id |
UFMG_9e6c7a2d8f5b6a1ffc088566717ca75b
|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EKJVD
|
network_acronym_str |
UFMG
|
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG
|
repository_id_str |
|
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG
|
instacron_str |
UFMG
|
institution |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
|
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
|
spelling |
Fernanda Araujo Coutinho CamposHormindo Pereira de Souza JuniorIrani Roberta Tiago2019-08-12T15:30:12Z2019-08-12T15:30:12Z2011-01-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKJVDO presente trabalho apresenta a importância do processo de construção do Projeto Político Pedagógico no âmbito da coletividade e sua implantação nas instituições escolares na perspectiva de uma gestão democrática e participativa. Por ser um instrumento de intervenção e organização do planejamento da instituição, a construção do Projeto Político Pedagógico precisa ser num clima de democracia e coletividade e a participação da comunidade escolar e local é condição para que se possam minimizar os descasos que ainda atingem a educação. Esta participação é um passo importante para que as prioridades sejam elencadas e a partir daí, o foco de atuação da escola seja direcionado ao sucesso do ensino-aprendizagem. Dentro desta ótica, o Projeto Político Pedagógico busca analisar os valores morais e éticos, a pluralidade cultural e a diversidade étnica para que a sua elaboração não se torne mais um documento, alvo de tantas críticas nas instituições por parte de professores e gestores. Uma vez que sua construção seja compartilhada com a comunidade escolar, o mesmo exige o envolvimento de todos nas tomadas de decisões, sejam elas para pequenas ou grandes mudanças. Todo Projeto Político Pedagógico precisa ser construído de acordo com a realidade de cada instituição, pois este deve orientar toda a ação educativa. Desta forma o presente trabalho procura apresentar os percursos a serem percorridos na construção do PPP da Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto e os desafios a serem superados.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoGestão democráticaEscolas Organização e administraçãoProjeto político pedagógicoColetividadeDemocratizaçãoEscolaProjeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Brittoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_irani_roberta_tiago.pdfapplication/pdf510387https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EKJVD/1/tcc_irani_roberta_tiago.pdf85165445132f6c58999c4d7d50649c9aMD51TEXTtcc_irani_roberta_tiago.pdf.txttcc_irani_roberta_tiago.pdf.txtExtracted texttext/plain104180https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EKJVD/2/tcc_irani_roberta_tiago.pdf.txte8280e2b0dc4a558813cd2c48341356aMD521843/BUBD-9EKJVD2019-11-14 18:25:51.449oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EKJVDRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:25:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|
_version_ |
1813548284231286784
|