A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raquel Alves Fortes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WPPL9
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta com o tema: "A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais. Os objetivos específicos são levantar de que forma os professores da escola estão favorecendo para que a indisciplina na escola diminua e abordar como o gestor escolar pode construir soluções coletivamente para lidar com as tensões e questões indisciplinares. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Em seu desenvolvimento, há descrições de como a Escola Estadual Professor Guerino Casassanta convive com os desafios decorrentes da indisciplina escolar. Ao final aponta-se como é primordial que a escola, juntamente com os gestores escolares invistam no fortalecimento dos órgãos colegiados, na construção de um regimento escolar vivo e eficaz coerente com o Projeto Político Pedagógico e acima de tudo, crie instrumentos de motivação para alunos e professores retomarem a participação nos projetos desenvolvidos pela escola, como parte atuante da mesma.
id UFMG_9baaeef21dc0fc149a680140b898875a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WPPL9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Denise França StehlingRaquel Alves Fortes2019-08-12T08:21:54Z2019-08-12T08:21:54Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WPPL9O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta com o tema: "A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais. Os objetivos específicos são levantar de que forma os professores da escola estão favorecendo para que a indisciplina na escola diminua e abordar como o gestor escolar pode construir soluções coletivamente para lidar com as tensões e questões indisciplinares. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Em seu desenvolvimento, há descrições de como a Escola Estadual Professor Guerino Casassanta convive com os desafios decorrentes da indisciplina escolar. Ao final aponta-se como é primordial que a escola, juntamente com os gestores escolares invistam no fortalecimento dos órgãos colegiados, na construção de um regimento escolar vivo e eficaz coerente com o Projeto Político Pedagógico e acima de tudo, crie instrumentos de motivação para alunos e professores retomarem a participação nos projetos desenvolvidos pela escola, como parte atuante da mesma.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPsicologia escolarEscolas Organização e administraçãoDisciplina escolarGestão escolarRelações interpessoaisIndisciplinaA indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_raquelalvesfortes.turma5.pdfapplication/pdf441809https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WPPL9/1/tcc_raquelalvesfortes.turma5.pdf5cdea15fd8ba1bb481f59d305924c980MD51TEXTtcc_raquelalvesfortes.turma5.pdf.txttcc_raquelalvesfortes.turma5.pdf.txtExtracted texttext/plain95270https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WPPL9/2/tcc_raquelalvesfortes.turma5.pdf.txt404ae0f77d5ac7cbbe477216c9861029MD521843/BUBD-9WPPL92019-11-14 14:27:18.841oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WPPL9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:27:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais
title A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais
spellingShingle A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais
Raquel Alves Fortes
Gestão escolar
Relações interpessoais
Indisciplina
Psicologia escolar
Escolas Organização e administração
Disciplina escolar
title_short A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais
title_full A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais
title_fullStr A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais
title_full_unstemmed A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais
title_sort A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais
author Raquel Alves Fortes
author_facet Raquel Alves Fortes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Denise França Stehling
dc.contributor.author.fl_str_mv Raquel Alves Fortes
contributor_str_mv Denise França Stehling
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Relações interpessoais
Indisciplina
topic Gestão escolar
Relações interpessoais
Indisciplina
Psicologia escolar
Escolas Organização e administração
Disciplina escolar
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Psicologia escolar
Escolas Organização e administração
Disciplina escolar
description O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta com o tema: "A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais. Os objetivos específicos são levantar de que forma os professores da escola estão favorecendo para que a indisciplina na escola diminua e abordar como o gestor escolar pode construir soluções coletivamente para lidar com as tensões e questões indisciplinares. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Em seu desenvolvimento, há descrições de como a Escola Estadual Professor Guerino Casassanta convive com os desafios decorrentes da indisciplina escolar. Ao final aponta-se como é primordial que a escola, juntamente com os gestores escolares invistam no fortalecimento dos órgãos colegiados, na construção de um regimento escolar vivo e eficaz coerente com o Projeto Político Pedagógico e acima de tudo, crie instrumentos de motivação para alunos e professores retomarem a participação nos projetos desenvolvidos pela escola, como parte atuante da mesma.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T08:21:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T08:21:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WPPL9
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WPPL9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WPPL9/1/tcc_raquelalvesfortes.turma5.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WPPL9/2/tcc_raquelalvesfortes.turma5.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5cdea15fd8ba1bb481f59d305924c980
404ae0f77d5ac7cbbe477216c9861029
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589240506810368