descrições etnográficas produzidas entre o povo Maxakali, um breve exame de sua recente realização cinematrográfica no contexto cosmopolítico percebido e produzido durante a formação de cineastas e a realização de filmes. Tento conciliar uma reflexão a respeito de ações cosmopolíticas Maxakali, partindo principalmente das contribuições do antropólogo Renato Sztutman, com entendimentos acerca do cinema como experiência estética e política, conforme nos propõe o filósofo Jacques Rancière, e como possibilidade de criação etnográfica compartilhada, como sugerido pelo etnólogo-cineasta Jean Rouch. O objetivo é apresentar uma etnografia dos processos de formação de cineastas e nos quais esses filmes são feitos: os momentos de negociação, elaboração, produção das imagens e dos encontros que essas imagens provocam, nos quais tal tecnologia é apropriada por eles em ressonância com seus próprios modos de pensamento e organização. Veremos de que modo os pajés e os caciques parecem ter encontrado um lugar que parece sugerir uma íntima aproximação entre linguagens e ações no âmbito da política, do xamanismo e do cinema. Afinal, o cinema parece apropriado para a experiência de eventosencontros que se produzem nas aldeias, e para o estabelecimento de novas alianças e trocas de saberes fora delas.This work proposes, starting from ethnographic descriptions produced between Maxakali people, a brief analysis of his recent cinematrographic realization in a cosmopolitical context perceived and produced during the formation of filmmakers and production of films. I try to reconcile a reflection on Maxakali cosmopolitics actions, especially starting from the contributions of anthropologist Renato Sztutman, with understandings of cinema as an aesthetic and political experience, as the philosopher Jacques Rancière proposes, and as the possibility of shared ethnographic creation, as suggested by ethnologist-filmmaker Jean Rouch. The objective is to present an ethnography of filmmakers formation and in which these films are made: the moments of negotiation, drafting, production of images and the meetings that these images cause, in which such technology is appropriated by them in resonance with their own ways of thinking and organization. We will see how the shamans and chiefs seem to have found a place that seems to suggest a close approximation between languages and actions under the policy, shamanism and cinema. After all, the movie seems appropriate for the event-encounters experience that take place in the villages, and the establishment of new alliances and exchanges of knowledge out of them.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGÍndios MaxakaliAntropologiaCinemaMaxakaliCinemaCosmopolíticaCosmopolíticas, olhar e escuta: experiências cine-xamânicas entre os Maxakaliinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcosmopoliticas_olhar_e_escuta_realizacoe.pdfapplication/pdf5330336https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A4RGZG/1/cosmopoliticas_olhar_e_escuta_realizacoe.pdfbb7347d01973216afcc252aa4267f982MD51TEXTcosmopoliticas_olhar_e_escuta_realizacoe.pdf.txtcosmopoliticas_olhar_e_escuta_realizacoe.pdf.txtExtracted texttext/plain657845https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A4RGZG/2/cosmopoliticas_olhar_e_escuta_realizacoe.pdf.txt38bf396530330e50075866f49bbfa529MD521843/BUOS-A4RGZG2019-11-14 06:07:31.544oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-A4RGZGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:07:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cosmopolíticas, olhar e escuta: experiências cine-xamânicas entre os Maxakali
title Cosmopolíticas, olhar e escuta: experiências cine-xamânicas entre os Maxakali
spellingShingle Cosmopolíticas, olhar e escuta: experiências cine-xamânicas entre os Maxakali
Ana Carolina Estrela da Costa
Maxakali
Cinema
Cosmopolítica
Índios Maxakali
Antropologia
Cinema
title_short Cosmopolíticas, olhar e escuta: experiências cine-xamânicas entre os Maxakali
title_full Cosmopolíticas, olhar e escuta: experiências cine-xamânicas entre os Maxakali
title_fullStr Cosmopolíticas, olhar e escuta: experiências cine-xamânicas entre os Maxakali
title_full_unstemmed Cosmopolíticas, olhar e escuta: experiências cine-xamânicas entre os Maxakali
title_sort Cosmopolíticas, olhar e escuta: experiências cine-xamânicas entre os Maxakali
author Ana Carolina Estrela da Costa
author_facet Ana Carolina Estrela da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ruben Caixeta Queiroz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Isabel Santana de Rose
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rosângela Pereira de Tugny
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Carolina Estrela da Costa
contributor_str_mv Ruben Caixeta Queiroz
Isabel Santana de Rose
Rosângela Pereira de Tugny
dc.subject.por.fl_str_mv Maxakali
Cinema
Cosmopolítica
topic Maxakali
Cinema
Cosmopolítica
Índios Maxakali
Antropologia
Cinema
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Índios Maxakali
Antropologia
Cinema
description Este trabalho de mestrado propõe, a partir de descrições etnográficas produzidas entre o povo Maxakali, um breve exame de sua recente realização cinematrográfica no contexto cosmopolítico percebido e produzido durante a formação de cineastas e a realização de filmes. Tento conciliar uma reflexão a respeito de ações cosmopolíticas Maxakali, partindo principalmente das contribuições do antropólogo Renato Sztutman, com entendimentos acerca do cinema como experiência estética e política, conforme nos propõe o filósofo Jacques Rancière, e como possibilidade de criação etnográfica compartilhada, como sugerido pelo etnólogo-cineasta Jean Rouch. O objetivo é apresentar uma etnografia dos processos de formação de cineastas e nos quais esses filmes são feitos: os momentos de negociação, elaboração, produção das imagens e dos encontros que essas imagens provocam, nos quais tal tecnologia é apropriada por eles em ressonância com seus próprios modos de pensamento e organização. Veremos de que modo os pajés e os caciques parecem ter encontrado um lugar que parece sugerir uma íntima aproximação entre linguagens e ações no âmbito da política, do xamanismo e do cinema. Afinal, o cinema parece apropriado para a experiência de eventosencontros que se produzem nas aldeias, e para o estabelecimento de novas alianças e trocas de saberes fora delas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T21:50:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T21:50:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A4RGZG
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A4RGZG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A4RGZG/1/cosmopoliticas_olhar_e_escuta_realizacoe.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A4RGZG/2/cosmopoliticas_olhar_e_escuta_realizacoe.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bb7347d01973216afcc252aa4267f982
38bf396530330e50075866f49bbfa529
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971335199064064