A música como estratégia de distração durante o atendimento odontológico de crianças: um ensaio clínico cruzado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcela de Oliveira Brant
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ODON-A48ND4
Resumo: BRANT, Marcela de Oliveira. A música como estratégia de distração durante o atendimento odontológico de crianças: um ensaio clínico cruzado. 2015. 113f. Orientadora: Profa. Dra. Júnia Maria Cheib Serra-Negra. Co-orientadora: Profa. Dra. Sheyla Márcia Auad. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Odontologia, Belo Horizonte, 2015. O tratamento odontológico é considerado uma condição geradora de estresse e ansiedade, principalmente quando se trata de atendimento infantil. Sensações como a ansiedade podem alterar os níveis de saturação de oxigênio dos indivíduos em diferentes situações, principalmente durante o atendimento odontológico. Este ensaio clínico cruzado objetivou analisar o uso da música como recurso de distração durante o atendimento odontológico de crianças, avaliando sua frequência cardíaca (FC) e saturação de oxigênio (SpO2). Participaram do estudo, 34 crianças, de 4 a 6 anos de idade, sem experiência odontológica prévia, que possuíam duas lesões cariosas, cavitadas, em superfícies oclusais de molares decíduos, das cidades de Confins e Brumadinho, Brasil. As crianças foram selecionadas a partir de exames clínicos bucais, realizados nas escolas da rede pública municipal. Participaram crianças cujos pais assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que foram alocadas em 2 grupos: atendimento odontológico com música (G1) e atendimento odontológico sem música (G2). Cada criança foi controle dela mesma: o cruzamento do grupo permitiu que todos passassem por procedimentos com e sem música. Foram realizadas três consultas, com frequência semanal, sendo a primeira para realização de anamnese e exame clínico; e a segunda e terceira consultas para realização de Tratamento Restaurador Atraumático Modificado (ARTm). A Sinfonia 40 em sol menor K550 de Wolfgang Amadeus Mozart foi tocada em fone de ouvidos. A FC e a SpO2 foram obtidas utilizando-se um oxímetro de pulso, utilizado no dedo indicador da criança, cujas medidas foram anotadas em três momentos: no início do atendimento, no momento de intervenção (uso de instrumento rotatório) e ao término do atendimento. Os dados foram compilados e analisados através do software estatístico SPSS, versão 21.0. Foram realizados testes de Wilcoxon na comparação intragrupos e intergrupos (p<0,050). Participaram 18 meninas (53%) e 16 meninos (47%) com média de idade de 5,54 anos (DP=0,647). A maioria das crianças nunca tinha ouvido música clássica (79,4%) e ao final dos atendimentos relataram sentir prazer em ouvir música durante o atendimento odontológico. O grupo G1 demonstrou redução significativa da saturação de oxigênio durante o momento de intervenção em consulta 2 quando comparado com consulta 3 (p=0,045). Concluiu-se que a música atuou como instrumento tranquilizador durante o atendimento odontológico das crianças.
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Este ensaio clínico cruzado objetivou analisar o uso da música como recurso de distração durante o atendimento odontológico de crianças, avaliando sua frequência cardíaca (FC) e saturação de oxigênio (SpO2). Participaram do estudo, 34 crianças, de 4 a 6 anos de idade, sem experiência odontológica prévia, que possuíam duas lesões cariosas, cavitadas, em superfícies oclusais de molares decíduos, das cidades de Confins e Brumadinho, Brasil. As crianças foram selecionadas a partir de exames clínicos bucais, realizados nas escolas da rede pública municipal. Participaram crianças cujos pais assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que foram alocadas em 2 grupos: atendimento odontológico com música (G1) e atendimento odontológico sem música (G2). Cada criança foi controle dela mesma: o cruzamento do grupo permitiu que todos passassem por procedimentos com e sem música. Foram realizadas três consultas, com frequência semanal, sendo a primeira para realização de anamnese e exame clínico; e a segunda e terceira consultas para realização de Tratamento Restaurador Atraumático Modificado (ARTm). A Sinfonia 40 em sol menor K550 de Wolfgang Amadeus Mozart foi tocada em fone de ouvidos. A FC e a SpO2 foram obtidas utilizando-se um oxímetro de pulso, utilizado no dedo indicador da criança, cujas medidas foram anotadas em três momentos: no início do atendimento, no momento de intervenção (uso de instrumento rotatório) e ao término do atendimento. Os dados foram compilados e analisados através do software estatístico SPSS, versão 21.0. Foram realizados testes de Wilcoxon na comparação intragrupos e intergrupos (p<0,050). Participaram 18 meninas (53%) e 16 meninos (47%) com média de idade de 5,54 anos (DP=0,647). A maioria das crianças nunca tinha ouvido música clássica (79,4%) e ao final dos atendimentos relataram sentir prazer em ouvir música durante o atendimento odontológico. O grupo G1 demonstrou redução significativa da saturação de oxigênio durante o momento de intervenção em consulta 2 quando comparado com consulta 3 (p=0,045). Concluiu-se que a música atuou como instrumento tranquilizador durante o atendimento odontológico das crianças.BRANT, Marcela de Oliveira. A música como estratégia de distração durante o atendimento odontológico de crianças: um ensaio clínico cruzado. 2015. 113f. Advisor: Profa. Dra. Júnia Maria Cheib Serra-Negra. Coadvisor: Profa. Dra. Sheyla Márcia Auad. Dissertação (Masters in Dentistry) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Odontologia, Belo Horizonte, 2015. Dental treatment is considered a generating condition of stress and anxiety, especially when it comes to childcare. Feelings like anxiety can alter the levels of blood oxygenation from individuals in different situations, like during dental treatment. This cross over trial aimed to analyze the use of music as a distraction resource during children dental treatment, evaluating their cardiac frequency and saturation of oxygen (SpO2). Thirty-four children took part in this study, from 4 to 6 years old, with no previous dental experience, who had two carious lesions on occlusal surfaces of molars, from the municipalities of Confins and Brumadinho, southeast Brasil. Children were selected through oral clinical exams, conducted in public schools. After parents signed a written consent; children were allocated in two groups: treatment with music (G1) and treatment without music (G2). Children acted as controls of themselves: the cross between groups allowed all children to be treated with and without music. Three dental visits were, scheduled in a weekly basis, the first for anamnesis and clinical examination; the second and third for the modified atraumatic restorative treatment (ARTm). The Wolfgang Amadeus Mozart Symphony No. 40 in G minor K550 was played in headphones. Cardiac frequency and saturation of oxygen were obtained using a pulse oximeter, in the kids index finger, with the measures being taken in three moments: in the beginning of the treatment, during the intervention (use of a rotating device) and at the end of the treatment. Data were compiled and analyzed through the statistic software SPSS, version 21.0. The Wilcoxon test was used for inter and intra groups comparison (p<0,050). Eighteen girls (53%) and sixteen boys (47%) with the average age being about 5,54 (DP=0,647) years old took part on the trials. Most children had never heard classical music before (79,4%) by the end of treatment they reported pleasure hearing music during dental treatment. G1 group showed significant reduction in saturation of oxygen during the intervention in visit 2 when compared with visit 3 (p=0,045). Music worked as a reassuring instrument during children dental treatment.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGOdontopediatriaAnsiedade ao tratamento odontológicoCriançasAnsiedadeOdontopediatriaControle comportamentalMúsicaA música como estratégia de distração durante o atendimento odontológico de crianças: um ensaio clínico cruzadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_de_mestrado_2015__salvo_automaticamente_.pdfapplication/pdf4651183https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ODON-A48ND4/1/disserta__o_de_mestrado_2015__salvo_automaticamente_.pdf585521f635fed39f46829a77206cfaf9MD51TEXTdisserta__o_de_mestrado_2015__salvo_automaticamente_.pdf.txtdisserta__o_de_mestrado_2015__salvo_automaticamente_.pdf.txtExtracted texttext/plain154972https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ODON-A48ND4/2/disserta__o_de_mestrado_2015__salvo_automaticamente_.pdf.txt957bebf96c4138ddec77b36d44442abfMD521843/ODON-A48ND42019-11-14 04:36:02.812oai:repositorio.ufmg.br:1843/ODON-A48ND4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:36:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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