Indicadores de qualidade na educação infantil aplicação e análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andréia de Barros Teixeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJDRX
Resumo: A partir de 1988, a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional definiram a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica, etapa esta que antecede o ensino fundamental caráter obrigatório e o ensino médio. Essa ampliação representou uma importante conquista para a sociedade brasileira, na medida em que garante o direito à educação a todas as crianças pequenas, desde seu nascimento. Esse direito pode significar melhores oportunidades educacionais para todos e garantindo um apoio significativo às famílias com crianças até seis anos de idade. Para tanto, é preciso que as creches e as pré-escolas, que agora fazem parte integrante dos sistemas educacionais, garantam um atendimento de boa qualidade. Na busca por mecanismos que apontem o caminho para esta qualidade, foi elaborado pelo MEC o Documento Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil. Tal instrumento propõe uma autoavaliação da qualidade nas instituições de Educação Infantil, sendo esta avaliação um processo participativo que propõe o envolvimento de toda a comunidade escolar. Assim, este trabalho objetiva contribuir para uma melhor compreensão da qualidade na Educação Infantil, levando-se em conta tanto a importância de se considerar a criança como um sujeito ativo, capaz de conceber idéias e expressar sentimentos quanto a participação da comunidade escolar na construção desta qualidade. Além disso apontamos os aspectos mais relevantes que necessitam maior reflexão para mensurar a qualidade na Educação Infantil. Para se atingir estes objetivos, foi realizada uma autoavaliação da qualidade em uma creche conveniada com a Prefeitura de Belo Horizonte, através da aplicação do Documento Indicadores de Qualidade na Educação Infantil. Esta aplicação foi realizada tanto com a comunidade escolar quanto com as crianças através, sendo que para as crianças foi elaborado um instrumento adaptado a partir do original. As conclusões permitiram observar que uma instituição de qualidade precisa organizar ambientes acolhedores, confiáveis e seguros para todas as crianças. Junto a esses ambientes é preciso associar planejamento de ações integradas que visam contribuir, efetivamente e positivamente, para os processos de aprendizado e desenvolvimento das crianças.
id UFMG_9ee7df94d8a672cf924e1ed8fd7719a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NJDRX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sandro Coelho CostaAndréia de Barros Teixeira2019-08-14T13:11:43Z2019-08-14T13:11:43Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJDRXA partir de 1988, a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional definiram a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica, etapa esta que antecede o ensino fundamental caráter obrigatório e o ensino médio. Essa ampliação representou uma importante conquista para a sociedade brasileira, na medida em que garante o direito à educação a todas as crianças pequenas, desde seu nascimento. Esse direito pode significar melhores oportunidades educacionais para todos e garantindo um apoio significativo às famílias com crianças até seis anos de idade. Para tanto, é preciso que as creches e as pré-escolas, que agora fazem parte integrante dos sistemas educacionais, garantam um atendimento de boa qualidade. Na busca por mecanismos que apontem o caminho para esta qualidade, foi elaborado pelo MEC o Documento Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil. Tal instrumento propõe uma autoavaliação da qualidade nas instituições de Educação Infantil, sendo esta avaliação um processo participativo que propõe o envolvimento de toda a comunidade escolar. Assim, este trabalho objetiva contribuir para uma melhor compreensão da qualidade na Educação Infantil, levando-se em conta tanto a importância de se considerar a criança como um sujeito ativo, capaz de conceber idéias e expressar sentimentos quanto a participação da comunidade escolar na construção desta qualidade. Além disso apontamos os aspectos mais relevantes que necessitam maior reflexão para mensurar a qualidade na Educação Infantil. Para se atingir estes objetivos, foi realizada uma autoavaliação da qualidade em uma creche conveniada com a Prefeitura de Belo Horizonte, através da aplicação do Documento Indicadores de Qualidade na Educação Infantil. Esta aplicação foi realizada tanto com a comunidade escolar quanto com as crianças através, sendo que para as crianças foi elaborado um instrumento adaptado a partir do original. As conclusões permitiram observar que uma instituição de qualidade precisa organizar ambientes acolhedores, confiáveis e seguros para todas as crianças. Junto a esses ambientes é preciso associar planejamento de ações integradas que visam contribuir, efetivamente e positivamente, para os processos de aprendizado e desenvolvimento das crianças.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação pre-escolarIndicadores sociaisEducação InfantilIndicadores de QualidadeQualidadeComunidade EscolarCriançasIndicadores de qualidade na educação infantil aplicação e análiseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho_final_p_s_2.pdfapplication/pdf827203https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NJDRX/1/trabalho_final_p_s_2.pdfe5ce690cc58ab686a9bc09ab8a495df3MD51TEXTtrabalho_final_p_s_2.pdf.txttrabalho_final_p_s_2.pdf.txtExtracted texttext/plain75389https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NJDRX/2/trabalho_final_p_s_2.pdf.txt7e07d0c7a6ece8a97cb755d07f29af2cMD521843/VRNS-9NJDRX2019-11-14 14:23:27.699oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NJDRXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:23:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Indicadores de qualidade na educação infantil aplicação e análise
title Indicadores de qualidade na educação infantil aplicação e análise
spellingShingle Indicadores de qualidade na educação infantil aplicação e análise
Andréia de Barros Teixeira
Educação Infantil
Indicadores de Qualidade
Qualidade
Comunidade Escolar
Crianças
Educação pre-escolar
Indicadores sociais
title_short Indicadores de qualidade na educação infantil aplicação e análise
title_full Indicadores de qualidade na educação infantil aplicação e análise
title_fullStr Indicadores de qualidade na educação infantil aplicação e análise
title_full_unstemmed Indicadores de qualidade na educação infantil aplicação e análise
title_sort Indicadores de qualidade na educação infantil aplicação e análise
author Andréia de Barros Teixeira
author_facet Andréia de Barros Teixeira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sandro Coelho Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Andréia de Barros Teixeira
contributor_str_mv Sandro Coelho Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Indicadores de Qualidade
Qualidade
Comunidade Escolar
Crianças
topic Educação Infantil
Indicadores de Qualidade
Qualidade
Comunidade Escolar
Crianças
Educação pre-escolar
Indicadores sociais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação pre-escolar
Indicadores sociais
description A partir de 1988, a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional definiram a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica, etapa esta que antecede o ensino fundamental caráter obrigatório e o ensino médio. Essa ampliação representou uma importante conquista para a sociedade brasileira, na medida em que garante o direito à educação a todas as crianças pequenas, desde seu nascimento. Esse direito pode significar melhores oportunidades educacionais para todos e garantindo um apoio significativo às famílias com crianças até seis anos de idade. Para tanto, é preciso que as creches e as pré-escolas, que agora fazem parte integrante dos sistemas educacionais, garantam um atendimento de boa qualidade. Na busca por mecanismos que apontem o caminho para esta qualidade, foi elaborado pelo MEC o Documento Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil. Tal instrumento propõe uma autoavaliação da qualidade nas instituições de Educação Infantil, sendo esta avaliação um processo participativo que propõe o envolvimento de toda a comunidade escolar. Assim, este trabalho objetiva contribuir para uma melhor compreensão da qualidade na Educação Infantil, levando-se em conta tanto a importância de se considerar a criança como um sujeito ativo, capaz de conceber idéias e expressar sentimentos quanto a participação da comunidade escolar na construção desta qualidade. Além disso apontamos os aspectos mais relevantes que necessitam maior reflexão para mensurar a qualidade na Educação Infantil. Para se atingir estes objetivos, foi realizada uma autoavaliação da qualidade em uma creche conveniada com a Prefeitura de Belo Horizonte, através da aplicação do Documento Indicadores de Qualidade na Educação Infantil. Esta aplicação foi realizada tanto com a comunidade escolar quanto com as crianças através, sendo que para as crianças foi elaborado um instrumento adaptado a partir do original. As conclusões permitiram observar que uma instituição de qualidade precisa organizar ambientes acolhedores, confiáveis e seguros para todas as crianças. Junto a esses ambientes é preciso associar planejamento de ações integradas que visam contribuir, efetivamente e positivamente, para os processos de aprendizado e desenvolvimento das crianças.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T13:11:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T13:11:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJDRX
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJDRX
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NJDRX/1/trabalho_final_p_s_2.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NJDRX/2/trabalho_final_p_s_2.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e5ce690cc58ab686a9bc09ab8a495df3
7e07d0c7a6ece8a97cb755d07f29af2c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589539117137920