SOBRE A CISÃO ENTRE SUJEITO E OBJETO, SEGUNDO THEODOR W. ADORNO: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO DO CORPO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6244 |
Resumo: | Tomando a obra do filósofo alemão T. W. Adorno como referência principal de pesquisa, o presente trabalho se dedica a uma reflexão epistemológica e pedagógica sobre o tema do corpo e algumas de suas expressões, em especial, no que se refere a um dos motivos originais da constituição da civilização ocidental e do conhecimento sobre esse mesmo processo, a cisão entre sujeito e objeto. Ao considerar as consequências daquela cisão para outra, a entre corpo e espírito (Geist), os resultados dessa investigação apontam para os processos de reificação da espontaneidade corporal e de esquecimento da natureza no sujeito, considerando suas implicações no contexto da expressão mimética. A forma ambígua como tais processos se materializam no esporte e na educação do corpo por meio dele, revelam também indicações para pensar o ensino das práticas corporais como rememoração da natureza no sujeito.ReferênciasADORNO, T. W. Dialética negativa. Tradução de Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.______. Dialéctica de la ilustración. Tradução de Joaquín Chamorro Mielke. Obra completa, 3. Madri: Akal, 2007.______. Escritos Sociológicos I. Tradução de Agustín González Ruiz. Obra completa, 8. ed. Madrid: Akal, 2004a.______. Gesammelte Schriften. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986; Berlin: Directmedia, 2003.______. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995a.______. Palavras e Sinais: Modelos Críticos 2. Tradução de Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995b.______. Minima Moralia: reflexões a partir da vida danificada. Tradução de Luiz Eduardo Bicca. 2. ed. São Paulo: Ãtica, 1993.______. Os pensadores (Adorno e Horkheimer). São Paulo: Abril Cultural, 1991.ALMEIDA, M. J. A Liturgia Olímpica. In: SOARES, C. (Org.). Corpo e História. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 79-108.ALMEIDA, G. A. de. Nota preliminar do tradutor. In: HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p. 7-8.ÃRIES, P. ; DUBY, G. Coleção História da Vida Privada. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009.BASSANI, J. J., VAZ, A. F. Técnica, corpo e coisificação: notas de trabalho sobre o tema da técnica em Theodor W. Adorno. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 102, p. 99-118, 2008.BASSANI, J. J.; TORRI, D.; VAZ, A. F. Sobre a presença do esporte na escola: paradoxos e ambigüidades. Movimento. Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 89-112, maio/ago. 2003.BENJAMIN, W. Obras escolhidas III: Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.______. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.COMENIUS, J. A. Didática Magna. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.DUARTE, R. Mímesis e Racionalidade. São Paulo: Loyola, 1993.FARIA FILHO, L. M. Para entender a relação escola-família: uma contribuição da história da educação. Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 44-50, 2000.FREITAS, V. Adorno e a Arte Contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.FREUD, S. O mal-estar na civilização. Rio de Janeiro: Imago, 1997.______. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.______. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997.GIACÓIA JUNIOR, O. Esquecimento, memória e repetição. Psicologia & Sociedade, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 58-91, jul./dez. 2001.GONDRA, J. G. Combater a 'Poética pallidez': a questão da higienização dos corpos. Perspectiva. Revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 121-161, jul./dez. 2004.GONDRA, J. G.; ROCHA, H. Estratégias de higienização da organização escolar - A questão do corpo (1852-1902). Boletín de La Sociedad Argentina de Historia de La Educación, Argentina, v. 1, n. 1, p. 33-38. 2000.HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. São Paulo: Centauro, 2000.______. Teoria crítica I: uma documentação. São Paulo: Perspectiva, 1990.HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. Dialektik der Aufklärung: Philosophische Fragmente. In: ADORNO, T. W. Gesammelte Schriften. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986; Berlin: Directmedia, 2003. p. 1087- 1643.______. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.JAY, M. As Idéias de Adorno. Tradução de Adail U. Sobral. São Paulo: Cultrix; Ed. da USP, 1988.LINHALES, M. A. A produção de uma forma escolar para o esporte: os Projetos Culturais da Associação Brasileira de Educação (1926-1935) como indícios para a Historiografia da Educação Física. In: TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. (Org.). Educação do Corpo na Escola Brasileira. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 93-110.LOVISOLO, H. Prolongar a vida: da didática à fisiologia. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 164-170, Set. 1999.LÖWY, M.; VARIKAS, E. A crítica do progresso em Adorno. Revista de Cultura e Política. São Paulo, n. 27, p. 201-215, dez. 1992.LUKÃCS, G. História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2001.MARCUSE, H. A noção de progresso à luz da psicanálise. In: ____. Cultura e psicanálise. São Paulo: Paz e Terra, 2001. p. 112-138.______. Tecnologia, guerra e fascismo. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999.______. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.NIETZSCHE, F. W. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhias das Letras, 1998.PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 2004.RAMOS, C. O ressentimento do guerreiro: reflexões sobre corpo e educação a partir do pensamento de Theodor Adorno e da Psicanálise. Interações, São Paulo, v. 11, n. 3 p. 09-28, jun. 2006.TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. Currículo e educação do corpo: história do currículo da instrução pública primária no Paraná (1882-1926). In: Pedrazza , Zandra (Org.). Estudios sobre el cuerpo en la América Latina. Bogotá: Universidad Los Andes, 2007. p. 70-99.VAGO, T. M. Da ortopedia à eficiência: a gymnastica e as exigências da "vida moderna" (Minas Gerais, 1906-1930). Revista Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 77-97, set./dez. 2004.VAZ, A. F. Notas Conceituais sobre Mímesis e Educação do Corpo em Max Horkheimer e Theodor W. Adorno. In: PUCCI, Bruno; GOERGEN, Pedro; FRANCO, Renato. (Org.). Dialética Negativa, Estética e Educação. Campinas: Alínea, 2007, p. 189-202.______. Técnica, Esporte, Rendimento. Revista Movimento, Porto Alegre, v. VII, p. 87-99, jan./jul. 2001.______. Treinar o corpo, dominar a natureza: notas para uma análise do esporte com base no treinamento corporal. Cadernos CEDES - Corpo e Educação, Campinas, v. 19, n. 48, p. 89-108, Ago. 1999.VAZ, A. F.; BASSANI, J. J.; SILVA, A. S. da. Identidades e rituais na educação do corpo na escola: um estudo em aulas de educação física no ensino fundamental. Motus Corporis, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 23-39, nov. 2002.WILDMANN, D. Begehrte Körper: Konstruktion und Inszenierung des "arischen" Männerkörpers im "Drittenreich". Würzburg: Königshausen & Neumann, 1998.Data de registro: 16/03/2010Data de aceite: 15/12/2010 |
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A forma ambígua como tais processos se materializam no esporte e na educação do corpo por meio dele, revelam também indicações para pensar o ensino das práticas corporais como rememoração da natureza no sujeito.ReferênciasADORNO, T. W. Dialética negativa. Tradução de Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.______. Dialéctica de la ilustración. Tradução de Joaquín Chamorro Mielke. Obra completa, 3. Madri: Akal, 2007.______. Escritos Sociológicos I. Tradução de Agustín González Ruiz. Obra completa, 8. ed. Madrid: Akal, 2004a.______. Gesammelte Schriften. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986; Berlin: Directmedia, 2003.______. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995a.______. Palavras e Sinais: Modelos Críticos 2. Tradução de Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995b.______. Minima Moralia: reflexões a partir da vida danificada. Tradução de Luiz Eduardo Bicca. 2. ed. São Paulo: Ãtica, 1993.______. Os pensadores (Adorno e Horkheimer). São Paulo: Abril Cultural, 1991.ALMEIDA, M. J. A Liturgia Olímpica. In: SOARES, C. (Org.). Corpo e História. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 79-108.ALMEIDA, G. A. de. Nota preliminar do tradutor. In: HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p. 7-8.ÃRIES, P. ; DUBY, G. Coleção História da Vida Privada. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009.BASSANI, J. J., VAZ, A. F. Técnica, corpo e coisificação: notas de trabalho sobre o tema da técnica em Theodor W. Adorno. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 102, p. 99-118, 2008.BASSANI, J. J.; TORRI, D.; VAZ, A. F. Sobre a presença do esporte na escola: paradoxos e ambigüidades. Movimento. Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 89-112, maio/ago. 2003.BENJAMIN, W. Obras escolhidas III: Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.______. 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A produção de uma forma escolar para o esporte: os Projetos Culturais da Associação Brasileira de Educação (1926-1935) como indícios para a Historiografia da Educação Física. In: TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. (Org.). Educação do Corpo na Escola Brasileira. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 93-110.LOVISOLO, H. Prolongar a vida: da didática à fisiologia. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 164-170, Set. 1999.LÖWY, M.; VARIKAS, E. A crítica do progresso em Adorno. Revista de Cultura e Política. São Paulo, n. 27, p. 201-215, dez. 1992.LUKÃCS, G. História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2001.MARCUSE, H. A noção de progresso à luz da psicanálise. In: ____. Cultura e psicanálise. São Paulo: Paz e Terra, 2001. p. 112-138.______. Tecnologia, guerra e fascismo. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999.______. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.NIETZSCHE, F. W. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhias das Letras, 1998.PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 2004.RAMOS, C. O ressentimento do guerreiro: reflexões sobre corpo e educação a partir do pensamento de Theodor Adorno e da Psicanálise. Interações, São Paulo, v. 11, n. 3 p. 09-28, jun. 2006.TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. Currículo e educação do corpo: história do currículo da instrução pública primária no Paraná (1882-1926). In: Pedrazza , Zandra (Org.). Estudios sobre el cuerpo en la América Latina. Bogotá: Universidad Los Andes, 2007. p. 70-99.VAGO, T. M. Da ortopedia à eficiência: a gymnastica e as exigências da "vida moderna" (Minas Gerais, 1906-1930). Revista Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 77-97, set./dez. 2004.VAZ, A. F. Notas Conceituais sobre Mímesis e Educação do Corpo em Max Horkheimer e Theodor W. Adorno. In: PUCCI, Bruno; GOERGEN, Pedro; FRANCO, Renato. (Org.). Dialética Negativa, Estética e Educação. Campinas: Alínea, 2007, p. 189-202.______. Técnica, Esporte, Rendimento. Revista Movimento, Porto Alegre, v. VII, p. 87-99, jan./jul. 2001.______. Treinar o corpo, dominar a natureza: notas para uma análise do esporte com base no treinamento corporal. Cadernos CEDES - Corpo e Educação, Campinas, v. 19, n. 48, p. 89-108, Ago. 1999.VAZ, A. F.; BASSANI, J. J.; SILVA, A. S. da. Identidades e rituais na educação do corpo na escola: um estudo em aulas de educação física no ensino fundamental. Motus Corporis, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 23-39, nov. 2002.WILDMANN, D. Begehrte Körper: Konstruktion und Inszenierung des "arischen" Männerkörpers im "Drittenreich". Würzburg: Königshausen & Neumann, 1998.Data de registro: 16/03/2010Data de aceite: 15/12/2010EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2012-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/624410.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p641a671Educação e Filosofia; v. 26 n. 52 (2012): v. 26 n.52 jul./dez. 2012; 641-6691982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6244/9725Copyright (c) 2016 Jaison José Bassani, Alexandre Fernandez Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessBassani, Jaison JoséVaz, Alexandre Fernandez2021-03-30T16:44:55Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6244Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:44:55Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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Tomando a obra do filósofo alemão T. W. Adorno como referência principal de pesquisa, o presente trabalho se dedica a uma reflexão epistemológica e pedagógica sobre o tema do corpo e algumas de suas expressões, em especial, no que se refere a um dos motivos originais da constituição da civilização ocidental e do conhecimento sobre esse mesmo processo, a cisão entre sujeito e objeto. Ao considerar as consequências daquela cisão para outra, a entre corpo e espírito (Geist), os resultados dessa investigação apontam para os processos de reificação da espontaneidade corporal e de esquecimento da natureza no sujeito, considerando suas implicações no contexto da expressão mimética. A forma ambígua como tais processos se materializam no esporte e na educação do corpo por meio dele, revelam também indicações para pensar o ensino das práticas corporais como rememoração da natureza no sujeito.ReferênciasADORNO, T. W. Dialética negativa. Tradução de Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.______. Dialéctica de la ilustración. Tradução de Joaquín Chamorro Mielke. Obra completa, 3. Madri: Akal, 2007.______. Escritos Sociológicos I. Tradução de Agustín González Ruiz. Obra completa, 8. ed. Madrid: Akal, 2004a.______. Gesammelte Schriften. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986; Berlin: Directmedia, 2003.______. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995a.______. Palavras e Sinais: Modelos Críticos 2. Tradução de Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995b.______. Minima Moralia: reflexões a partir da vida danificada. Tradução de Luiz Eduardo Bicca. 2. ed. São Paulo: Ãtica, 1993.______. Os pensadores (Adorno e Horkheimer). São Paulo: Abril Cultural, 1991.ALMEIDA, M. J. A Liturgia Olímpica. In: SOARES, C. (Org.). Corpo e História. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 79-108.ALMEIDA, G. A. de. Nota preliminar do tradutor. In: HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. 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Para entender a relação escola-família: uma contribuição da história da educação. Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 44-50, 2000.FREITAS, V. Adorno e a Arte Contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.FREUD, S. O mal-estar na civilização. Rio de Janeiro: Imago, 1997.______. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.______. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997.GIACÓIA JUNIOR, O. Esquecimento, memória e repetição. Psicologia & Sociedade, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 58-91, jul./dez. 2001.GONDRA, J. G. Combater a 'Poética pallidez': a questão da higienização dos corpos. Perspectiva. Revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 121-161, jul./dez. 2004.GONDRA, J. G.; ROCHA, H. Estratégias de higienização da organização escolar - A questão do corpo (1852-1902). Boletín de La Sociedad Argentina de Historia de La Educación, Argentina, v. 1, n. 1, p. 33-38. 2000.HORKHEIMER, M. 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