O primado do corpo a partir da filosofia de Theodor W.Adorno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiago Ferreira de Borges
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/30019
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho é o conceito de corpo presente na obra do filósofo alemão Theodor Wiesengrund Adorno. O objetivo principal foi demonstrar a necessidade de compreensão e aproximação mútua de conceitos como os de natureza, sujeito e objeto, bem como a noção de não-idêntico, para se compreender que conceito ou conceitos de corpo podemos depreender do pensamento adorniano e, para além dele, em uma reflexão atual que inclui uma parte da produção artística. Outro objetivo que se seguiu foi demonstrar, considerando a evidente importância das reflexões multidisciplinares sobre o corpo, a atualidade do pensamento crítico de Adorno e sua potência em relação ao tema geral do corpo, na medida em que procuramos sustentar momentos de centralidade deste conceito no âmbito geral do materialismo do filósofo frankfurtiano. Para esta empresa, além das consagradas reflexões sobre o domínio técnico da natureza, sofrimento, mímesis e a dialética sujeito e objeto, buscamos reorientar o quanto possível tais conceitos temáticos naquilo que eles podem contribuir à compreensão do conceito de corpo, nas suas “vertentes” Körper e Leib, considerando que um empuxo daqueles conceitos em direção ao corpo se encontra presente na obra de Adorno. Essa reorientação tendo o corpo como centro gravitacional das análises, exigiu, primeiramente, que tratássemos do conceito de natureza em uma perspectiva menos de denúncia da história violência e dominação, e mais em uma vertente onto-epistêmica. Seguimos com um capítulo sobre sujeito, objeto e corpo e, por fim, no terceiro momento, apresentamos à luz do que foi abordado anteriormente, reflexões sobre parte da produção artística contemporânea, que consideramos possuir um núcleo essencialmente corporal. A noção de não-identidade mostrou-se aderente e esclarecedora para a compreensão de como Adorno pensou em seus escritos o conceito de natureza, bem como, em certa medida, alguns aspectos da dialética sujeito e objeto e, consequentemente, o conceito de corpo. Por fim, entre os capítulos encontram-se dois excursos: o primeiro tematizando a morte e o segundo o conceito de mímesis. Ambos constituem experiências derivadas do fluxo reflexivo desse trabalho sem, contudo, se apresentarem como indispensáveis à estrutura do mesmo.
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Outro objetivo que se seguiu foi demonstrar, considerando a evidente importância das reflexões multidisciplinares sobre o corpo, a atualidade do pensamento crítico de Adorno e sua potência em relação ao tema geral do corpo, na medida em que procuramos sustentar momentos de centralidade deste conceito no âmbito geral do materialismo do filósofo frankfurtiano. Para esta empresa, além das consagradas reflexões sobre o domínio técnico da natureza, sofrimento, mímesis e a dialética sujeito e objeto, buscamos reorientar o quanto possível tais conceitos temáticos naquilo que eles podem contribuir à compreensão do conceito de corpo, nas suas “vertentes” Körper e Leib, considerando que um empuxo daqueles conceitos em direção ao corpo se encontra presente na obra de Adorno. Essa reorientação tendo o corpo como centro gravitacional das análises, exigiu, primeiramente, que tratássemos do conceito de natureza em uma perspectiva menos de denúncia da história violência e dominação, e mais em uma vertente onto-epistêmica. Seguimos com um capítulo sobre sujeito, objeto e corpo e, por fim, no terceiro momento, apresentamos à luz do que foi abordado anteriormente, reflexões sobre parte da produção artística contemporânea, que consideramos possuir um núcleo essencialmente corporal. A noção de não-identidade mostrou-se aderente e esclarecedora para a compreensão de como Adorno pensou em seus escritos o conceito de natureza, bem como, em certa medida, alguns aspectos da dialética sujeito e objeto e, consequentemente, o conceito de corpo. Por fim, entre os capítulos encontram-se dois excursos: o primeiro tematizando a morte e o segundo o conceito de mímesis. Ambos constituem experiências derivadas do fluxo reflexivo desse trabalho sem, contudo, se apresentarem como indispensáveis à estrutura do mesmo.The subject of this work is the concept of body presents on Theodor Wiesengrund Adorno’s german philosopher. The aim was to demonstrate the necessity of comprehension and conceptual approximation between, the nature, subject and object as well as the non-identity notion, for understanding what concept or concepts of the body we can find on Adorno’s thought, and for beyond that, including a present thinking that includes a part of contemporary art. Another target was to show, considering an evident importance of multidisciplinary reflections about the body, the current critical Adorno’s thought and his powerful related to general topic of the body as far as we try to find to sustain moments of centrality of this concept in the general scope of the Adorno’s materialism. For this, beyond the important themes like technical domination of nature, suffering, mimesis, and the dialectic of subject and object, we try to reconsider these notions to contribute for understanding of body concept, in versions Körper and Leib, considering that an buoyancy of those concepts related to the body could be found in Adorno’s philosophy. This reorientation having the body in the center of analyses, required, first of all, that we tried of the concept of nature in a perspective less than a history denunciation of violence and domination, and more in an epistemic and ontological view. The next chapter is about subject, object and body and then, in the third moment we presented under the light of the previous discussions, some reflections about part of contemporary art that we consider having essentially body core. The notion of non-identity showed up adherent and enlightening to understanding how Adorno thinks in his written the concept of nature, as well as, some aspects about the dialectic of subject - object, and consequently, the body concept. Finally, between the chapters we have two excursus: the first, is about the concept of the death and the second about the concept of mimesis. Both are experiences derived from the reflexive flow of this work without, however, presenting themselves as indispensable to its structure.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisCurso de Espicialização em FilosofiaUFMGBrasilFAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANASCorpoNaturezaSujeitoObjetoNão-idênticoO primado do corpo a partir da filosofia de Theodor W.Adornoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALThiago Ferreira de Borges - tese versão definitiva para entrega no Departamento.pdfThiago Ferreira de Borges - tese versão definitiva para entrega no Departamento.pdfAbertoapplication/pdf2638787https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30019/1/Thiago%20Ferreira%20de%20Borges%20-%20tese%20vers%c3%a3o%20definitiva%20para%20entrega%20no%20Departamento.pdf67ad4e9e549688b3f0d5ced47a66f4d6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30019/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTThiago Ferreira de Borges - tese versão definitiva para entrega no Departamento.pdf.txtThiago Ferreira de Borges - tese versão definitiva para entrega no Departamento.pdf.txtExtracted texttext/plain556997https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30019/3/Thiago%20Ferreira%20de%20Borges%20-%20tese%20vers%c3%a3o%20definitiva%20para%20entrega%20no%20Departamento.pdf.txt37d9a47dd5e2dd3a66904a1f2e2b0eebMD531843/300192019-11-14 12:17:17.843oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:17:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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