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2022-09-21T14:31:28Z2022-09-21T14:31:28Z20202318362683-9318http://hdl.handle.net/1843/45350https://orcid.org/0000-0003-3427-0829Esse artigo apresenta o caminho proposto por Klauss Vianna de desconstrução e reconstrução no corpo, para quem busca sua autoexpressão em uma dança pessoal. O texto aborda, paralelamente, a trajetória de vida de Vianna e o desenvolvimento de suas proposições para o ensino de dança em seus trânsitos pelas cidades onde residiu: Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Sua proposta voltava-se para a construção de uma dança pessoal, intimamente associada às experiências de vida de cada pessoa, artista ou leigo, assim como suas próprias experiências. Nesse sentido ganham relevo as condições históricas e sócio-culturais vivenciadas por ele e os lugares de sociabilidade nos quais transitou. Apoio-me na noção conceitual de experiência em Larrosa Bondia (2002) e nas narrativas do próprio Vianna (1990). Concluo com uma possível compreensão que denomino de experiência educativa de Klauss Vianna, na qual se somam os princípios de organização do movimento humano que ele propôs, bem como suas múltiplas experiências de vida, tudo o que se passou com ele, do que nele se efetivou, transformando-o, e do que foi por ele legado, como aprendizado possível, aos artistas da dança e às pessoas comuns para a construção e expressão de uma dança pessoal.Este artículo presenta el camino propuesto por Klauss Vianna de deconstrucción y reconstrucción en el cuerpo, para quienes buscan su autoexpresión en una danza personal. Paralelamente, el texto analiza la trayectoria de Vianna y el desarrollo de sus propuestas para la enseñanza de la danza en las ciudades donde vivió: Belo Horizonte, Salvador, Río de Janeiro y São Paulo. Su propuesta fue construir una danza personal, estrechamente asociada a las vivencias de cada persona, artista o no, así como a sus propias vivencias. En este sentido, se destacan las condiciones históricas y socioculturales vividas por él y los lugares de sociabilidad por los que pasó. Me baso en la noción conceptual de experiencia de Larrosa Bondia (2002) y en las propias narrativas de Vianna (1990). Concluyo con un posible entendimiento que llamo la experiencia educativa de Klauss Vianna, en la que se suman los principios de organización del movimiento humano que él propuso, así como sus múltiples vivencias, todo lo que pasó transformándolo, y lo que dejó, como posible aprendizaje, a los artistas de la danza y a la gente común para la construcción y expresión de una danza personal.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIAInvestigaciones en Danza y Movimiento (IDyM)Vianna, Klauss, 1928-1992Expressão corporalDança - Estudo e ensinoDançaDançaDesconstruçãoReconstruçãoKlauss ViannaFazendo-se sujeito da própria dança: desconstrução e reconstrução em Klauss Vianna, a construção de um caminhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistasojs.una.edu.ar/index.php/IDyM/article/view/14Arnaldo Leite de Alvarengaapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45350/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALFazendo-se sujeito da própria dança.pdfFazendo-se sujeito da própria dança.pdfapplication/pdf1074741https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45350/2/Fazendo-se%20sujeito%20da%20pr%c3%b3pria%20dan%c3%a7a.pdf87b71da2821458d24af54254c004acd7MD521843/453502022-09-21 11:31:29.192oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-09-21T14:31:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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