"Tô na campanha": uma análise de uma proposta de popularização do teatro e da dança em Belo Horizonte (1998 2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nádia Bueno Rezende
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96VF3Q
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo discutir umaestratégia de popularização do teatro e da dança em Belo Horizonte, descobrir qualé o papel e a representatividade da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança (CPTD) no cenário político cultural e artístico mineiro sob o ponto de vista de seus organizadores. O estudo se desenvolveu com um recorte historiográfico do tempopresente, delimitado pela temporalidade de 1998 2012. As fontes foram coletadas no acervo e no site do Sindicato de Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc-MG): são os Relatórios Gerais das edições da CPTD, produzidos pela própria instituição, que contemplam recortes de jornais e documentos que contém referência aos números levantados em cada edição. Partindo de um eixo que considera a produção, a distribuição e o consumo da arte, o primeiro capítulo desta dissertação trata da centralidade das ações da CPTD na distribuição, enfatizando o estabelecimento de relações com a população entre as suas estratégias de propaganda. Tudo é organizado com a intenção de integração em torno deum significado comum, que só foi possível pela mediação exercida pela cultura demassa, que encobre diferenças e unifica os gostos. Porém, essa uniformização não sedeu pela pura ação da hegemonia. A cultura de massa só se tornou mediadora do processo de conciliação entre as classes uma vez que ela foi constituída a partir do popular. No segundo capítulo é feito um esforço no sentido de entender o que é arte para a CPTD, chegando a uma discussão sobre as funções atribuídas à arte na sociedade de massa. O que pode ser demonstrado a partir das fontes apresentadas são as tensões e conflitos que envolvem a diversidade da programação, no que diz respeito ao estabelecimento de critérios de qualidade artística. Entre a arte puramente comercial e a arte que eleva o artista à condição de detentor único do saber consolidada pela estética das belas artes, a cultura de massa promove uma terceira possibilidade: a arte como a tradução dialética de sua produção, distribuição e consumo. Analisando por esse lado, além de organizar a arte em termos comerciais, a indústria cultural também impõe aos artistas a vontade do público. É aí que o popular encontra espaço na massa: orientado por um sentido/sensório que traduz um modo de sentir em massa e que encontrou na fotografia, no cinema e na CPTD a expressão dessa nova sensibilidade.
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Partindo de um eixo que considera a produção, a distribuição e o consumo da arte, o primeiro capítulo desta dissertação trata da centralidade das ações da CPTD na distribuição, enfatizando o estabelecimento de relações com a população entre as suas estratégias de propaganda. Tudo é organizado com a intenção de integração em torno deum significado comum, que só foi possível pela mediação exercida pela cultura demassa, que encobre diferenças e unifica os gostos. Porém, essa uniformização não sedeu pela pura ação da hegemonia. A cultura de massa só se tornou mediadora do processo de conciliação entre as classes uma vez que ela foi constituída a partir do popular. No segundo capítulo é feito um esforço no sentido de entender o que é arte para a CPTD, chegando a uma discussão sobre as funções atribuídas à arte na sociedade de massa. O que pode ser demonstrado a partir das fontes apresentadas são as tensões e conflitos que envolvem a diversidade da programação, no que diz respeito ao estabelecimento de critérios de qualidade artística. Entre a arte puramente comercial e a arte que eleva o artista à condição de detentor único do saber consolidada pela estética das belas artes, a cultura de massa promove uma terceira possibilidade: a arte como a tradução dialética de sua produção, distribuição e consumo. Analisando por esse lado, além de organizar a arte em termos comerciais, a indústria cultural também impõe aos artistas a vontade do público. É aí que o popular encontra espaço na massa: orientado por um sentido/sensório que traduz um modo de sentir em massa e que encontrou na fotografia, no cinema e na CPTD a expressão dessa nova sensibilidade.This research aimed to discuss a strategy to popularize theater and dance in Belo Horizonte, and to find out what the role and the representativeness of the Campaign for the Popularization of Theatre and Dance (CPTD) are in the political, cultural and artistic scenes of Minas Gerais from the point of view of its organizers. The study was conducted narrowing historiographically the presenttime, bounded by temporality from 1998 to 2012. The sources were gathered at both the collection library and the website of the Producers Guild of Performing Arts of Minas Gerais (MG-Sinparc): they are the General Reports of the CPTD editions, produced by the institution itself, which include newspaper clippings and documents containing reference to the numbers raised in each edition. Starting an axis that considers the production, distribution and consumption of art, the first chapter of this dissertation deals with the centrality of the deeds of CPTD in distribution, emphasizing the establishment of relations with the population between their advertising strategies. Everything is organized aiming integration around a common meaning, which was only possible through the mediation carried out by mass culture, obscuring differences and unifying tastes. However, this unification did not happen bypure action of hegemony. Mass culture has only become a mediator in the process of reconciliation between the classes because it was formed from the popular. Thesecond chapter made an effort to understand what art is for CPTD, reaching a discussion of the functions assigned to art in mass society. What can be shown from the sources listed are the tensions and conflicts involving the diversity of programming, regarding the establishment of criteria of artistic quality. Among the purely commercial art and the art that elevates the artist to the status of sole owner of knowledgeconsolidated by the aesthetics of fine art, mass culture promotes a third possibility: the dialectic art as the translation of its own production, distribution and consumption. Looking at it this way, in addition to organizing the art in commercial terms, the cultural industry also imposes to artists the public will. That's where the popular finds room in the mass: guided by a sense / sensory which translates a way to feel in mass and that found in photography, film and CPTD the expression of this new sensibility.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatroDançaArtesLazerTeatroDançaArteLazer"Tô na campanha": uma análise de uma proposta de popularização do teatro e da dança em Belo Horizonte (1998 2012)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___n_dia_bueno_rezende.pdfapplication/pdf898347https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-96VF3Q/1/disserta__o___n_dia_bueno_rezende.pdfbd0759091cb74277b1e2d317ee7e2f55MD51TEXTdisserta__o___n_dia_bueno_rezende.pdf.txtdisserta__o___n_dia_bueno_rezende.pdf.txtExtracted texttext/plain174305https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-96VF3Q/2/disserta__o___n_dia_bueno_rezende.pdf.txt74b386b2afbca1aebfcb0b32eaf097d9MD521843/BUOS-96VF3Q2020-01-29 17:52:54.037oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-96VF3QRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-29T20:52:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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