A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WPPL9 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta com o tema: "A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais. Os objetivos específicos são levantar de que forma os professores da escola estão favorecendo para que a indisciplina na escola diminua e abordar como o gestor escolar pode construir soluções coletivamente para lidar com as tensões e questões indisciplinares. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Em seu desenvolvimento, há descrições de como a Escola Estadual Professor Guerino Casassanta convive com os desafios decorrentes da indisciplina escolar. Ao final aponta-se como é primordial que a escola, juntamente com os gestores escolares invistam no fortalecimento dos órgãos colegiados, na construção de um regimento escolar vivo e eficaz coerente com o Projeto Político Pedagógico e acima de tudo, crie instrumentos de motivação para alunos e professores retomarem a participação nos projetos desenvolvidos pela escola, como parte atuante da mesma. |
id |
UFMG_9baaeef21dc0fc149a680140b898875a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WPPL9 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Denise França StehlingRaquel Alves Fortes2019-08-12T08:21:54Z2019-08-12T08:21:54Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WPPL9O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta com o tema: "A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais. Os objetivos específicos são levantar de que forma os professores da escola estão favorecendo para que a indisciplina na escola diminua e abordar como o gestor escolar pode construir soluções coletivamente para lidar com as tensões e questões indisciplinares. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Em seu desenvolvimento, há descrições de como a Escola Estadual Professor Guerino Casassanta convive com os desafios decorrentes da indisciplina escolar. Ao final aponta-se como é primordial que a escola, juntamente com os gestores escolares invistam no fortalecimento dos órgãos colegiados, na construção de um regimento escolar vivo e eficaz coerente com o Projeto Político Pedagógico e acima de tudo, crie instrumentos de motivação para alunos e professores retomarem a participação nos projetos desenvolvidos pela escola, como parte atuante da mesma.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPsicologia escolarEscolas Organização e administraçãoDisciplina escolarGestão escolarRelações interpessoaisIndisciplinaA indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_raquelalvesfortes.turma5.pdfapplication/pdf441809https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WPPL9/1/tcc_raquelalvesfortes.turma5.pdf5cdea15fd8ba1bb481f59d305924c980MD51TEXTtcc_raquelalvesfortes.turma5.pdf.txttcc_raquelalvesfortes.turma5.pdf.txtExtracted texttext/plain95270https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WPPL9/2/tcc_raquelalvesfortes.turma5.pdf.txt404ae0f77d5ac7cbbe477216c9861029MD521843/BUBD-9WPPL92019-11-14 14:27:18.841oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WPPL9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:27:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais |
title |
A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais |
spellingShingle |
A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais Raquel Alves Fortes Gestão escolar Relações interpessoais Indisciplina Psicologia escolar Escolas Organização e administração Disciplina escolar |
title_short |
A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais |
title_full |
A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais |
title_fullStr |
A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais |
title_full_unstemmed |
A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais |
title_sort |
A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais |
author |
Raquel Alves Fortes |
author_facet |
Raquel Alves Fortes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Denise França Stehling |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raquel Alves Fortes |
contributor_str_mv |
Denise França Stehling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Relações interpessoais Indisciplina |
topic |
Gestão escolar Relações interpessoais Indisciplina Psicologia escolar Escolas Organização e administração Disciplina escolar |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia escolar Escolas Organização e administração Disciplina escolar |
description |
O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta com o tema: "A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais. Os objetivos específicos são levantar de que forma os professores da escola estão favorecendo para que a indisciplina na escola diminua e abordar como o gestor escolar pode construir soluções coletivamente para lidar com as tensões e questões indisciplinares. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Em seu desenvolvimento, há descrições de como a Escola Estadual Professor Guerino Casassanta convive com os desafios decorrentes da indisciplina escolar. Ao final aponta-se como é primordial que a escola, juntamente com os gestores escolares invistam no fortalecimento dos órgãos colegiados, na construção de um regimento escolar vivo e eficaz coerente com o Projeto Político Pedagógico e acima de tudo, crie instrumentos de motivação para alunos e professores retomarem a participação nos projetos desenvolvidos pela escola, como parte atuante da mesma. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T08:21:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T08:21:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WPPL9 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WPPL9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WPPL9/1/tcc_raquelalvesfortes.turma5.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WPPL9/2/tcc_raquelalvesfortes.turma5.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5cdea15fd8ba1bb481f59d305924c980 404ae0f77d5ac7cbbe477216c9861029 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589240506810368 |