Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8019 |
Resumo: | O presente artigo apresenta alguns resultados de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi caracterizar e analisar o Programa Bolsa Creche e as condições de oferta em instituições de educação infantil municipal e privada concessionária. Procura-se apresentar uma reflexão/análise sobre o uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, em duas instituições integrantes do programa e em uma instituição municipal. A abordagem metodológica utilizada para a realização do estudo foi qualitativa, por encontrar neste processo um conjunto de instrumentos investigativos adequados à análise do objeto a ser estudado. Para coleta de dados foram realizadas observações, entrevistas, análise documental e avaliação por meio dos Indicadores. Os resultados permitem constatar que, os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil constituem-se um importante instrumento de avaliação e planejamento, no entanto, observa-se como desafios: o uso do instrumento, a mobilização da comunidade escolar, o tempo separado para avaliação, e o compromisso e esforço coletivo na melhoria da qualidade das instituições de educação infantil |
id |
UNESP-7_625f95ffe17fb5f715169b68b33d4c35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8019 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de casoeducação infantilindicadores de qualidadeavaliaçãoO presente artigo apresenta alguns resultados de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi caracterizar e analisar o Programa Bolsa Creche e as condições de oferta em instituições de educação infantil municipal e privada concessionária. Procura-se apresentar uma reflexão/análise sobre o uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, em duas instituições integrantes do programa e em uma instituição municipal. A abordagem metodológica utilizada para a realização do estudo foi qualitativa, por encontrar neste processo um conjunto de instrumentos investigativos adequados à análise do objeto a ser estudado. Para coleta de dados foram realizadas observações, entrevistas, análise documental e avaliação por meio dos Indicadores. Os resultados permitem constatar que, os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil constituem-se um importante instrumento de avaliação e planejamento, no entanto, observa-se como desafios: o uso do instrumento, a mobilização da comunidade escolar, o tempo separado para avaliação, e o compromisso e esforço coletivo na melhoria da qualidade das instituições de educação infantilInstituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/801910.18675/1981-8106.vol25.n50.p474-489Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 No. 50 (2015); 474-489Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 Núm. 50 (2015); 474-489Educação: Teoria e Prática; v. 25 n. 50 (2015); 474-4891981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8019/7329https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8019/9761https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8019/9763Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jaqueline dos Santos2018-04-11T13:48:31Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8019Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T13:48:31EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso |
title |
Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso |
spellingShingle |
Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso Oliveira, Jaqueline dos Santos educação infantil indicadores de qualidade avaliação |
title_short |
Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso |
title_full |
Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso |
title_fullStr |
Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso |
title_sort |
Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso |
author |
Oliveira, Jaqueline dos Santos |
author_facet |
Oliveira, Jaqueline dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jaqueline dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação infantil indicadores de qualidade avaliação |
topic |
educação infantil indicadores de qualidade avaliação |
description |
O presente artigo apresenta alguns resultados de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi caracterizar e analisar o Programa Bolsa Creche e as condições de oferta em instituições de educação infantil municipal e privada concessionária. Procura-se apresentar uma reflexão/análise sobre o uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, em duas instituições integrantes do programa e em uma instituição municipal. A abordagem metodológica utilizada para a realização do estudo foi qualitativa, por encontrar neste processo um conjunto de instrumentos investigativos adequados à análise do objeto a ser estudado. Para coleta de dados foram realizadas observações, entrevistas, análise documental e avaliação por meio dos Indicadores. Os resultados permitem constatar que, os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil constituem-se um importante instrumento de avaliação e planejamento, no entanto, observa-se como desafios: o uso do instrumento, a mobilização da comunidade escolar, o tempo separado para avaliação, e o compromisso e esforço coletivo na melhoria da qualidade das instituições de educação infantil |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8019 10.18675/1981-8106.vol25.n50.p474-489 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8019 |
identifier_str_mv |
10.18675/1981-8106.vol25.n50.p474-489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8019/7329 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8019/9761 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8019/9763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 No. 50 (2015); 474-489 Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 Núm. 50 (2015); 474-489 Educação: Teoria e Prática; v. 25 n. 50 (2015); 474-489 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215811970826240 |