Projeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Irani Roberta Tiago
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKJVD
Resumo: O presente trabalho apresenta a importância do processo de construção do Projeto Político Pedagógico no âmbito da coletividade e sua implantação nas instituições escolares na perspectiva de uma gestão democrática e participativa. Por ser um instrumento de intervenção e organização do planejamento da instituição, a construção do Projeto Político Pedagógico precisa ser num clima de democracia e coletividade e a participação da comunidade escolar e local é condição para que se possam minimizar os descasos que ainda atingem a educação. Esta participação é um passo importante para que as prioridades sejam elencadas e a partir daí, o foco de atuação da escola seja direcionado ao sucesso do ensino-aprendizagem. Dentro desta ótica, o Projeto Político Pedagógico busca analisar os valores morais e éticos, a pluralidade cultural e a diversidade étnica para que a sua elaboração não se torne mais um documento, alvo de tantas críticas nas instituições por parte de professores e gestores. Uma vez que sua construção seja compartilhada com a comunidade escolar, o mesmo exige o envolvimento de todos nas tomadas de decisões, sejam elas para pequenas ou grandes mudanças. Todo Projeto Político Pedagógico precisa ser construído de acordo com a realidade de cada instituição, pois este deve orientar toda a ação educativa. Desta forma o presente trabalho procura apresentar os percursos a serem percorridos na construção do PPP da Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto e os desafios a serem superados.
id UFMG_9e6c7a2d8f5b6a1ffc088566717ca75b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EKJVD
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernanda Araujo Coutinho CamposHormindo Pereira de Souza JuniorIrani Roberta Tiago2019-08-12T15:30:12Z2019-08-12T15:30:12Z2011-01-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKJVDO presente trabalho apresenta a importância do processo de construção do Projeto Político Pedagógico no âmbito da coletividade e sua implantação nas instituições escolares na perspectiva de uma gestão democrática e participativa. Por ser um instrumento de intervenção e organização do planejamento da instituição, a construção do Projeto Político Pedagógico precisa ser num clima de democracia e coletividade e a participação da comunidade escolar e local é condição para que se possam minimizar os descasos que ainda atingem a educação. Esta participação é um passo importante para que as prioridades sejam elencadas e a partir daí, o foco de atuação da escola seja direcionado ao sucesso do ensino-aprendizagem. Dentro desta ótica, o Projeto Político Pedagógico busca analisar os valores morais e éticos, a pluralidade cultural e a diversidade étnica para que a sua elaboração não se torne mais um documento, alvo de tantas críticas nas instituições por parte de professores e gestores. Uma vez que sua construção seja compartilhada com a comunidade escolar, o mesmo exige o envolvimento de todos nas tomadas de decisões, sejam elas para pequenas ou grandes mudanças. Todo Projeto Político Pedagógico precisa ser construído de acordo com a realidade de cada instituição, pois este deve orientar toda a ação educativa. Desta forma o presente trabalho procura apresentar os percursos a serem percorridos na construção do PPP da Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto e os desafios a serem superados.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoGestão democráticaEscolas  Organização e administraçãoProjeto político pedagógicoColetividadeDemocratizaçãoEscolaProjeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Brittoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_irani_roberta_tiago.pdfapplication/pdf510387https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EKJVD/1/tcc_irani_roberta_tiago.pdf85165445132f6c58999c4d7d50649c9aMD51TEXTtcc_irani_roberta_tiago.pdf.txttcc_irani_roberta_tiago.pdf.txtExtracted texttext/plain104180https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EKJVD/2/tcc_irani_roberta_tiago.pdf.txte8280e2b0dc4a558813cd2c48341356aMD521843/BUBD-9EKJVD2019-11-14 18:25:51.449oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EKJVDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:25:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto
title Projeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto
spellingShingle Projeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto
Irani Roberta Tiago
Projeto político pedagógico
Coletividade
Democratização
Escola
Educação
Gestão democrática
Escolas  Organização e administração
title_short Projeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto
title_full Projeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto
title_fullStr Projeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto
title_full_unstemmed Projeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto
title_sort Projeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto
author Irani Roberta Tiago
author_facet Irani Roberta Tiago
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernanda Araujo Coutinho Campos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hormindo Pereira de Souza Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Irani Roberta Tiago
contributor_str_mv Fernanda Araujo Coutinho Campos
Hormindo Pereira de Souza Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto político pedagógico
Coletividade
Democratização
Escola
topic Projeto político pedagógico
Coletividade
Democratização
Escola
Educação
Gestão democrática
Escolas  Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Gestão democrática
Escolas  Organização e administração
description O presente trabalho apresenta a importância do processo de construção do Projeto Político Pedagógico no âmbito da coletividade e sua implantação nas instituições escolares na perspectiva de uma gestão democrática e participativa. Por ser um instrumento de intervenção e organização do planejamento da instituição, a construção do Projeto Político Pedagógico precisa ser num clima de democracia e coletividade e a participação da comunidade escolar e local é condição para que se possam minimizar os descasos que ainda atingem a educação. Esta participação é um passo importante para que as prioridades sejam elencadas e a partir daí, o foco de atuação da escola seja direcionado ao sucesso do ensino-aprendizagem. Dentro desta ótica, o Projeto Político Pedagógico busca analisar os valores morais e éticos, a pluralidade cultural e a diversidade étnica para que a sua elaboração não se torne mais um documento, alvo de tantas críticas nas instituições por parte de professores e gestores. Uma vez que sua construção seja compartilhada com a comunidade escolar, o mesmo exige o envolvimento de todos nas tomadas de decisões, sejam elas para pequenas ou grandes mudanças. Todo Projeto Político Pedagógico precisa ser construído de acordo com a realidade de cada instituição, pois este deve orientar toda a ação educativa. Desta forma o presente trabalho procura apresentar os percursos a serem percorridos na construção do PPP da Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto e os desafios a serem superados.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T15:30:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T15:30:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKJVD
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKJVD
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EKJVD/1/tcc_irani_roberta_tiago.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EKJVD/2/tcc_irani_roberta_tiago.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 85165445132f6c58999c4d7d50649c9a
e8280e2b0dc4a558813cd2c48341356a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589538144059392