Fazendo-se sujeito da própria dança: desconstrução e reconstrução em Klauss Vianna, a construção de um caminho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arnaldo Leite de Alvarenga
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/45350
https://orcid.org/0000-0003-3427-0829
Resumo: Esse artigo apresenta o caminho proposto por Klauss Vianna de desconstrução e reconstrução no corpo, para quem busca sua autoexpressão em uma dança pessoal. O texto aborda, paralelamente, a trajetória de vida de Vianna e o desenvolvimento de suas proposições para o ensino de dança em seus trânsitos pelas cidades onde residiu: Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Sua proposta voltava-se para a construção de uma dança pessoal, intimamente associada às experiências de vida de cada pessoa, artista ou leigo, assim como suas próprias experiências. Nesse sentido ganham relevo as condições históricas e sócio-culturais vivenciadas por ele e os lugares de sociabilidade nos quais transitou. Apoio-me na noção conceitual de experiência em Larrosa Bondia (2002) e nas narrativas do próprio Vianna (1990). Concluo com uma possível compreensão que denomino de experiência educativa de Klauss Vianna, na qual se somam os princípios de organização do movimento humano que ele propôs, bem como suas múltiplas experiências de vida, tudo o que se passou com ele, do que nele se efetivou, transformando-o, e do que foi por ele legado, como aprendizado possível, aos artistas da dança e às pessoas comuns para a construção e expressão de uma dança pessoal.
id UFMG_9baf5535d714e485955f4b01fdeaf0c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/45350
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2022-09-21T14:31:28Z2022-09-21T14:31:28Z20202318362683-9318http://hdl.handle.net/1843/45350https://orcid.org/0000-0003-3427-0829Esse artigo apresenta o caminho proposto por Klauss Vianna de desconstrução e reconstrução no corpo, para quem busca sua autoexpressão em uma dança pessoal. O texto aborda, paralelamente, a trajetória de vida de Vianna e o desenvolvimento de suas proposições para o ensino de dança em seus trânsitos pelas cidades onde residiu: Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Sua proposta voltava-se para a construção de uma dança pessoal, intimamente associada às experiências de vida de cada pessoa, artista ou leigo, assim como suas próprias experiências. Nesse sentido ganham relevo as condições históricas e sócio-culturais vivenciadas por ele e os lugares de sociabilidade nos quais transitou. Apoio-me na noção conceitual de experiência em Larrosa Bondia (2002) e nas narrativas do próprio Vianna (1990). Concluo com uma possível compreensão que denomino de experiência educativa de Klauss Vianna, na qual se somam os princípios de organização do movimento humano que ele propôs, bem como suas múltiplas experiências de vida, tudo o que se passou com ele, do que nele se efetivou, transformando-o, e do que foi por ele legado, como aprendizado possível, aos artistas da dança e às pessoas comuns para a construção e expressão de uma dança pessoal.Este artículo presenta el camino propuesto por Klauss Vianna de deconstrucción y reconstrucción en el cuerpo, para quienes buscan su autoexpresión en una danza personal. Paralelamente, el texto analiza la trayectoria de Vianna y el desarrollo de sus propuestas para la enseñanza de la danza en las ciudades donde vivió: Belo Horizonte, Salvador, Río de Janeiro y São Paulo. Su propuesta fue construir una danza personal, estrechamente asociada a las vivencias de cada persona, artista o no, así como a sus propias vivencias. En este sentido, se destacan las condiciones históricas y socioculturales vividas por él y los lugares de sociabilidad por los que pasó. Me baso en la noción conceptual de experiencia de Larrosa Bondia (2002) y en las propias narrativas de Vianna (1990). Concluyo con un posible entendimiento que llamo la experiencia educativa de Klauss Vianna, en la que se suman los principios de organización del movimiento humano que él propuso, así como sus múltiples vivencias, todo lo que pasó transformándolo, y lo que dejó, como posible aprendizaje, a los artistas de la danza y a la gente común para la construcción y expresión de una danza personal.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIAInvestigaciones en Danza y Movimiento (IDyM)Vianna, Klauss, 1928-1992Expressão corporalDança - Estudo e ensinoDançaDançaDesconstruçãoReconstruçãoKlauss ViannaFazendo-se sujeito da própria dança: desconstrução e reconstrução em Klauss Vianna, a construção de um caminhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistasojs.una.edu.ar/index.php/IDyM/article/view/14Arnaldo Leite de Alvarengaapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45350/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALFazendo-se sujeito da própria dança.pdfFazendo-se sujeito da própria dança.pdfapplication/pdf1074741https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45350/2/Fazendo-se%20sujeito%20da%20pr%c3%b3pria%20dan%c3%a7a.pdf87b71da2821458d24af54254c004acd7MD521843/453502022-09-21 11:31:29.192oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-09-21T14:31:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fazendo-se sujeito da própria dança: desconstrução e reconstrução em Klauss Vianna, a construção de um caminho
title Fazendo-se sujeito da própria dança: desconstrução e reconstrução em Klauss Vianna, a construção de um caminho
spellingShingle Fazendo-se sujeito da própria dança: desconstrução e reconstrução em Klauss Vianna, a construção de um caminho
Arnaldo Leite de Alvarenga
Dança
Desconstrução
Reconstrução
Klauss Vianna
Vianna, Klauss, 1928-1992
Expressão corporal
Dança - Estudo e ensino
Dança
title_short Fazendo-se sujeito da própria dança: desconstrução e reconstrução em Klauss Vianna, a construção de um caminho
title_full Fazendo-se sujeito da própria dança: desconstrução e reconstrução em Klauss Vianna, a construção de um caminho
title_fullStr Fazendo-se sujeito da própria dança: desconstrução e reconstrução em Klauss Vianna, a construção de um caminho
title_full_unstemmed Fazendo-se sujeito da própria dança: desconstrução e reconstrução em Klauss Vianna, a construção de um caminho
title_sort Fazendo-se sujeito da própria dança: desconstrução e reconstrução em Klauss Vianna, a construção de um caminho
author Arnaldo Leite de Alvarenga
author_facet Arnaldo Leite de Alvarenga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arnaldo Leite de Alvarenga
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Desconstrução
Reconstrução
Klauss Vianna
topic Dança
Desconstrução
Reconstrução
Klauss Vianna
Vianna, Klauss, 1928-1992
Expressão corporal
Dança - Estudo e ensino
Dança
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Vianna, Klauss, 1928-1992
Expressão corporal
Dança - Estudo e ensino
Dança
description Esse artigo apresenta o caminho proposto por Klauss Vianna de desconstrução e reconstrução no corpo, para quem busca sua autoexpressão em uma dança pessoal. O texto aborda, paralelamente, a trajetória de vida de Vianna e o desenvolvimento de suas proposições para o ensino de dança em seus trânsitos pelas cidades onde residiu: Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Sua proposta voltava-se para a construção de uma dança pessoal, intimamente associada às experiências de vida de cada pessoa, artista ou leigo, assim como suas próprias experiências. Nesse sentido ganham relevo as condições históricas e sócio-culturais vivenciadas por ele e os lugares de sociabilidade nos quais transitou. Apoio-me na noção conceitual de experiência em Larrosa Bondia (2002) e nas narrativas do próprio Vianna (1990). Concluo com uma possível compreensão que denomino de experiência educativa de Klauss Vianna, na qual se somam os princípios de organização do movimento humano que ele propôs, bem como suas múltiplas experiências de vida, tudo o que se passou com ele, do que nele se efetivou, transformando-o, e do que foi por ele legado, como aprendizado possível, aos artistas da dança e às pessoas comuns para a construção e expressão de uma dança pessoal.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-21T14:31:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-21T14:31:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/45350
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2683-9318
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3427-0829
identifier_str_mv 2683-9318
url http://hdl.handle.net/1843/45350
https://orcid.org/0000-0003-3427-0829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Investigaciones en Danza y Movimiento (IDyM)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45350/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45350/2/Fazendo-se%20sujeito%20da%20pr%c3%b3pria%20dan%c3%a7a.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
87b71da2821458d24af54254c004acd7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589550327463936