Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandro Vinicius Sales Dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Márcia Buss-simão, Joaquim Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.14989
http://hdl.handle.net/1843/70172
https://orcid.org/0000-0002-9666-3639
https://orcid.org/0000-0001-6076-0640
https://orcid.org/0000-0002-3829-6877
Resumo: The goal of this paper is to analyze the concept of gender in recent studies of male teachers in early childhood education. The main question is how this concept has been approached in studies on presence and/or absence of male teachers in this first stage of Basic Education. In order to answer this question, we analyze papers from the thematic dossier Men Teachers in Early Childhood Education: dilemmas, tensions, disputes and confluences, published in 2020 by Revista Zero-a-Seis. The main result is the use of the concept of gender in three different ways: i) marker of the difference between women and men, ii) instrument for analyzing the relations between women and men, iii) sense of a relational concept. In these analyses, we highlight several mistakes in the use of the concept of gender, with emphasis on the need for conceptual improvement in studies and research on male teachers in early childhood education.
id UFMG_9e9c3354b35707ea93f7ca415986cf65
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/70172
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantilUses and abuses of the gender concept in recent publications on men in early childhood educationProfessores homensConceito de gêneroEducação infantilEducação infantilProfessoresThe goal of this paper is to analyze the concept of gender in recent studies of male teachers in early childhood education. The main question is how this concept has been approached in studies on presence and/or absence of male teachers in this first stage of Basic Education. In order to answer this question, we analyze papers from the thematic dossier Men Teachers in Early Childhood Education: dilemmas, tensions, disputes and confluences, published in 2020 by Revista Zero-a-Seis. The main result is the use of the concept of gender in three different ways: i) marker of the difference between women and men, ii) instrument for analyzing the relations between women and men, iii) sense of a relational concept. In these analyses, we highlight several mistakes in the use of the concept of gender, with emphasis on the need for conceptual improvement in studies and research on male teachers in early childhood education.Neste artigo, para analisarmos os modos como os estudos recentes sobre professores homens da Educação Infantil abordam o conceito de gênero, partimos da seguinte indagação: como esse conceito tem sido abordado em estudos sobre a presença e/ou a ausência de professores do sexo masculino nesta primeira etapa da Educação Básica? O corpus de análise compreende os artigos que compõem o dossiê temático Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões, disputas e confluências, publicado no ano de 2020, pela Revista Zero-a-Seis – periódico de circulação nacional que publica textos com resultados de pesquisas da área. Por meio de análise de conteúdo, identificamos o emprego do conceito de gênero a partir de três modos distintos: i) como marcador da diferença entre mulheres e homens, ii) na perspectiva de instrumento de análise das relações entre mulheres e homens, iii) na acepção de conceito relacional. Nessas análises, evidenciamos vários equívocos no emprego do conceito de gênero, com destaque para a necessidade de aprimoramento conceitual nos estudos e pesquisas sobre professores homens na Educação Infantil.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARUFMG2024-07-10T20:39:37Z2024-07-10T20:39:37Z2022-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.149892358-1840http://hdl.handle.net/1843/70172https://orcid.org/0000-0002-9666-3639https://orcid.org/0000-0001-6076-0640https://orcid.org/0000-0002-3829-6877porPerspectivas em Diálogo: Revista de Educação e SociedadeSandro Vinicius Sales Dos SantosMárcia Buss-simãoJoaquim Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-07-10T20:39:37Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/70172Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-07-10T20:39:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil
Uses and abuses of the gender concept in recent publications on men in early childhood education
title Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil
spellingShingle Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil
Sandro Vinicius Sales Dos Santos
Professores homens
Conceito de gênero
Educação infantil
Educação infantil
Professores
title_short Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil
title_full Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil
title_fullStr Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil
title_full_unstemmed Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil
title_sort Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil
author Sandro Vinicius Sales Dos Santos
author_facet Sandro Vinicius Sales Dos Santos
Márcia Buss-simão
Joaquim Ramos
author_role author
author2 Márcia Buss-simão
Joaquim Ramos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandro Vinicius Sales Dos Santos
Márcia Buss-simão
Joaquim Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Professores homens
Conceito de gênero
Educação infantil
Educação infantil
Professores
topic Professores homens
Conceito de gênero
Educação infantil
Educação infantil
Professores
description The goal of this paper is to analyze the concept of gender in recent studies of male teachers in early childhood education. The main question is how this concept has been approached in studies on presence and/or absence of male teachers in this first stage of Basic Education. In order to answer this question, we analyze papers from the thematic dossier Men Teachers in Early Childhood Education: dilemmas, tensions, disputes and confluences, published in 2020 by Revista Zero-a-Seis. The main result is the use of the concept of gender in three different ways: i) marker of the difference between women and men, ii) instrument for analyzing the relations between women and men, iii) sense of a relational concept. In these analyses, we highlight several mistakes in the use of the concept of gender, with emphasis on the need for conceptual improvement in studies and research on male teachers in early childhood education.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-27
2024-07-10T20:39:37Z
2024-07-10T20:39:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.14989
2358-1840
http://hdl.handle.net/1843/70172
https://orcid.org/0000-0002-9666-3639
https://orcid.org/0000-0001-6076-0640
https://orcid.org/0000-0002-3829-6877
url https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.14989
http://hdl.handle.net/1843/70172
https://orcid.org/0000-0002-9666-3639
https://orcid.org/0000-0001-6076-0640
https://orcid.org/0000-0002-3829-6877
identifier_str_mv 2358-1840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829787822358528