Relações entre território e educação na comunidade quilombola de Vila Santo Isidoro - Berilo/MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AD4Q42 |
Resumo: | Neste trabalho, investigou-se o papel da Escola e os processos de construção da Identidade na comunidade quilombola de Vila Santo Isidoro, localizada em Berilo, Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, sob a ótica da Geografia Cultural/ Etnogeografia. Analisaram-se, nessa perspectiva, algumas ações educativas realizadas na comunidade. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa compreenderam: pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa a campo; caminhada transversal; realização de entrevistas semiestruturadas; e elaboração de mapas mentais. Concluiu-se que a Escola Estadual Santo Isidoro, inserida na comunidade, é um instrumento com potencial de legitimar os aspectos identitários do grupo estudado. Ressalte-se, a propósito, que essa Escola, por ter sido resultado da luta de um morador da própria comunidade, tem a especificidade de estar na comunidade e ser da comunidade, ou seja, as ações desenvolvidas na mesma resultam de um esforço coletivo em valorizar o cotidiano do grupo. |
id |
UFMG_9da882e1465446d09c668eaadc2555e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AD4Q42 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Jose Antonio Souza de DeusShirley Aparecida de MirandaIcléa Albuquerque VargasAngela Maria da Silva GomesValeria de Oliveira Roque AscencaoTatiane Campos dos Santos2019-08-13T04:19:39Z2019-08-13T04:19:39Z2015-08-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AD4Q42Neste trabalho, investigou-se o papel da Escola e os processos de construção da Identidade na comunidade quilombola de Vila Santo Isidoro, localizada em Berilo, Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, sob a ótica da Geografia Cultural/ Etnogeografia. Analisaram-se, nessa perspectiva, algumas ações educativas realizadas na comunidade. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa compreenderam: pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa a campo; caminhada transversal; realização de entrevistas semiestruturadas; e elaboração de mapas mentais. Concluiu-se que a Escola Estadual Santo Isidoro, inserida na comunidade, é um instrumento com potencial de legitimar os aspectos identitários do grupo estudado. Ressalte-se, a propósito, que essa Escola, por ter sido resultado da luta de um morador da própria comunidade, tem a especificidade de estar na comunidade e ser da comunidade, ou seja, as ações desenvolvidas na mesma resultam de um esforço coletivo em valorizar o cotidiano do grupo.In this research, we have investigated the role of School and the construction of Identity in Vila Santo Isidoro Maroons community, located in Berilo, Jequitinhonha Valley/ Minas Gerais, in the perspective of Cultural Geography/ Ethnogeography. Some educational activities developed in the community were analysed in this sense. The methodological tools adopted for the development of this study included: bibliographic and documentary research; field works; cross walk; carrying out semi-structured interviews and development of mental maps. It was concluded Santo Isidoro State School, inserted in the community, is an instrument with the potential to legitimize the identity aspects of the group studied. It should be noted that the School was a result of the struggle of a community's own resident and so, it has the specificity of being in the community and being of the community; and, as a consequence, the actions taken there result of a collective effort to enhance the group's everyday lifeUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGTerritorialidade humana EducaçãoGeografia humana Berilo (MG) ComunidadeQuilombos Berilo (MG) IdentidadeComunidade QuilombolaTerritórioEducaçãoGeografia CulturalIdentidadeRelações entre território e educação na comunidade quilombola de Vila Santo Isidoro - Berilo/MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_2016_tatiane__1_junho.pdfapplication/pdf4075503https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AD4Q42/1/disserta__o_2016_tatiane__1_junho.pdf15826dffe812e8b6e4303d08c5014802MD51TEXTdisserta__o_2016_tatiane__1_junho.pdf.txtdisserta__o_2016_tatiane__1_junho.pdf.txtExtracted texttext/plain393727https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AD4Q42/2/disserta__o_2016_tatiane__1_junho.pdf.txt3f08305ebd7239463192e1803dabc200MD521843/BUBD-AD4Q422019-11-14 21:07:52.01oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AD4Q42Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:07:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações entre território e educação na comunidade quilombola de Vila Santo Isidoro - Berilo/MG |
title |
Relações entre território e educação na comunidade quilombola de Vila Santo Isidoro - Berilo/MG |
spellingShingle |
Relações entre território e educação na comunidade quilombola de Vila Santo Isidoro - Berilo/MG Tatiane Campos dos Santos Comunidade Quilombola Território Educação Geografia Cultural Identidade Territorialidade humana Educação Geografia humana Berilo (MG) Comunidade Quilombos Berilo (MG) Identidade |
title_short |
Relações entre território e educação na comunidade quilombola de Vila Santo Isidoro - Berilo/MG |
title_full |
Relações entre território e educação na comunidade quilombola de Vila Santo Isidoro - Berilo/MG |
title_fullStr |
Relações entre território e educação na comunidade quilombola de Vila Santo Isidoro - Berilo/MG |
title_full_unstemmed |
Relações entre território e educação na comunidade quilombola de Vila Santo Isidoro - Berilo/MG |
title_sort |
Relações entre território e educação na comunidade quilombola de Vila Santo Isidoro - Berilo/MG |
author |
Tatiane Campos dos Santos |
author_facet |
Tatiane Campos dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jose Antonio Souza de Deus |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Shirley Aparecida de Miranda |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Icléa Albuquerque Vargas |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Angela Maria da Silva Gomes |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Valeria de Oliveira Roque Ascencao |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tatiane Campos dos Santos |
contributor_str_mv |
Jose Antonio Souza de Deus Shirley Aparecida de Miranda Icléa Albuquerque Vargas Angela Maria da Silva Gomes Valeria de Oliveira Roque Ascencao |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidade Quilombola Território Educação Geografia Cultural Identidade |
topic |
Comunidade Quilombola Território Educação Geografia Cultural Identidade Territorialidade humana Educação Geografia humana Berilo (MG) Comunidade Quilombos Berilo (MG) Identidade |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Territorialidade humana Educação Geografia humana Berilo (MG) Comunidade Quilombos Berilo (MG) Identidade |
description |
Neste trabalho, investigou-se o papel da Escola e os processos de construção da Identidade na comunidade quilombola de Vila Santo Isidoro, localizada em Berilo, Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, sob a ótica da Geografia Cultural/ Etnogeografia. Analisaram-se, nessa perspectiva, algumas ações educativas realizadas na comunidade. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa compreenderam: pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa a campo; caminhada transversal; realização de entrevistas semiestruturadas; e elaboração de mapas mentais. Concluiu-se que a Escola Estadual Santo Isidoro, inserida na comunidade, é um instrumento com potencial de legitimar os aspectos identitários do grupo estudado. Ressalte-se, a propósito, que essa Escola, por ter sido resultado da luta de um morador da própria comunidade, tem a especificidade de estar na comunidade e ser da comunidade, ou seja, as ações desenvolvidas na mesma resultam de um esforço coletivo em valorizar o cotidiano do grupo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T04:19:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T04:19:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AD4Q42 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AD4Q42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AD4Q42/1/disserta__o_2016_tatiane__1_junho.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AD4Q42/2/disserta__o_2016_tatiane__1_junho.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
15826dffe812e8b6e4303d08c5014802 3f08305ebd7239463192e1803dabc200 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589508879351808 |