Efeito do jogo senha em funções executivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joana D'arc Assunção Nogueira de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7JGCJ
Resumo: Jogos de tabuleiro são frequentemente utilizados como recurso pedagógico com o objetivo de treinar e desenvolver funções executivas e melhorar o desempenho escolar. Pesquisas e programas educativos com jogos de senha sugerem que a experiência com este tipo de jogo ajuda a melhorar o desempenho do jogador e que este treino seria apropriado para desenvolver o raciocínio dedutivo. Realizamos um programa de 10 semanas com 42 alunos do ensino fundamental no qual um grupo de 19 crianças jogou Senha por 1h semanal, enquanto o outro grupo teve aulas sobre Neurociências pelo mesmo período de tempo. Os participantes foram avaliados antes e depois do programa. Utilizamos os testes Torre de Londres, Digit Span, Cubos de Corsi, Teste de Posner e a versão Victoria do Stroop para avaliar funções executivas. Uma ANOVA mostrou uma interação marginalmente significativa para a tarefa de planejamento. O grupo que jogou Senha obteve um desempenho melhor do que o grupo que não jogou no teste da Torre de Londres. Esse resultado é consistente com trabalhos anteriores sobre o efeito do treino com esse jogo em tarefas de resolução de problemas que exigem planejamento mental. Nas tarefas de memória de trabalho, controle inibitório e atenção não há evidências de qualquer efeito resultante do programa. Ao longo das 10 semanas jogando regularmente na escola, os participantes também mostraram uma melhora do desempenho no jogo. Apesar disso, permaneceram ineficientes nas tarefas em que o uso do raciocínio dedutivo era necessário. O baixo número de respostas corretas nessas tarefas está de acordo com pesquisas anteriores que demonstram que ir melhor no jogo Senha não implica, necessariamente, maior competência no uso do raciocínio dedutivo. Contudo, poderia ser um instrumento apropriado para melhorar a capacidade de planejamento mental na resolução de problemas.
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Utilizamos os testes Torre de Londres, Digit Span, Cubos de Corsi, Teste de Posner e a versão Victoria do Stroop para avaliar funções executivas. Uma ANOVA mostrou uma interação marginalmente significativa para a tarefa de planejamento. O grupo que jogou Senha obteve um desempenho melhor do que o grupo que não jogou no teste da Torre de Londres. Esse resultado é consistente com trabalhos anteriores sobre o efeito do treino com esse jogo em tarefas de resolução de problemas que exigem planejamento mental. Nas tarefas de memória de trabalho, controle inibitório e atenção não há evidências de qualquer efeito resultante do programa. Ao longo das 10 semanas jogando regularmente na escola, os participantes também mostraram uma melhora do desempenho no jogo. Apesar disso, permaneceram ineficientes nas tarefas em que o uso do raciocínio dedutivo era necessário. O baixo número de respostas corretas nessas tarefas está de acordo com pesquisas anteriores que demonstram que ir melhor no jogo Senha não implica, necessariamente, maior competência no uso do raciocínio dedutivo. Contudo, poderia ser um instrumento apropriado para melhorar a capacidade de planejamento mental na resolução de problemas.Board games are often used as a pedagogical resource for the purpose of training and developing executive functions and improving school performance. Research and educational programs with password games suggest that experience with this kind of game helps improve player performance and that this training would be appropriate for developing deductive reasoning. We conducted a 10-week program with 42 elementary students in which a group of 19 children played Mastermind for 1h weekly while the other group took classes on Neurosciences for the same period of time. Participants were assessed before and after the program. We used the testes Tower of London, Digit Span, Corsi Cubes, Posner and the Victoria version of Stroop to evaluate executive functions. An ANOVA showed a marginally significant interaction for the planning task. The group that played Mastermind got a better performance than the group that did not play in the Tower of London test. This result is consistent with previous works on the effect of training with this game on problem-solving tasks that require mental planning. In work memory tasks, inhibitory control and attention there is no evidence of any effect resulting from the program. After 10 weeks of regular school play, participants also showed improvement in game performance. Nevertheless, they remained inefficient in the tasks in which the use of deductive reasoning was necessary. The low number of correct answers in these tasks is in agreement with previous researches that demonstrate that to go better in the game Mastermind does not necessarily imply greater competence in the use of the deductive reasoning. However, it could be an appropriate tool for improving mental planning skills in problem solving.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRaciocínioFunção ExecutivaJogos educativosNeurociênciasResolução de ProblemasFunções ExecutivasPlanejamentoEducaçãoResolução de ProblemasJogo SenhaRaciocínio DedutivoJogos de TabuleiroEfeito do jogo senha em funções executivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALefeito_do_jogo_senha_em_fun__es_executivas___disserta__o_joana_oliveira.pdfapplication/pdf730616https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7JGCJ/1/efeito_do_jogo_senha_em_fun__es_executivas___disserta__o_joana_oliveira.pdfdeafcdd212fd78ed9b1f6303cf6e860dMD51TEXTefeito_do_jogo_senha_em_fun__es_executivas___disserta__o_joana_oliveira.pdf.txtefeito_do_jogo_senha_em_fun__es_executivas___disserta__o_joana_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain92853https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7JGCJ/2/efeito_do_jogo_senha_em_fun__es_executivas___disserta__o_joana_oliveira.pdf.txtc9c180a37ac50c25d166a58449b5850bMD521843/BUOS-B7JGCJ2019-11-14 21:54:55.759oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B7JGCJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:54:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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