Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jaqueline dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8019
Resumo: O presente artigo apresenta alguns resultados de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi caracterizar e analisar o Programa Bolsa Creche e as condições de oferta em instituições de educação infantil municipal e privada concessionária. Procura-se apresentar uma reflexão/análise sobre o uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, em duas instituições integrantes do programa e em uma instituição municipal. A abordagem metodológica utilizada para a realização do estudo foi qualitativa, por encontrar neste processo um conjunto de instrumentos investigativos adequados à análise do objeto a ser estudado. Para coleta de dados foram realizadas observações, entrevistas, análise documental e avaliação por meio dos Indicadores. Os resultados permitem constatar que, os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil constituem-se um importante instrumento de avaliação e planejamento, no entanto, observa-se como desafios: o uso do instrumento, a mobilização da comunidade escolar, o tempo separado para avaliação, e o compromisso e esforço coletivo na melhoria da qualidade das instituições de educação infantil
id UNESP-7_625f95ffe17fb5f715169b68b33d4c35
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8019
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de casoeducação infantilindicadores de qualidadeavaliaçãoO presente artigo apresenta alguns resultados de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi caracterizar e analisar o Programa Bolsa Creche e as condições de oferta em instituições de educação infantil municipal e privada concessionária. Procura-se apresentar uma reflexão/análise sobre o uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, em duas instituições integrantes do programa e em uma instituição municipal. A abordagem metodológica utilizada para a realização do estudo foi qualitativa, por encontrar neste processo um conjunto de instrumentos investigativos adequados à análise do objeto a ser estudado. Para coleta de dados foram realizadas observações, entrevistas, análise documental e avaliação por meio dos Indicadores. Os resultados permitem constatar que, os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil constituem-se um importante instrumento de avaliação e planejamento, no entanto, observa-se como desafios: o uso do instrumento, a mobilização da comunidade escolar, o tempo separado para avaliação, e o compromisso e esforço coletivo na melhoria da qualidade das instituições de educação infantilInstituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/801910.18675/1981-8106.vol25.n50.p474-489Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 No. 50 (2015); 474-489Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 Núm. 50 (2015); 474-489Educação: Teoria e Prática; v. 25 n. 50 (2015); 474-4891981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8019/7329https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8019/9761https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8019/9763Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jaqueline dos Santos2018-04-11T13:48:31Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8019Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T13:48:31EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso
title Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso
spellingShingle Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso
Oliveira, Jaqueline dos Santos
educação infantil
indicadores de qualidade
avaliação
title_short Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso
title_full Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso
title_fullStr Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso
title_full_unstemmed Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso
title_sort Algumas reflexões sobre uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso
author Oliveira, Jaqueline dos Santos
author_facet Oliveira, Jaqueline dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jaqueline dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil
indicadores de qualidade
avaliação
topic educação infantil
indicadores de qualidade
avaliação
description O presente artigo apresenta alguns resultados de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi caracterizar e analisar o Programa Bolsa Creche e as condições de oferta em instituições de educação infantil municipal e privada concessionária. Procura-se apresentar uma reflexão/análise sobre o uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, em duas instituições integrantes do programa e em uma instituição municipal. A abordagem metodológica utilizada para a realização do estudo foi qualitativa, por encontrar neste processo um conjunto de instrumentos investigativos adequados à análise do objeto a ser estudado. Para coleta de dados foram realizadas observações, entrevistas, análise documental e avaliação por meio dos Indicadores. Os resultados permitem constatar que, os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil constituem-se um importante instrumento de avaliação e planejamento, no entanto, observa-se como desafios: o uso do instrumento, a mobilização da comunidade escolar, o tempo separado para avaliação, e o compromisso e esforço coletivo na melhoria da qualidade das instituições de educação infantil
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8019
10.18675/1981-8106.vol25.n50.p474-489
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8019
identifier_str_mv 10.18675/1981-8106.vol25.n50.p474-489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8019/7329
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8019/9761
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8019/9763
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 No. 50 (2015); 474-489
Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 Núm. 50 (2015); 474-489
Educação: Teoria e Prática; v. 25 n. 50 (2015); 474-489
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215811970826240