Projeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKJVD |
Resumo: | O presente trabalho apresenta a importância do processo de construção do Projeto Político Pedagógico no âmbito da coletividade e sua implantação nas instituições escolares na perspectiva de uma gestão democrática e participativa. Por ser um instrumento de intervenção e organização do planejamento da instituição, a construção do Projeto Político Pedagógico precisa ser num clima de democracia e coletividade e a participação da comunidade escolar e local é condição para que se possam minimizar os descasos que ainda atingem a educação. Esta participação é um passo importante para que as prioridades sejam elencadas e a partir daí, o foco de atuação da escola seja direcionado ao sucesso do ensino-aprendizagem. Dentro desta ótica, o Projeto Político Pedagógico busca analisar os valores morais e éticos, a pluralidade cultural e a diversidade étnica para que a sua elaboração não se torne mais um documento, alvo de tantas críticas nas instituições por parte de professores e gestores. Uma vez que sua construção seja compartilhada com a comunidade escolar, o mesmo exige o envolvimento de todos nas tomadas de decisões, sejam elas para pequenas ou grandes mudanças. Todo Projeto Político Pedagógico precisa ser construído de acordo com a realidade de cada instituição, pois este deve orientar toda a ação educativa. Desta forma o presente trabalho procura apresentar os percursos a serem percorridos na construção do PPP da Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto e os desafios a serem superados. |
id |
UFMG_9e6c7a2d8f5b6a1ffc088566717ca75b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EKJVD |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernanda Araujo Coutinho CamposHormindo Pereira de Souza JuniorIrani Roberta Tiago2019-08-12T15:30:12Z2019-08-12T15:30:12Z2011-01-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKJVDO presente trabalho apresenta a importância do processo de construção do Projeto Político Pedagógico no âmbito da coletividade e sua implantação nas instituições escolares na perspectiva de uma gestão democrática e participativa. Por ser um instrumento de intervenção e organização do planejamento da instituição, a construção do Projeto Político Pedagógico precisa ser num clima de democracia e coletividade e a participação da comunidade escolar e local é condição para que se possam minimizar os descasos que ainda atingem a educação. Esta participação é um passo importante para que as prioridades sejam elencadas e a partir daí, o foco de atuação da escola seja direcionado ao sucesso do ensino-aprendizagem. Dentro desta ótica, o Projeto Político Pedagógico busca analisar os valores morais e éticos, a pluralidade cultural e a diversidade étnica para que a sua elaboração não se torne mais um documento, alvo de tantas críticas nas instituições por parte de professores e gestores. Uma vez que sua construção seja compartilhada com a comunidade escolar, o mesmo exige o envolvimento de todos nas tomadas de decisões, sejam elas para pequenas ou grandes mudanças. Todo Projeto Político Pedagógico precisa ser construído de acordo com a realidade de cada instituição, pois este deve orientar toda a ação educativa. Desta forma o presente trabalho procura apresentar os percursos a serem percorridos na construção do PPP da Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto e os desafios a serem superados.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoGestão democráticaEscolas Organização e administraçãoProjeto político pedagógicoColetividadeDemocratizaçãoEscolaProjeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Brittoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_irani_roberta_tiago.pdfapplication/pdf510387https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EKJVD/1/tcc_irani_roberta_tiago.pdf85165445132f6c58999c4d7d50649c9aMD51TEXTtcc_irani_roberta_tiago.pdf.txttcc_irani_roberta_tiago.pdf.txtExtracted texttext/plain104180https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EKJVD/2/tcc_irani_roberta_tiago.pdf.txte8280e2b0dc4a558813cd2c48341356aMD521843/BUBD-9EKJVD2019-11-14 18:25:51.449oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EKJVDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:25:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto |
title |
Projeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto |
spellingShingle |
Projeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto Irani Roberta Tiago Projeto político pedagógico Coletividade Democratização Escola Educação Gestão democrática Escolas Organização e administração |
title_short |
Projeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto |
title_full |
Projeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto |
title_fullStr |
Projeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto |
title_full_unstemmed |
Projeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto |
title_sort |
Projeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto |
author |
Irani Roberta Tiago |
author_facet |
Irani Roberta Tiago |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernanda Araujo Coutinho Campos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Hormindo Pereira de Souza Junior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Irani Roberta Tiago |
contributor_str_mv |
Fernanda Araujo Coutinho Campos Hormindo Pereira de Souza Junior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto político pedagógico Coletividade Democratização Escola |
topic |
Projeto político pedagógico Coletividade Democratização Escola Educação Gestão democrática Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Gestão democrática Escolas Organização e administração |
description |
O presente trabalho apresenta a importância do processo de construção do Projeto Político Pedagógico no âmbito da coletividade e sua implantação nas instituições escolares na perspectiva de uma gestão democrática e participativa. Por ser um instrumento de intervenção e organização do planejamento da instituição, a construção do Projeto Político Pedagógico precisa ser num clima de democracia e coletividade e a participação da comunidade escolar e local é condição para que se possam minimizar os descasos que ainda atingem a educação. Esta participação é um passo importante para que as prioridades sejam elencadas e a partir daí, o foco de atuação da escola seja direcionado ao sucesso do ensino-aprendizagem. Dentro desta ótica, o Projeto Político Pedagógico busca analisar os valores morais e éticos, a pluralidade cultural e a diversidade étnica para que a sua elaboração não se torne mais um documento, alvo de tantas críticas nas instituições por parte de professores e gestores. Uma vez que sua construção seja compartilhada com a comunidade escolar, o mesmo exige o envolvimento de todos nas tomadas de decisões, sejam elas para pequenas ou grandes mudanças. Todo Projeto Político Pedagógico precisa ser construído de acordo com a realidade de cada instituição, pois este deve orientar toda a ação educativa. Desta forma o presente trabalho procura apresentar os percursos a serem percorridos na construção do PPP da Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto e os desafios a serem superados. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T15:30:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T15:30:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKJVD |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKJVD |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EKJVD/1/tcc_irani_roberta_tiago.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EKJVD/2/tcc_irani_roberta_tiago.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
85165445132f6c58999c4d7d50649c9a e8280e2b0dc4a558813cd2c48341356a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589538144059392 |