Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.14989 http://hdl.handle.net/1843/70172 https://orcid.org/0000-0002-9666-3639 https://orcid.org/0000-0001-6076-0640 https://orcid.org/0000-0002-3829-6877 |
Resumo: | The goal of this paper is to analyze the concept of gender in recent studies of male teachers in early childhood education. The main question is how this concept has been approached in studies on presence and/or absence of male teachers in this first stage of Basic Education. In order to answer this question, we analyze papers from the thematic dossier Men Teachers in Early Childhood Education: dilemmas, tensions, disputes and confluences, published in 2020 by Revista Zero-a-Seis. The main result is the use of the concept of gender in three different ways: i) marker of the difference between women and men, ii) instrument for analyzing the relations between women and men, iii) sense of a relational concept. In these analyses, we highlight several mistakes in the use of the concept of gender, with emphasis on the need for conceptual improvement in studies and research on male teachers in early childhood education. |
id |
UFMG_9e9c3354b35707ea93f7ca415986cf65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/70172 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantilUses and abuses of the gender concept in recent publications on men in early childhood educationProfessores homensConceito de gêneroEducação infantilEducação infantilProfessoresThe goal of this paper is to analyze the concept of gender in recent studies of male teachers in early childhood education. The main question is how this concept has been approached in studies on presence and/or absence of male teachers in this first stage of Basic Education. In order to answer this question, we analyze papers from the thematic dossier Men Teachers in Early Childhood Education: dilemmas, tensions, disputes and confluences, published in 2020 by Revista Zero-a-Seis. The main result is the use of the concept of gender in three different ways: i) marker of the difference between women and men, ii) instrument for analyzing the relations between women and men, iii) sense of a relational concept. In these analyses, we highlight several mistakes in the use of the concept of gender, with emphasis on the need for conceptual improvement in studies and research on male teachers in early childhood education.Neste artigo, para analisarmos os modos como os estudos recentes sobre professores homens da Educação Infantil abordam o conceito de gênero, partimos da seguinte indagação: como esse conceito tem sido abordado em estudos sobre a presença e/ou a ausência de professores do sexo masculino nesta primeira etapa da Educação Básica? O corpus de análise compreende os artigos que compõem o dossiê temático Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões, disputas e confluências, publicado no ano de 2020, pela Revista Zero-a-Seis – periódico de circulação nacional que publica textos com resultados de pesquisas da área. Por meio de análise de conteúdo, identificamos o emprego do conceito de gênero a partir de três modos distintos: i) como marcador da diferença entre mulheres e homens, ii) na perspectiva de instrumento de análise das relações entre mulheres e homens, iii) na acepção de conceito relacional. Nessas análises, evidenciamos vários equívocos no emprego do conceito de gênero, com destaque para a necessidade de aprimoramento conceitual nos estudos e pesquisas sobre professores homens na Educação Infantil.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARUFMG2024-07-10T20:39:37Z2024-07-10T20:39:37Z2022-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.149892358-1840http://hdl.handle.net/1843/70172https://orcid.org/0000-0002-9666-3639https://orcid.org/0000-0001-6076-0640https://orcid.org/0000-0002-3829-6877porPerspectivas em Diálogo: Revista de Educação e SociedadeSandro Vinicius Sales Dos SantosMárcia Buss-simãoJoaquim Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-07-10T20:39:37Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/70172Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-07-10T20:39:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil Uses and abuses of the gender concept in recent publications on men in early childhood education |
title |
Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil |
spellingShingle |
Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil Sandro Vinicius Sales Dos Santos Professores homens Conceito de gênero Educação infantil Educação infantil Professores |
title_short |
Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil |
title_full |
Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil |
title_fullStr |
Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil |
title_sort |
Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil |
author |
Sandro Vinicius Sales Dos Santos |
author_facet |
Sandro Vinicius Sales Dos Santos Márcia Buss-simão Joaquim Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Márcia Buss-simão Joaquim Ramos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sandro Vinicius Sales Dos Santos Márcia Buss-simão Joaquim Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores homens Conceito de gênero Educação infantil Educação infantil Professores |
topic |
Professores homens Conceito de gênero Educação infantil Educação infantil Professores |
description |
The goal of this paper is to analyze the concept of gender in recent studies of male teachers in early childhood education. The main question is how this concept has been approached in studies on presence and/or absence of male teachers in this first stage of Basic Education. In order to answer this question, we analyze papers from the thematic dossier Men Teachers in Early Childhood Education: dilemmas, tensions, disputes and confluences, published in 2020 by Revista Zero-a-Seis. The main result is the use of the concept of gender in three different ways: i) marker of the difference between women and men, ii) instrument for analyzing the relations between women and men, iii) sense of a relational concept. In these analyses, we highlight several mistakes in the use of the concept of gender, with emphasis on the need for conceptual improvement in studies and research on male teachers in early childhood education. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-27 2024-07-10T20:39:37Z 2024-07-10T20:39:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.14989 2358-1840 http://hdl.handle.net/1843/70172 https://orcid.org/0000-0002-9666-3639 https://orcid.org/0000-0001-6076-0640 https://orcid.org/0000-0002-3829-6877 |
url |
https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.14989 http://hdl.handle.net/1843/70172 https://orcid.org/0000-0002-9666-3639 https://orcid.org/0000-0001-6076-0640 https://orcid.org/0000-0002-3829-6877 |
identifier_str_mv |
2358-1840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829787822358528 |