Afetividade?! : e quando as turmas são indisciplinadas?
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/14176 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016. |
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Sabino, Jéssica CamposCaixeta, Juliana EugêniaSABINO, Jéssica Campos. Afetividade?!: e quando as turmas são indisciplinadas? 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/14176Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.Nesse trabalho, entende-se a afetividade como um forte vínculo que promove o desenvolvimento humano, nas interações sociais. Na escola, apresenta-se por meio de um contexto pedagógico que favorece o diálogo, a confiança, valoriza as diferenças e preza pela autoestima do estudante. O objetivo dessa pesquisa foi compreender a afetividade e o seu papel nas relações estabelecidas em sala de aula. Para alcançá-lo, optamos pela metodologia qualitativa e pelas técnicas de pesquisa observação e diário de campo, que foi construído pela pesquisadora para a construção dos dados. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma com estudantes atendidos pelo programa Correção da Distorção Idade/Ano. A análise dos dados mostrou que, em turmas consideradas difíceis e indisciplinadas, as relações estabelecidas, geralmente, são de violência, seja física ou verbal. Comportamentos que demonstram falhas nas práticas pedagógicas, pois estes alunos são os porta-vozes das relações estabelecidas no contexto escolar. Estabelecer relações pautadas na afetividade é uma tarefa que demanda tempo e engajamento da instituição escolar como um todo. Esta ação coletiva, a longo prazo, permitirá que o aluno se torne atuante no seu processo de ensino-aprendizagem e tenha a aprendizagem como uma ação prazerosa, livre de idealizações que podam os interesses relacionados ao conhecimento.Submitted by Aline Almeida (alinealmeida@bce.unb.br) on 2016-08-16T19:06:00Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_JessicaCamposSabino_tcc.pdf: 369178 bytes, checksum: 28676527afc7601a856e23e8837591fe (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2016-08-18T12:06:57Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_JessicaCamposSabino_tcc.pdf: 369178 bytes, checksum: 28676527afc7601a856e23e8837591fe (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-18T12:06:57Z (GMT). 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