Afinal, o que é esse tal protagonismo infantil?: visões e vivências em uma escola de educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HAETR |
Resumo: | O presente estudo investigou como o protagonismo infantil é visto e vivenciando em uma escola de educação infantil. Trata-se de investigar como se constitui a visão da criança com relação à escola de educação infantil, e a visão do professor com relação a este sentimento das crianças, trazendo uma formação e reflexão da prática pedagógica que acabou por iniciar -se pela discussão próprio conceito de protagonismo,e as possibilidades de participação das crianças no planejamento escola, tentando visualizar a separação vertical entre adulto e criança, presente na educação infantil e o reconhecimento da importância da fala e da escuta das crianças no planejamento escolar. A fim de responder minha questão, decidi realizar uma pesquisa-intervenção, através de entrevista exploratória com três crianças, mediada pelo desenho, e a apresentação dos desenhos e das falas das crianças, bem como discussão sobre o protagonismo infantil no planejamento pedagógico como os professores. Os achados foram analisados na perspectiva sociológica das concepções de criança e infância, apoiada, principalmente, em três aporte teóricos: Corsaro, Junqueira Filho e Sarmento que corroboram com a ideia da criança como ator social, sujeito capaz de participar ativamente de sua própria formação, criar culturas inventar e reinventar ativamente o cotidiano. Além disso, pesquisar com as crianças e não apenas sobre crianças é uma possibilidade cada vez mais explorada, e permite nos entender o protagonismo de cada um, que pode se configurar em protagonismo compartilhado. Os achados me levaram a concluir que o desenvolvimento do conceito de infância e a adoção de outros critérios de planejamento poderão promover maior aproximação entre crianças e adultos e suas formas de compartilhar projetos, responsabilidades e compromissos, sem nenhum estrelado de protagonismo individual, em que nem apareçam mini tiranos, tão temidos por nós educadores, nem submissas crianças, que nada sabem. Proponho que seja vivenciando um protagonismo compartilhado, onde exista uma relação em que os conhecimentos da criança e do professor tenham igual importância. |
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Luciana da Silva de OliveiraAndreia Assunçao do Nascimento Silva2019-08-11T09:33:52Z2019-08-11T09:33:52Z2013-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HAETRO presente estudo investigou como o protagonismo infantil é visto e vivenciando em uma escola de educação infantil. Trata-se de investigar como se constitui a visão da criança com relação à escola de educação infantil, e a visão do professor com relação a este sentimento das crianças, trazendo uma formação e reflexão da prática pedagógica que acabou por iniciar -se pela discussão próprio conceito de protagonismo,e as possibilidades de participação das crianças no planejamento escola, tentando visualizar a separação vertical entre adulto e criança, presente na educação infantil e o reconhecimento da importância da fala e da escuta das crianças no planejamento escolar. A fim de responder minha questão, decidi realizar uma pesquisa-intervenção, através de entrevista exploratória com três crianças, mediada pelo desenho, e a apresentação dos desenhos e das falas das crianças, bem como discussão sobre o protagonismo infantil no planejamento pedagógico como os professores. Os achados foram analisados na perspectiva sociológica das concepções de criança e infância, apoiada, principalmente, em três aporte teóricos: Corsaro, Junqueira Filho e Sarmento que corroboram com a ideia da criança como ator social, sujeito capaz de participar ativamente de sua própria formação, criar culturas inventar e reinventar ativamente o cotidiano. Além disso, pesquisar com as crianças e não apenas sobre crianças é uma possibilidade cada vez mais explorada, e permite nos entender o protagonismo de cada um, que pode se configurar em protagonismo compartilhado. Os achados me levaram a concluir que o desenvolvimento do conceito de infância e a adoção de outros critérios de planejamento poderão promover maior aproximação entre crianças e adultos e suas formas de compartilhar projetos, responsabilidades e compromissos, sem nenhum estrelado de protagonismo individual, em que nem apareçam mini tiranos, tão temidos por nós educadores, nem submissas crianças, que nada sabem. Proponho que seja vivenciando um protagonismo compartilhado, onde exista uma relação em que os conhecimentos da criança e do professor tenham igual importância.The present study investigated how child and experiencing leadership is seen in a school of early childhood education. It was investigated as the view of the child in relation to school for early childhood education is, and teachers vision in relation to this childrens perception. The goal was to bring a reflection about training and pedagogical practice which led us to the discussion about leadership concept and the possibilities of childrens participation in school planning. I tried to visualize the vertical separation between adult and child present in early childhood education and recognition of the importance of childrens speaking and listening for school planning. To answer my question, I decided to conduct a research intervention, mediated by design through exploratory interviews with three children bringing the presentation of their designs and their speeches, as well as a discussion on child role in pedagogical planning with teachers. The findings were analyzed in sociological perspective about children and childhood conceptions supported mainly on three theoretical contributions: Corsaro, Junqueira Filho and Sarmento that corroborate with the idea of the child as a social actor, subject able to actively participate in their own training, cultures create, invent and reinvent everyday, actively. Furthermore, research with children and not just on children is an increasingly explored possibility and allows us to understand the role of each one, which can be configured in shared leadership. Such findings have led me to conclude that the development of the concept of childhood and the adoption of other design criteria may promote closer relations between children and adults and their sharing of projects, responsibilities and commitments, with no individual starring role, neither appear mini tyrants, so feared by us, educators, nor submissive children, who know nothing. I propose that be experienced a shared leadership, where there is a relationship in which the knowledge of the child and the teacher has equal importance.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEducação de criançasInfânciaEducação pre-escolarConcepção De CriançaProtagonismo InfantilProtagonismo CompartilhadoInfânciaAfinal, o que é esse tal protagonismo infantil?: visões e vivências em uma escola de educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_andreia.pdfapplication/pdf643624https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HAETR/1/monografia_andreia.pdfadaa0c8540fb6e55a48b6c6132c91709MD51TEXTmonografia_andreia.pdf.txtmonografia_andreia.pdf.txtExtracted texttext/plain85598https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HAETR/2/monografia_andreia.pdf.txt8b65499fa501742031549738371649ddMD521843/BUBD-9HAETR2019-11-14 05:01:28.549oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9HAETRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:01:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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