Jogos de tabuleiro e de estratégia e seus efeitos em funções executivas as bases neurobiológicas do uso de jogos de tabuleiro e de estratégia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joana D'arc Assunção Nogueira de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AC4JXE
Resumo: Os jogos de tabuleiro e de estratégia têm sido amplamente utilizados por educadores como recurso para melhorar aprendizagem de crianças saudáveis e também daquelas com dificuldades para aprender. No entanto, a prática pedagógica com jogos conta com resultados pouco confiáveis pela falta de padronização da avaliação escolar e pela subjetividade envolvida na observação pelo professor. Com isto, os resultados obtidos com o uso desses jogos e as conclusões sobre a eficácia desse recurso para alcançar o objetivo de melhorar a aprendizagem, ainda carecem de dados que demonstrem evidências significativas dessa hipótese de muitos educadores, embora seja observada entre eles. Estudos em Neurociências têm trazido informações que podem ajudar educadores a entender como o cérebro funciona durante várias tarefas cognitivas, dentre elas, aquelas envolvidas nas situações de alguns jogos de tabuleiro e deestratégia. O presente estudo visa apresentar, numa linguagem acessível aos educadores, seis trabalhos que investigam o funcionamento do cérebro no uso dos jogos de tabuleiro e de estratégia, o impacto dessa experiência nos circuitos neurais e o efeito de um programa de intervenção com esses jogos sobre a atenção e o comportamento de crianças saudáveis e também com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Um dos trabalhos propõe um protocolo de avaliação do efeito de um programa de intervenção com o jogo GO em funções executivas.
id UFMG_9d0b8cb63890173d9bd92139d9392470
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AC4JXE
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Grace Schenatto PereiraJoana D'arc Assunção Nogueira de Oliveira2019-08-14T14:18:37Z2019-08-14T14:18:37Z2015-12-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AC4JXEOs jogos de tabuleiro e de estratégia têm sido amplamente utilizados por educadores como recurso para melhorar aprendizagem de crianças saudáveis e também daquelas com dificuldades para aprender. No entanto, a prática pedagógica com jogos conta com resultados pouco confiáveis pela falta de padronização da avaliação escolar e pela subjetividade envolvida na observação pelo professor. Com isto, os resultados obtidos com o uso desses jogos e as conclusões sobre a eficácia desse recurso para alcançar o objetivo de melhorar a aprendizagem, ainda carecem de dados que demonstrem evidências significativas dessa hipótese de muitos educadores, embora seja observada entre eles. Estudos em Neurociências têm trazido informações que podem ajudar educadores a entender como o cérebro funciona durante várias tarefas cognitivas, dentre elas, aquelas envolvidas nas situações de alguns jogos de tabuleiro e deestratégia. O presente estudo visa apresentar, numa linguagem acessível aos educadores, seis trabalhos que investigam o funcionamento do cérebro no uso dos jogos de tabuleiro e de estratégia, o impacto dessa experiência nos circuitos neurais e o efeito de um programa de intervenção com esses jogos sobre a atenção e o comportamento de crianças saudáveis e também com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Um dos trabalhos propõe um protocolo de avaliação do efeito de um programa de intervenção com o jogo GO em funções executivas.The board and strategy games are very common among teachers as a plan to enhance the learning process in healthy children and those youngsters who face up troubles during school performance. However, the teaching practice count on results and conclusions still unreliable, due to lack of standardization in teaching procedures and subjectivity during evaluation processes. Therefore, the results outlined with the use of the game and the conclusions about its efficiency still require scientific evidences about the effects in cognition. Studies in neuroscience offer information that can help educators to understand how the brain responds during some cognitive tasks, mainly the ones involved in situations proposed by board and strategy games. This study intends to show, in easy words for teachers, six scientific articles that research the neurobiological bases related to the practice of playing board and strategy games. In addition, those articles show how playing these games for a longtime can impact the neural circuits and if an intervention program with these games can affect the attention and the behavior in healthy children and those ones with (ADHD) diagnosis. One of these works suggests an evaluation protocol about the effects of an intervention program with the game GO in executive functions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFunção executivaNeurociênciaJogos educativosEnsino fundamentalJogo de tabuleiroJogo de transição RegrasJogos de estratégiaFunções executivasEnsino fundamentalJogos de tabuleiroJogos de tabuleiro e de estratégia e seus efeitos em funções executivas as bases neurobiológicas do uso de jogos de tabuleiro e de estratégiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALoliveira_2015_jogos_de_tabuleiro_e_de_estrat_gia_e_seus_efeitos_em_fun__es__executivas.pdfapplication/pdf622569https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AC4JXE/1/oliveira_2015_jogos_de_tabuleiro_e_de_estrat_gia_e_seus_efeitos_em_fun__es__executivas.pdfae8071ef749ef7ae45ad5034b704006eMD51TEXToliveira_2015_jogos_de_tabuleiro_e_de_estrat_gia_e_seus_efeitos_em_fun__es__executivas.pdf.txtoliveira_2015_jogos_de_tabuleiro_e_de_estrat_gia_e_seus_efeitos_em_fun__es__executivas.pdf.txtExtracted texttext/plain81786https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AC4JXE/2/oliveira_2015_jogos_de_tabuleiro_e_de_estrat_gia_e_seus_efeitos_em_fun__es__executivas.pdf.txtb6ef3b013b2f3a4c69dcd6a22d2553e1MD521843/BUBD-AC4JXE2019-11-14 14:53:03.824oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AC4JXERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:53:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos de tabuleiro e de estratégia e seus efeitos em funções executivas as bases neurobiológicas do uso de jogos de tabuleiro e de estratégia
title Jogos de tabuleiro e de estratégia e seus efeitos em funções executivas as bases neurobiológicas do uso de jogos de tabuleiro e de estratégia
spellingShingle Jogos de tabuleiro e de estratégia e seus efeitos em funções executivas as bases neurobiológicas do uso de jogos de tabuleiro e de estratégia
Joana D'arc Assunção Nogueira de Oliveira
Jogos de estratégia
Funções executivas
Ensino fundamental
Jogos de tabuleiro
Função executiva
Neurociência
Jogos educativos
Ensino fundamental
Jogo de tabuleiro
Jogo de transição Regras
title_short Jogos de tabuleiro e de estratégia e seus efeitos em funções executivas as bases neurobiológicas do uso de jogos de tabuleiro e de estratégia
title_full Jogos de tabuleiro e de estratégia e seus efeitos em funções executivas as bases neurobiológicas do uso de jogos de tabuleiro e de estratégia
title_fullStr Jogos de tabuleiro e de estratégia e seus efeitos em funções executivas as bases neurobiológicas do uso de jogos de tabuleiro e de estratégia
title_full_unstemmed Jogos de tabuleiro e de estratégia e seus efeitos em funções executivas as bases neurobiológicas do uso de jogos de tabuleiro e de estratégia
title_sort Jogos de tabuleiro e de estratégia e seus efeitos em funções executivas as bases neurobiológicas do uso de jogos de tabuleiro e de estratégia
author Joana D'arc Assunção Nogueira de Oliveira
author_facet Joana D'arc Assunção Nogueira de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grace Schenatto Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Joana D'arc Assunção Nogueira de Oliveira
contributor_str_mv Grace Schenatto Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos de estratégia
Funções executivas
Ensino fundamental
Jogos de tabuleiro
topic Jogos de estratégia
Funções executivas
Ensino fundamental
Jogos de tabuleiro
Função executiva
Neurociência
Jogos educativos
Ensino fundamental
Jogo de tabuleiro
Jogo de transição Regras
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Função executiva
Neurociência
Jogos educativos
Ensino fundamental
Jogo de tabuleiro
Jogo de transição Regras
description Os jogos de tabuleiro e de estratégia têm sido amplamente utilizados por educadores como recurso para melhorar aprendizagem de crianças saudáveis e também daquelas com dificuldades para aprender. No entanto, a prática pedagógica com jogos conta com resultados pouco confiáveis pela falta de padronização da avaliação escolar e pela subjetividade envolvida na observação pelo professor. Com isto, os resultados obtidos com o uso desses jogos e as conclusões sobre a eficácia desse recurso para alcançar o objetivo de melhorar a aprendizagem, ainda carecem de dados que demonstrem evidências significativas dessa hipótese de muitos educadores, embora seja observada entre eles. Estudos em Neurociências têm trazido informações que podem ajudar educadores a entender como o cérebro funciona durante várias tarefas cognitivas, dentre elas, aquelas envolvidas nas situações de alguns jogos de tabuleiro e deestratégia. O presente estudo visa apresentar, numa linguagem acessível aos educadores, seis trabalhos que investigam o funcionamento do cérebro no uso dos jogos de tabuleiro e de estratégia, o impacto dessa experiência nos circuitos neurais e o efeito de um programa de intervenção com esses jogos sobre a atenção e o comportamento de crianças saudáveis e também com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Um dos trabalhos propõe um protocolo de avaliação do efeito de um programa de intervenção com o jogo GO em funções executivas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T14:18:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T14:18:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AC4JXE
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AC4JXE
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AC4JXE/1/oliveira_2015_jogos_de_tabuleiro_e_de_estrat_gia_e_seus_efeitos_em_fun__es__executivas.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AC4JXE/2/oliveira_2015_jogos_de_tabuleiro_e_de_estrat_gia_e_seus_efeitos_em_fun__es__executivas.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ae8071ef749ef7ae45ad5034b704006e
b6ef3b013b2f3a4c69dcd6a22d2553e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589397921136640