Estágio supervisionado com uso de ambientes virtuais: possibilidades colaborativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana de Oliveira Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9DFDD2
Resumo: Para que o professor esteja cada vez mais preparado para as inserções tecnológicas que acontecem dia após dia, algumas práticas educacionais devem ser repensadas, e a licenciatura é o ponto de partida para a ressignificação dessas práticas. Durante o estágio supervisionado, momento crucial para que prática e teoria se articulem, as experiências dos professores em formação devem ser comunicadas e interligadas, com maior participação do professor orientador, e com presença de conteúdos relativos ao uso dos recursos tecnológicos e informacionais. O perfil dos alunos que esses professores em formação encontrarão em suas salas de aula, bem como a necessidade da formação de uma rede digital de reflexão, interação e colaboração ao longo da licenciatura justificam este trabalho, que investiga o uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como possibilidade colaborativa para o Estágio Curricular Supervisionado durante a licenciatura e como espaço privilegiado para o desenvolvimento da competência tecnológica. Considerando o AVA um grande sistema em que constituintes agem e interagem, e padrões de comportamento emergem das relações entre os participantes e o contexto, adoto a perspectiva da Complexidade e da Aprendizagem Situada para análise dos dados. Essas duas abordagens podem ser entendidas conjuntamente por considerarem o caráter recíproco e interdependente entre aprendiz, atividade e contexto, que faz emergir práticas diversas, diferenciadas e reorganizadas a partir das negociações ocorridas. O estudo constituiu-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de orientação etnográfica virtual (HINE, 2000). Em uma abordagem interpretativa, ele tem o ambiente como fonte de dados e o foco nos processos emergentes da pesquisa. O pesquisador é o instrumento humano de coleta de dados, que afeta o sistema e é afetado por elementos da cultura investigada: em seu envolvimento com o contexto da pesquisa, ele passa a fazer parte dele. Os dados foram obtidos por meio das interações online entre os professores em formação em uma disciplina oferecida na Faculdade de Letras, pelas notas de campo da professora pesquisadora no momento presencial do estágio, realizado em uma escola de Ensino Fundamental inserida no programa Um Computador por Aluno (UCA) e por um questionário respondido pelos alunos da disciplina mais entrevistas feitas a eles. Esses dados revelam, dentre outras coisa, que o AVA apresenta as bases necessárias para que ele possa ser considerado um ambiente bem sucedido de construção do conhecimento, favorecendo a interação, a imersão virtual, a construção coletiva e a reflexão, que são aspectos importantes a serem considerados na formação docente atual. O senso de comunidade que o espaço virtual proporciona aproxima os professores em formação do desenvolvimento de competências docentes e tecnológicas necessárias para a atuação pedagógica.
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O perfil dos alunos que esses professores em formação encontrarão em suas salas de aula, bem como a necessidade da formação de uma rede digital de reflexão, interação e colaboração ao longo da licenciatura justificam este trabalho, que investiga o uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como possibilidade colaborativa para o Estágio Curricular Supervisionado durante a licenciatura e como espaço privilegiado para o desenvolvimento da competência tecnológica. Considerando o AVA um grande sistema em que constituintes agem e interagem, e padrões de comportamento emergem das relações entre os participantes e o contexto, adoto a perspectiva da Complexidade e da Aprendizagem Situada para análise dos dados. Essas duas abordagens podem ser entendidas conjuntamente por considerarem o caráter recíproco e interdependente entre aprendiz, atividade e contexto, que faz emergir práticas diversas, diferenciadas e reorganizadas a partir das negociações ocorridas. O estudo constituiu-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de orientação etnográfica virtual (HINE, 2000). Em uma abordagem interpretativa, ele tem o ambiente como fonte de dados e o foco nos processos emergentes da pesquisa. O pesquisador é o instrumento humano de coleta de dados, que afeta o sistema e é afetado por elementos da cultura investigada: em seu envolvimento com o contexto da pesquisa, ele passa a fazer parte dele. Os dados foram obtidos por meio das interações online entre os professores em formação em uma disciplina oferecida na Faculdade de Letras, pelas notas de campo da professora pesquisadora no momento presencial do estágio, realizado em uma escola de Ensino Fundamental inserida no programa Um Computador por Aluno (UCA) e por um questionário respondido pelos alunos da disciplina mais entrevistas feitas a eles. Esses dados revelam, dentre outras coisa, que o AVA apresenta as bases necessárias para que ele possa ser considerado um ambiente bem sucedido de construção do conhecimento, favorecendo a interação, a imersão virtual, a construção coletiva e a reflexão, que são aspectos importantes a serem considerados na formação docente atual. O senso de comunidade que o espaço virtual proporciona aproxima os professores em formação do desenvolvimento de competências docentes e tecnológicas necessárias para a atuação pedagógica.Educational practices must be reinvented in times of technology and the teacher preparation course is the starting point for rethinking these practices. During the school traineeship, crucial moment for theory and practice articulation, teachers experiences must be communicated and interconnected, with active intervention from the supervisor and with constant dialogue about the usage of technology and information resources. The digital students these future teachers will meet and the necessity of a virtual reflection and collaboration net along the teacher preparation course justify this study, which investigates the virtual learning environment as a collaborative possibility for the supervised teachers traineeship and as a valuable space for the development of the digital competence. Considering the virtual environment a huge system in which elements act and interact and behavior patterns emerge from the relationship of the participants and the context, I adopt the Complexity theory and the Situated Learning theory to guide my investigation. These two approaches consider the reciprocal and interdependent character of learners, activity and context, which makes possible the emergence of differentiated practices resulting from negotiations. The study has a qualitative nature, adopting the virtual ethnography principles (HINE, 2000). The environment is the source of data and the focus is on the emergent processes of the research. The researcher is the human instrument of data collecting, which affects the system and is affected by the investigated culture. Data was collected from online interactions among pre-service teachers in a course at FALE/UFMG, from the researchers notes during the traineeship that happened in a middle school and from a questionnaire the pre-service teachers answered at the end of the course. They show that the virtual learning environment has the necessary basis for knowledge construction, creating good space for interaction, virtual immersion, collective construction and reflection, which are important aspects in teachers preparation. The community atmosphere the virtual learning environment suggests favors the development of the digital competence and the acquisition of the necessary basis for a successful pedagogical action.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAmbientes virtuais compartilhadosComplexidade (Filosofia)AprendizagemProfessores FormaçãoColaboração onlineTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorInternet na educaçãoambientes virtuaisEstágio supervisionadocompetência tecnológicaEstágio supervisionado com uso de ambientes virtuais: possibilidades colaborativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsilva_luciana_oliveira_tese_final.pdfapplication/pdf2360044https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9DFDD2/1/silva_luciana_oliveira_tese_final.pdf5bad483c1c03038ed107b5c9834a869eMD51TEXTsilva_luciana_oliveira_tese_final.pdf.txtsilva_luciana_oliveira_tese_final.pdf.txtExtracted texttext/plain459120https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9DFDD2/2/silva_luciana_oliveira_tese_final.pdf.txt31b104dc440a6d1336b54e9b89c9b99bMD521843/MGSS-9DFDD22019-11-14 21:27:56.187oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9DFDD2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:27:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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